SóProvas


ID
1782274
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O site Cracked separou sete coisas que ninguém sabia sobre os celulares. São várias teorias sobre a nocividade dos aparelhos sobre o corpo humano. Quer saber quais são elas? Então vamos à lista:

1. Celulares são responsáveis pela destruição de famílias.
Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis. Atualmente, a grande maioria dos casos de adultério é combinada por telefones pessoais, pois dessa forma não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações. Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas que preferem as mensagens de texto às conversas com os pais.
2. Ele põe sua vida em risco.
No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito. Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas. Mas há relatos de que a distração causada pelos celulares vai muito mais além: até mesmo quando estamos caminhando, ficamos mais suscetíveis a acidentes quando estamos em ligações.
3. Seu telefone é uma colônia de bactérias.
Um dos principais problemas dos celulares são os micróbios. Muitos utilizam os aparelhos no banheiro, o que pode infectá-los com bactérias dos mais variados tipos. Sujeiras dos bolsos, chão e mesas também afetam os telefones. Em suma, os celulares são verdadeiras colônias de germes e outros pequenos vilões da saúde humana.
4. Mensagens estão em nosso subconsciente.
Um estudo alemão mostrou que grande parte das pessoas de até 30 anos está com os caminhos para a digitação de mensagens gravados no subconsciente. Isso significa que, mesmo sem um teclado visível, os usuários conseguem saber onde estão as letras de seus celulares.
Parece o mesmo que acontece com os teclados de computadores, mas nos experimentos somente os números eram mostrados e, incrivelmente, as pessoas envolvidas conseguiam decifrar os códigos mais rapidamente.
5. Você está perdendo seus sentidos.
Em uma velocidade muito baixa, mas isso está acontecendo. Possivelmente os celulares estejam fazendo com que seus olhos sejam afetados (a radiação faz com que eles sejam aquecidos). Além disso, a audição pode estar sendo afetada por volumes muito altos em fones de ouvido.
6. Eles deixam as crianças malcriadas.
Estudos mostram um dado curioso. Mulheres que usam celular durante a gravidez e durante os primeiros anos de vida de seus bebês têm 50% a mais de chances de terem filhos com sérios problemas comportamentais. A causa disso? A radiação por celulares estaria estimulando a liberação de melatonina (um hormônio que regula várias funções corporais).
7. Celulares podem causar esterilidade.
Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética. É ela que, supostamente, causa danos ao cérebro. Novas teorias apontam para o fato de que essa mesma radiação poderia ser responsável por afetar também o sistema reprodutor dos homens. Como os celulares ficam muito tempo nos bolsos, isso poderia ser uma causa da esterilidade.

O segmento textual em que a preposição é uma exigência de um termo anterior é:

Alternativas
Comentários
  • não entendi "bolhufas"....

  • O verbo "digitar" é transitivo direto, portanto, exige complemento para que tenha sentido completo

  • Questão esquisita!

  • mas se é transitivo direto ele não precisa de preposição!

    Não entendi teu raciocínio Led Medeiros.

    Na verdade tb não entendi a questão!!]

    Alguém se habilita??

  • Todo Complemento Nominal é precedido de preposição. Pensei assim. Mas não tenho certeza se este é o caminho para resposta correta.

  • digitação de mensagens

    O substantivo DIGITAÇÃO é um nome que expressa uma ação. Portanto, é um substantivo ABSTRATO.

    A expressão "de mensagens", ao complementar a ideia de um substantivo abstrato, só pode exercer a função sintática de COMPLEMENTO NOMINAL, que se liga ao nome por meio de uma preposição OBRIGATÓRIA.

    Nas demais opções, o termo preposicionado qualifica a ideia de um substantivo CONCRETO. Ou seja, todos os demais termos preposicionados são ADJUNTOS ADNOMINAIS e não precisam de preposição obrigatória como o complemento nominal.

    Como o nome já nos diz, o complemento nominal necessariamente complementa um nome. Este nome pode ser um substantivo abstrato que indica qualidade, ação ou até mesmo um advérbio. E, ao se ligar ao nome, o complemento nominal sempre o faz por meio de uma preposição obrigatória, de acordo com a regência nominal (a, de, por, com...)

  • A questão em tela cobrou do aluno a respeito da diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal, em que naquele a preposiçao é obrigatória e neste é ocasional. 

    Então vejamos:

    a) GABARITO Digitação de mensagens--------------- Digitação,  provém da ação de digitar, logo SUBSTANTIVO ABSTRATO. As mensagens digitaram ou foram digitadas? Foram digitadas, então temos um substantivo abstrato de natureza paciente, isto é, sofrendo a ação. Desse modo, resta configurado um COMPLEMENTO NOMINAL CUJA PREPOSIÇÃO SE FAZ OBRIGATÓRIA. 

    b) Fones SUBSTANTIVO CONCRETO

    c) Letras SUBSTANTIVO CONCRETO

    d) Teclados SUBSTANTIVO CONCRETO

    e) Casos SUBSTANTIVO CONCRETO  

    LOGO ESSAS ALTERNATIVAS SÃO CASOS DE ADJUNTOS ADNOMINAIS, EM QUE OCASIONALMENTE (E NÃO OBRIGATORIAMENTE) SÃO PREPOSICIONADAS.

