SóProvas


ID
1768336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à utilização da ferramenta SWOT para a análise de cenário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    De acordo com Martins (2007), ameaças: são atividades que podem levar a empresa para uma redução de receita ou até mesmo a seu desaparecimento. Estão ligadas aos concorrentes e novos cenários, desafiando a atual estratégia do empreendimento. Para evita-las devem ser analisados seus graus de possibilidade de ocorrerem e níveis de gravidade. Ameaças são fatores do ambiente externo que impactam diretamente na empresa e não podem ser controlados, eles podem prejudicar seu desenvolvimento e acarretar em perca de posicionamento de mercado. Portanto, devem ser analisados no planejamento estratégico da empresa.


  • marquei a letra b, mas fiquei com dúvida quanto ao erro da letra D. Se alguém puder ajudar 

  • Pamela, respondendo ao seu questionamento sobre o erro da D. Ameaças são fatores externos incontroláveis, o que pode ser feito é amenizar seus efeitos. A questão diz em neutralizar as ameças, o erro está justamente aí. Se é externo não depende unicamente de mim (empresa). 

    Espero ter ajudado.

  • GABARITO B


    Ameaças e oportunidades - ambiente externo
    Forças e fraquezas - ambiente interno
  • Pamela, posso estar falando besteira mas acredito que o erro da letra D consiste no fato da assertiva generalizar os problemas e as oportunidades de empresas que trabalham no mesmo segmento, cada empresa tem uma realidade distinta e por isso não é razoável dizer que o ambiente externo se apresenta de forma semelhante e tem o mesmo impacto pelo simples fato da atividade desenvolvida ser igual.

    De qualquer forma essa é somente a minha opinião, o ideal é buscar auxilio em alguma doutrina para buscar uma melhor compreensão do tema.

    .Se eu estiver errado por favor me corrijam.

  • Acredito que a letra D esteja errada porque, segundo a análise SWOT, as oportunidades e ameaças devem ser combinadas com as forças e fraquezas, para definir a estratégia (de oportunidade, crescimento, manutenção ou sobrevivência) da empresa.

  • a) não há análise mais ou menos importante;


    b) CERTO


    c) Oportunidades são variáveis EXTERNAS;


    d) Neutralizar ameaças e Aproveitar oportunidades não "assegura" uma vantagem competitiva. Ademais, a "neutralização" de ameaças é derivado do ambiente externo, incontrolável por parte da empresa;


    e) Fraquezas são variáveis INTERNAS;

  • Análise SWOT:

    Fatores Internos (controláveis): Forças (+) e Fraquezas (-).

    Fatores Externos (incontroláveis): Oportunidades (+) e Ameaças (-).


    a) ERRADA. A análise das ameaças e oportunidades advindas do ambiente externo da organização POSSUI A MESMA IMPORTÂNCIA que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.


    b) CERTA. As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização.


    c) ERRADA. Oportunidades são variáveis EXTERNAS E INCONTROLÁVEIS que propiciam uma condição favorável para a empresa.


    d) ERRADA. As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma AMENIZAR as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva.


    e) ERRADA. As fraquezas são variáveis INTERNAS que podem prejudicar o alcance dos objetivos, devendo, por isso, ser constantemente monitoradas pelos gestores.

  • A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.


    A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).


    Estas análises de cenário se dividem em:


    ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


    As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

  • Jurava q era a D, pois são sinónimos 

    Neutralizar e amenizar.

  • O impacto das variáveis externas vai depender de como está as variáveis internas da empresa portanto essa semalhança a que ele se refere sobre as variáveis externas podem ter impactos diferenciados mesmo sendo empresas com o mesmo ramo de negócios. Ou seja, podem se apresentar não tão semelhantes assim.Por isso a D não estaria tão correta, mas tbm não totalmente errada.

  • Seja frio, seja pleno, seja tudo aquilo que os outros dificilmente serão na hora da prova... FOCO NO OBJETIVO!

