SóProvas


ID
1778794
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, entre outras, são classificadas como variações patrimoniais aumentativas e diminutivas, respectivamente, as seguintes transações:  

Alternativas
Comentários
  • 3 – Variação Patrimonial Diminutiva

    3.1 - Pessoal e Encargos

    3.2 - Benefícios Previdenciários e Assistenciais

    3.3 - Uso De Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo

    3.4 - Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras

    3.5 - Transferências Concedidas

    3.6 - Desvalorização e Perda De Ativos

    3.7 - Tributárias

    3.9 - Outras Variações Patrimoniais Diminutivas

    4 – Variação Patrimonial Aumentativa

    4.1 - Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

    4.2 - Contribuições

    4.3 - Exploração e venda de bens, serviços e direitos

    4.4 - Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras

    4.5 - Transferências Recebidas

    4.6 - Valorização e Ganhos Com Ativos

    4.9 - Outras Variações Patrimoniais Aumentativas

    Fonte: MCASP

  •  a)arrecadação de receita de operações de crédito de longo prazo (FATO PERMUTATIVO), e distribuição de material gratuito (VARIAÇÃO PATRIMONIAL DIMINUTIVA)

     

     b)arrecadação de receita de ICMS, concomitante ao fato gerador,(VARIAÇÃO PATRIMONIAL AUMENTATIVA) e despesa empenhada e liquidada com amortização da dívida de longo prazo (FATO PERMUTATIVO).  

     

     c) recebimento de caução de empresa para garantia de execução contratual (FATO PERMUTATIVO), e despesa empenhada e liquidada com serviços de limpeza pública (VARIAÇÃO PATRIMONIAL DIMINUTIVA)

     

     d) arrecadação de receita de Multas e Juros de Mora do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores − IPVA, e uso de material de consumo. (GABARITO)

     

     e) bens imóveis recebidos em doação (VARIAÇÃO PATRIMONIAL AUMENTATIVA), e despesa empenhada, liquidada e paga com aquisição de material de almoxarifado (FATO PERMUTATIVO)

  • Na alternativa D, não seria LANÇAMENTO para estar correta? Regime de competência. Não vejo nenhuma alternativa correta.
  • Cuidado para não confundir "aquisição de material de consumo" com "uso de material de consumo".

  • andreza Fmf,

    Não há lançamento de Multas e Juros porque o governo não tem como lançar algo que ele não tem como prever/medir, não há como prever quantos contribuintes vão atrasar o pagamento do imposto e nem por quanto tempo vai acontecer esse atraso. Acredito que por isso seja somente no momento da arrecadação desse valor que aconteça a VPA:

    D - Caixa / Equivalente de Caixa (Conta Patrimonial)

    C - Receita com Multas e juros (Conta de Resultado)

  • Não há lançamento de multa, pois ela é um não-tributo. Isso significa que o estágio de lançamento da receita está atrelado, necessariamente, a um crédito fiscal (condição esta que não pode ser atendida por multa, em razão da sua natureza).

    Lei 4.320: Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.