    * DICA PARA IDENTIFICAR UM SUBSTANTIVO ABSTRATO:

    Sentimento

    Ação  (digitar)

    Qualidade

    Eestado

  • Questão A: "digitação de mensagens"

    de mensagens trata-se de complemento nominal, lembrando que é termo substantivo, caracterizando-se por estar sempre iniciado com preposição (por ou de), e tem como função de completar adjetivos, advérbios e substantivos abstratos. Vale ressaltar que existe uma relação de transitividade entre o núcleo e o seu complemento verbal.

    Ex.1: O moço  queria  realizar  seus projetos

              (S)                   (VTD)      (OD/ Complemento Verbal)

    Ex.2: O moço   queria  a  realização de seus projetos

                  (S)        (VTD)     (OD)          (Complemento Nominal)

  • DIGITAR O QUE EXIGE COMPLEMENTO DO NOME

  • Na letra A temos um substantivo que sofre a ação (As mensagens são digitadas). Gabarito A.

  • Desde quando "caso" é substantivo concreto?
    Você vê um caso? Você consegue imaginar um caso?

    Segundo a explicação de Rafaela Motta, um substantivo abstrato é aquele que só existe enquanto você pratica a ação.

    Cuidado com o que veem pela internet. A meu ver essa questão está completamente mal formulada e o gabarito está incorreto.

  • Também não entendi a questão.

  • Bizu, nessas questões de regência tente passar para passiva:

    a) Mensagens são digitadas

    b)não dá

    c) não dá

    d) não dá

    e) não dá

  • Essa questão basicamente pede a diferença entre um adjunto adnominal e um complemento nominal. Será um adjunto adnominal quando passar a ideia de parte intrínseca, inerente ao substantivo, vejamos:
    Fones de ouvido = Os fones são de ouvido, portanto se trata de um adjunto adnominal.
    Letras de seus celulares = As letras são de seus celulares, portanto se trata de um adjunto adnominal.
    Teclado de computadores = O teclado é de computador, portanto se trata de um adjunto adnominal.Casos de adultérios = Os casos são de adultério, portanto se trata de um adjunto adnominal.Diferindo do complemento nominal de "digitação".mmmmm
  • vejamos nesta questão a cobrança de achar o complemento nominal, logo acompanhe abaixo:

                                                                   
                                                                  check list


    adjunto adnominal                                                 comp. nominal

    preposição não obrigatória                                             prep. obrigatória

    substantivo concreto ou abstrato                                  substantivo abstrato , adjetivo ou adverbio

     agente                                                                                 paciente
  • Na hora de aprender é facinho facinho...

    Na hora de resolver questões de concursos que o bicho pega mesmo. A questão não faz sentido, pois se fosse tratada apenas da diferença de complemento nominal x adj adnominal, as respostas "a" e "e" estariam corretas, afinal passando para a passiva: mensagens são digitadas e adultérios são causados.

    Questão muito estranha

  • Rafael Câmara, a alternativa "e" não é "Causa de adultério" e sim "Casos". De qualquer forma não se causa adultério, se pratica. Logo, só faz sentido a alternativa "a" ~> Mensagens são digitadas.

  • Eu não entendi a pergunta da questão, não consegui deduzir que era para diferenciar CN e AA.

  • A questão está cobrando o valor relacional da preposição. A preposição possui valor relacional quando aparece na frase por uma exigência gramatical do termo anterior, ela é resultado da regência do nome. Neste caso a digitação é de alguma coisa, o que? de mensagens.

    Fonte: Gramática Comentada - Adriana Figueiredo

  • led medeiros, Gustavo França e outros - em que planeta "digitação" é verbo??

    Não há NENHUM verbo em absolutamente NENHUMA das alternativas. A questão não tem NADA a ver com transitividade ou intransitividade de verbos.

    Não há verbo "digitar" na alternativa A, mas sim o SUBSTANTIVO "digitação".

    NADA a ver com verbo ou com regência verbal.

  • Duas formas de se resolver:

    As alternativas são adjuntos adnominais. A letra A é complemento nominal.  OU Digitação vem de digitar, quem digita, digita algo (verbo transitivo direto). Logo, não se exige preposição.

  • E eu q nem trouxa, procurando um VTI q antecedesse a expressão p/ poder responder a qst !

  • Conforme dito, a resolução da questão está fundamentalmente voltada à diferenciação de Complemento Nominal e Adj Adnominal. Vejamos:

    É importante que saibamos diferenciar substantivos abstratos de concretos, pode parecer simples mas não o é tanto:

    Substantivos Abstratos são mais facilmente caracterizados pelo mnemônico (SAQE):

    S - Sentimento;

    A - Ação;

    Q - Qualidade;

    E - Estado.