  • O erro da letra D não é com o termo neutralizar, e sim com a afirmação de que as variáveis externas, ameaças e oportunidades, se apresentam de forma semelhante a todas as empresas do mesmo ramo, não é verdade!
     Pois essas varíaveis vão impactar cada empresa conforme estejam preparadas ou não, conforme suas variáveis internas.

  • Sinceramente, pra mim o que está errado na D é dizer que "assegura". Em praticamente todas as questões de administração que fala que algo ASSEGURA outra coisa, está errada. Pois pode haver controle, amenizar situações etc. Mas assegurar é uma palavra muito forte em administração geral

     

    Por exemplo, várias empresas podem concomitantemente neutralizar ameaças e aproveitar oportunidade. No caso, não seria ASSEGURADO uma vantagem competitiva, várias conseguiram aproveitar a situação. 

    E se existe uma exceção, não dá pra assegurar nada.

     

    Lembrando que as ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante, o impacto que é particular de cada empresa. Exemplo: recessão. Vai apresentar-seigualmente a todas, porém o impacto que será particular.

    Ex2 diminuição da regulamentação.  Tb se apresenta igualmente, mas o impacto, aproveitamento dessa oportunidade, é particular.

  • Que delícia de questão.

     

    Exemplo para letra B: Um novo concorrente no mercado, uma nova lei criada que não seja positiva pro negócio, aumento de imporstos, etc

     

    e o erro da D é bem claro: 

     

    As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva.

     

    Impossível. As ameaças e oportunidades, assim como as forças e fraquezas, são peculiares e portanto, cada empresa, mesmo que de ramos iguais, tem as suas.

  • O erro da D é dizer que o externo impacta de forma igual a todas do mesmo ramo. Um desabamento de terra sob uma empresa afeta todas? 

  • Acredito que o erro da alternativa "D" seja a palavra NEUTRALIZAR(= tornar nulo). Já que as variáveis externas não são variáveis controláveis pela organização, uma organização não poderá contolá-las

    PS:A altenativa correta, letra B, nos da a colher de chá: As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados (=suavizadps), considerando-se as características internas da organização.

     

     

     

  • A partir da análise do ambiente externo E INCONTROLÁVEL (oportunidades e ameaças), e sabendo como está o ambiente interno CONTROLÁVEL (forte ou fraco), podem-se adotar estratégias como: DESENVOLVER, CRESCER, MANTER OU SOBREVIVER.



  • Gab B

    mai tavares, gostei da sua colocação:

    " O erro da letra D não é com o termo neutralizar, e sim com a afirmação de que as variáveis externas, ameaças e oportunidades, se apresentam de forma semelhante a todas as empresas do mesmo ramo, não é verdade!
     Pois essas varíaveis vão impactar cada empresa conforme estejam preparadas ou não, conforme suas variáveis internas. "
     

  • Ameaças impactam DIRETAMENTE? ok, vamos aceitar...

  • a) ERRADO. A análise das ameaças e oportunidades advindas do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno. A análise pontos fortes e fracos (variáveis internas) e ameaças e oportunidades (variáveis externas) tem igual importância, pois vão influenciar no direcionamento estratégico da organização.

     

    b) CERTO. As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização. A empresa pode se valer de mecanismos que amenizem os efeitos das ameaças sobre o ambiente interno.

     

    c) ERRADO. Oportunidades são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa. Não são controláveis.

     

    d) ERRADO. As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva. Não é porque são do mesmo ramo que as empresas necessariamente terão as mesmas oportunidades. Podem até enfrentar as mesmas ameaças.

     

    e) ERRADO. As fraquezas são variáveis externas que podem prejudicar o alcance dos objetivos, devendo, por isso, ser constantemente monitoradas pelos gestores. Fraquezas são variáveis internas.

  • LETRA B!

     

    As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização. 

     

    Impactam diretamente a organização sim. Por exemplo, o dólar aumentou e a empresa utiliza matéria-prima importada. O impacto vai ser direto na organização.

     

    Lembrando . . .

