SóProvas


ID
1764373
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, uma sequência de explosões ocorrida na usina nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, República federada à URSS, resultou em um dos maiores acidentes químicos e nucleares que a história registra.
Uma primeira explosão de vapor no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4, e o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. Ao contrário do que comumente se afirma, não houve explosão nuclear em Chernobyl.
As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas e ocorreram durante a realização de testes de segurança no reator. O reator foi destruído, matando no momento cerca de 30 trabalhadores que se encontravam no local, sendo que nos três meses seguintes vários trabalhadores morreram em decorrência do contato com os materiais radioativos.
Entretanto, em virtude da propagação da nuvem radioativa, milhões de outras pessoas sofreram as consequências do contato com o iodo e o césio liberados na explosão, resultando em doenças e más-formações das pessoas nascidas de mães e pais contaminados. As áreas que mais foram afetadas foram a Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, sendo que este último país concentrou 60% do pó radioativo em seu território. O acidente de Chernobyl foi mais radioativo que as duas bombas atômicas lançadas pelos EUA ao final da II Guerra Mundial nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. (Mundo Educação)

Abaixo estão orações adjetivas do texto 2, que foram substituídas por construções equivalentes. A forma substitutiva que se mostra inadequada por incorreção ou modificação do sentido original é:

Alternativas
Comentários
  • Letra ''B'', pois, na oração ''o reator foi destruído, matando no momento cerca de 30 trabalhadores que se encontravam no local'' o se não é partícula apassivadora como sugere a troca ''encontrados no local'', e sim, parte integrante do verbo. 

  • E a letra E? Pra mim seria geradora de uma imensa nuvem radioativa, pois está se referindo a sequência.

  • também achei que seria a E pois geradora se refere à sequência.

  • Letra E está errada porque o correto seria "geradora" no singular, visto que concorda com sequência.

  • No caso da E, a construção está correta porque tem a concordancia do verbo "gerar" com o chamado sujeito partitivo, "sequencia de explosões quimicas". Então é facultativo concordar com a construção inteira ou apenas "sequencia".

  • Thiago Carvalho,

    Discordo que "sequencia de explosões quimicas" sejam um sujeito partitivo. Pra mim, ele seria um adjunto adnominal.

    Em português, o verbo concorda com o sujeito da oração, como todos sabemos. Ocorre, porém, que há casos em que essa regra se flexibiliza, dando espaço à concordância atrativa, feita com o termo mais próximo, não com o núcleo do sujeito.

    Isso ocorre, por exemplo, quando o sujeito é composto de uma expressão partitiva (a maioria de, grande parte de) seguida de um termo no plural. Em situações desse tipo, valem as duas formas de fazer concordância. A tendência, na maior parte das vezes, é privilegiar a concordância gramatical (com o núcleo):

    A maioria dos restaurantes utiliza cartazes informativos”, “A maioria dos clientes paga a conta com cartão de crédito” etc.

    Fonte: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/concordancia-com-partitivos-seguidos-de-plural.jhtm


  • Na letra B há uma modificação no sentido "encontrados no local": alguém os encontrou?? rs

    Na verdade, nessa construção("que se encontravam no local"), o verbo "encontra-se" está funcionando como intransitivo, seguido de adjunto adverbial de lugar. Portanto, não é possível mudar a estrutura para a voz passiva analítica "que foram encontrados", ou "encontrados", pois, nesse caso, estaria subentendido um agente da passiva (pelos fulanos de tal).


  • Concordo que o item errado é a letra 'B' mas acredito que essa questão deveria ser anulada.
    Se levarmos em conta que a equipe do site, Qconcursos, ao transcrever essa questão aqui para o site, não sublinhou adequadamente todos os termos em todos os itens, o que os fez apenas no item 'A' e no item 'C', (e na prova todos os itens estão sublinhados). Se formos substituir esses termos sublinhados pelos do final, a letra 'A' ficaria da seguinte forma: Ao contrário do do comumente afirmado, não houve explosão nuclear em Chernobyl. 
    E acredito que 'do do' esta da forma incorreta.
    Questão bem parecida com a Q363101 em que a resposta certa era a que ao fazer a substituição, ficaríamos com ' à a Organização...'
     
  • Porque na letra (d) a palavra (registrar) está no plural?

  • Julio Pessoa,

    Por que concorda com maiores acidentes químicos e nucleares.

    Ficando assim a frase:

    “resultou em um dos maiores acidentes químicos e nucleares registrados pela história."
    bons estudos!

  • Rayssa, mas o cabeçalho da questão cobra justamente a questão errada. Segue: "A forma substitutiva que se mostra inadequada por incorreção ou modificação do sentido original é"

    Por isso tb achei q era letra E, pq geradora deveria concordar com sequência.

  • Entendo que a letra B houve mudança de sentido. 

    Repare que na frase " que se encontravam no local" está no sentido de que eles estavam no local (estavam situados no local)

    Vejamos abaixo no dicionário: 

    "Encontar" com sentido de Localizar-se:

    - estar, achar-se, localizar-se, situar-se.

    Agora na outra frase  " encontrados no local"  realmente o sentido é diferente, significa que eles foram "descobertos" no local, que foi constado que eles estavam lá...

    " Encontrar"  com sentido de "Passar a conhecer":

    - descobrir, atinar, inventar, constatar.

  • “O reator foi destruído, matando no momento cerca de 30 trabalhadores que se encontravam no local" / encontrados no local.

    -> 30 trabalhadores se encontravam no local no momento da explosão; (durante a explosão)

    -> 30 trabalhadores foram encontrados mortos no local (após a explosão)