SóProvas


ID
1773688
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Quanto aos recursos em matéria criminal, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    CPP

    Letra A)  Art. 587. Quando o recurso houver de subir por instrumento, a parte indicará, no respectivo termo, ou em requerimento avulso, as peças dos autos de que pretenda traslado.


    Letra B)  Art. 583,  Parágrafo único. O recurso da pronúncia subirá em traslado, quando, havendo dois ou mais réus, qualquer deles se conformar com a decisão ou todos não tiverem sido ainda intimados da pronúncia.


    Letra C)   Art. 640. A carta testemunhável será requerida ao escrivão, ou ao secretário do tribunal, conforme o caso, nas quarenta e oito horas seguintes ao despacho que denegar o recurso, indicando o requerente as peças do processo que deverão ser trasladadas.


    Letra D) Art. 581. Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença:   XIV - que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir;

    Art. 586,  Parágrafo único. No caso do art. 581, XIV, o prazo será de vinte dias, contado da data da publicação definitiva da lista de jurados.


    Letra E)   Art. 616. No julgamento das apelações poderá o tribunal, câmara ou turma proceder a novo interrogatório do acusado, reinquirir testemunhas ou determinar outras diligências.


  • Excelente correção da questão acima. 

    O curioso da questão é que ela cobra a estrita literalidade da lei nas demais alternativas, sendo que, na assertiva considerada correta, a banca simplesmente desconsidera a literalidade.

  • Pessoal, pela literalidade da questão, a única alternativa incorreta é a letra "D". Mas me parece que o entendimento prevalecente é o de que da decisão que incluir ou excluir jurado da lista geral, cabe reclamação de qualquer do povo dirigida ao juiz-presidente do tribunal do jurí, no prazo de até 10/11, que é a data da publicação definitiva da lista geral. Isto é, a Lei 11689/2008, ao introduzir o art. 426, p. único, do CPP, teria revogado o art. 586, p. único, do CPP, não?

     

  • O prazo do RESE que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir será de 20 dias.

  • Os recursos que admitem a interposição por termo e por petição são apenas aqueles que, no ato da interposição na 1instância, não precisam estar acompanhados das respectivas razões, a saber: a) recurso em sentido estrito; b) apelação, salvo nos Juizados Especiais Criminais; c) agravo em execução, que segue o mesmo procedimento do RESE; d) carta testemunhável.

  • Art. 586, Parágrafo 

    único do CPP.

     No caso do art. 581, XIV, o prazo será de vinte dias (prazo único, diferenciado dentro do RESE)  

    contado da data da publicação definitiva da lista de jurados.


    A letra "D" da questão acima mencionada menciona 05 dias.


  • prazo de 20 dias.

    art. 586. P. Único.

  • A questão exigiu a alternativa incorreta sobre o tema Recursos e, conforme vamos observar, poderia ser resolvida com a “lei seca" do Código de Processo Penal, não exigindo qualquer entendimento doutrinário ou jurisprudencial.

    A) Correta, pois é o que preleciona o art. 587 do CPP:

    “Art. 587. Quando o recurso houver de subir por instrumento, a parte indicará, no respectivo termo, ou em requerimento avulso, as peças dos autos de que pretenda traslado".

    B) Correta, nos termos do parágrafo único do art. 583 do CPP:

    “ Art. 583.  Subirão nos próprios autos os recursos:
    Parágrafo único.  O recurso da pronúncia subirá em traslado, quando, havendo dois ou mais réus, qualquer deles se conformar com a decisão ou todos não tiverem sido ainda intimados da pronúncia."

    C) Correta. Conforme o art. 639 do CPP, será hipótese de carta testemunhável a decisão que denegar o recurso (I) e da decisão que, admitindo o recurso, obsta à sua expedição e seguimento para o juízo ad quem. O prazo do recurso possui previsão no art. 640 do CPP que dispõe:

    “Art. 640.  A carta testemunhável será requerida ao escrivão, ou ao secretário do tribunal, conforme o caso, nas quarenta e oito horas seguintes ao despacho que denegar o recurso, indicando o requerente as peças do processo que deverão ser trasladadas."

    D) Incorreta e, por isso, deve ser assinalada. Em regra, o prazo para a interposição do RESE é de 05 dias, conforme pugna o art. 586, do CPP.

    Contudo, para a decisão que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir, o CPP traz um prazo específico de 20 dias, previsto no parágrafo único do mesmo artigo acima mencionado.

    “Art. 586. O recurso voluntário poderá ser interposto no prazo de cinco dias.
    Parágrafo único. No caso do artigo 581, XIV, o prazo será de vinte dias, contado da data de publicação definitiva da lista de jurados."

    E) Correta, pois é a exata redação do art. 616 do CPP:

    “Art. 616.  No julgamento das apelações poderá o tribunal, câmara ou turma proceder a novo interrogatório do acusado, reinquirir testemunhas ou determinar outras diligências."

    Gabarito do professor: Alternativa D.


  • A questão exigiu dos(as) candidatos(as) a alternativa incorreta sobre o tema Recursos e, conforme vamos observar, poderia ser resolvida com a “lei seca” do Código de Processo Penal, não exigindo qualquer entendimento doutrinário ou jurisprudencial.


    A) Correta, pois é o que preleciona o art. 587 do CPP:


    “Art. 587. Quando o recurso houver de subir por instrumento, a parte indicará, no respectivo termo, ou em requerimento avulso, as peças dos autos de que pretenda traslado”.


    B) Correta, nos termos do parágrafo único do art. 583 do CPP:


    “ Art. 583.  Subirão nos próprios autos os recursos:

    I - quando interpostos de oficio;

    II - nos casos do art. 581, I, III, IV, VI, VIII e X;

    III - quando o recurso não prejudicar o andamento do processo.

    Parágrafo único.  O recurso da pronúncia subirá em traslado, quando, havendo dois ou mais réus, qualquer deles se conformar com a decisão ou todos não tiverem sido ainda intimados da pronúncia.”


    C) Correta. Conforme o art. 639 do CPP, será hipótese de carta testemunhável a decisão que denegar o recurso (I) e da decisão que, admitindo o recurso, obsta à sua expedição e seguimento para o juízo ad quem. O prazo do recurso possui previsão no art. 640 do CPP que dispõe:


    “Art. 640.  A carta testemunhável será requerida ao escrivão, ou ao secretário do tribunal, conforme o caso, nas quarenta e oito horas seguintes ao despacho que denegar o recurso, indicando o requerente as peças do processo que deverão ser trasladadas.”


    D) Incorreta e, por isso, deve ser assinalada. Em regra, o prazo para a interposição do RESE é de 05 dias, conforme pugna o art. 586, do CPP.

    Porém, para a decisão que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir o CPP traz um prazo específico de 20 dias, previsto no parágrafo único do mesmo artigo acima mencionado.


    “Art. 586. O recurso voluntário poderá ser interposto no prazo de cinco dias.

    Parágrafo único. No caso do artigo 581, XIV, o prazo será de vinte dias, contado da data de publicação definitiva da lista de jurados.”


    E) Correta, pois é a exata redação do art. 616 do CPP:


    “Art. 616.  No julgamento das apelações poderá o tribunal, câmara ou turma proceder a novo interrogatório do acusado, reinquirir testemunhas ou determinar outras diligências.”


    Gabarito do professor: Alternativa D (pois exigiu a incorreta).