     

    MATRIZ SWOT OU MATRIZ FOFA

    Oportunidades e Ameaças ---> EXterno ---> Fatores Não Controláveis

    Forças e Fraquezas ---> INterno ---> Fatores controláveis

     

  • A matriz SWOT auxilia na análise de oportunidades e ameaças, aspectos relacionados ao ambiente externo à organização, e na análise de forças e fraquezas, relacionadas a seu ambiente interno.

  • A alternativa A está incorreta. A ferramenta SWOT consiste em ferramenta típica do planejamento estratégico (fase do diagnóstico estratégico), pois considera a organização como um todo e o seu ambiente interno e externo. Não há preferência por um ambiente em detrimento de outro, ou seja, a análise só é efetiva se considerar esses dois ambientes, de forma conjunta.

     

    A alternativa B está correta. De fato, as oportunidades e as ameaças refletem o ambiente externo, ambiente não controlável ou não gerenciável pela organização. No caso da presença de ameaças, temos aspectos de vulnerabilidade. Assim, busca-se tirar o máximo partido dos pontos fortes (forças) para minimizar efeitos das ameaças detectadas.

     

    A alternativa C está incorreta. As oportunidades e ameaças são fatores externos de criação ou destruição de valor, que não estão sob influência da empresa, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.

     

    A alternativa D está incorreta. Cada organização, independente se do mesmo ramo de negócio, possui suas particularidades, uma identidade que a vincula a fatores internos e externos. Logo, as ameaças e oportunidades apresentam-se de forma distinta para as organizações, ainda que atuantes no mesmo ramo.

     

    A alternativa E está incorreta. As fraquezas são as competências que estão sob influência da empresa (variáveis internas), mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva, podendo ser encontradas nas respostas a questionamentos do tipo “por que os clientes não voltam depois de uma compra?”, “os funcionários são capacitados para suas funções?”, dentre outras.

  • LETRA B CORRETA

    A Análise SWOT é uma ferramenta-conceito utilizada para fazer a análise de um cenário (ou de um ambiente), proporcionando a base para o planejamento estratégico e o gerenciamento de uma empresa. Divide o ambiente em duas classes: ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

  • gabarito questionável, as ameaças impactam indiretamente e não diretamente como afirma a asertiva B

  • Minha Gente essa professora só pode ser a dona do Qc. pq todo mundo reclama dela e mesmo assim ela continua resolvendo questões.

    Pra mim o Fred explica melhor.

  • Quando eu acho que estou sabendo Administração, venho fazer questões de múltipla escolha do CESPE e erro quase tudo...Misericórdia pai!!!

  • A

    A análise das ameaças e oportunidades advindas do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno. (não existe uma importância. Depende da situação)

    B

    As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização.

    C

    Oportunidades são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa. (As oportunidades são variáveis externas)

    D

    As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva. (Imagine o seguinte. A variação do preço do dólar para uma empresa pode ser um ponto positivo e para outra negativa. Essa alternativa sempre cai em provas)

    E

    As fraquezas são variáveis externas que podem prejudicar o alcance dos objetivos, devendo, por isso, ser constantemente monitoradas pelos gestores. (elas são variáveis internas)

  • Gab.B

    As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva.

    Se apresentam de forma igual para empresas do mesmo ramo de negócio. O que vai diferenciar na atuação de uma empresa para a outra é o impacto dessas ameaças e oportunidades de acordo com o grau de fortaleza ou fraqueza em que a empresa se encontra.

  • LETRA B

  • A alternativa B está correta. De fato, as oportunidades e as ameaças refletem o ambiente externo, ambiente não controlável ou não gerenciável pela organização. No caso da presença de ameaças, temos aspectos de vulnerabilidade. Assim, busca-se tirar o máximo partido dos pontos fortes (forças) para minimizar efeitos das ameaças detectadas.

     

    A alternativa D está incorreta. Cada organização, independente se do mesmo ramo de negócio, possui suas particularidades, uma identidade que a vincula a fatores internos e externos. Logo, as ameaças e oportunidades apresentam-se de forma distinta para as organizações, ainda que atuantes no mesmo ramo.