    Feita esta classificação, teremos condições de classificar o substantivo (concreto ou abstrato). Daí partimos pra segunda tratativa que nos auxiliará na resolução da questão:

    Complemento Nominal: O substantivo anteposto ao Complemento obrigatoriamente será abstrato. Feita esta verificação devemos atentar pra natureza ativa ou passiva das palavras pospostas ao substantivo abstrato, se tiverem caráter ativo configurar-se-á Adjunto Adnominal; ao contrário, se tiverem caráter passivo será Complemento Nominal. 

    Ex: Digitação de Mensagens

    "Digitação" é um substantivo abstrato (Ação do Mnemônico SAQE) - daí pode ser CN ou AA.

    "de mensagens" - Na segunda análise vislumbramos que "mensagens são digitadas", elemento passivo, daí chegarmos à conclusão de que se trata de um Complemento Nominal, onde o uso da preposição é obrigatório.

    No caso do substantivo ser concreto não haverá possibilidade da configuração de Complemento Nominal. Será, isto sim, Adjunto Adnominal.

    Ex: Teclados de Computadores: "Teclados" trata-se de um substantivo concreto, o termo posposto ao substantivo "de computadores", embora preposicionado, configurar-se-á em Adjunto Adnominal.

    Paz na Caminhada!!!

  • LETRA A   


    A DIGITAÇÃO É SUBSTANTIVO ABSTRATO, EXERCE VALOR PASSIVO 

    AS MENSAGENS SÃO DIGITADAS , SOFREM A AÇÃO DE SEREM DIGITADAS , PORTANTO , É UM COMPLEMENTO NOMINAL (EXIGE A PREPOSIÇÃO)

  • Muito obrigada colega Marcos Barcelos! Explicação perfeita... Agora não tenho mais que acertar na "adivinhação" ...kkkk

     

  • Só há dúvida entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal quando o termo a que se referem é Substantivo Abstrato

    O jeito mais fácil de diferenciar entre substativos concretos e abstratos é ver se eles se prolongam no tempo. Se não se prolongar, trata-se de substantivo abstrato.

    Utilizando como exemplo a própria questão:

     a) digitação de mensagens; a digitação só existe enquanto eu estou digitando, portanto, é abstrato.

     b) fones de ouvido; fone é concreto.

     c) letras de seus celulares; letra é concreto.

     d) teclados de computadores; teclado é concreto.

     e) casos de adultério. o caso continua existindo mesmo após ele ter ocorrido, portanto, é concreto.

  • COMPEMENTOS QUE EXIGE PREPOSIÇÃO SÃO OI OU CN 

    O segmento textual em que a preposição é uma exigência de um termo anterior é: (CN OU OI) 

     a) digitação de mensagens;  SUBSTANTIVO ABSTRATO- PACIENTE - CN.  - É A RESPOSTA 

     b)fones de ouvido; SUBSTANTIO CONCRETO- AGENTE - ADJ ADN

     c)letras de seus celulares;  SUBSTANTIVO CONCRETO - AGENTE - ADJ ADN 

     d) teclados de computadores; SUBSTANTIVO CONCRETO - AGENTE - ADJ ADN 

     e)casos de adultério. SUBSTANTIVO CONCRETO - AGENTE - ADJ ADN 

  • achei que casos era substantivo abstrato  e digitação concreto ¬¬.

  • Já foi falado acerca da diferenciação entre Complemento nominal e adjunto adnominal.

    Todavia, algumas pessoas não entenderam sequer o enunciado, isto é, não entenderam porque a questão exigia que fosse feita essa diferenciação entre CN e Adj. Adn.

    Vou tentar explicar:

    O enunciado da questão exige que se identifique o segmento textual no qual "a preposição é uma exigência do termo anterior". Esse é o conceito de valor relacional da preposição, isto é, a preposição terá valor relacional quando ela existir como uma exigência de um termo anterior (seja nome ou verbo). Nesses casos, ela não apresentará valor nocional, ou seja, ela não trará valor semântico ao termo.

    Sempre que a preposição tiver valor relacional como exigência de um nome, será caso de CN.

    Por isso que os colegas conseguiram resolver a questão a partir da diferenciação entre Adj Adn e CN, pois eles resolveram a questão de "trás pra frente": primeiro identificaram a alternativa que apresentava CN e, portanto, era o único caso em que havia preposição com valor relacional, ou seja, o único caso no qual a preposição era exigência do termo anterior.

     

  • Usei a mesma forma de resolução do joel oliveira.

    Nesses casos de regência a preposição só é exigida em caso de complemento nominal, o complemento nominal está para o nome assim como o complemento verbal está para o verbo.

    - digitação de mensagens -> mensagens foram digitadas.

    As outras alternativas não dá para fazer essa mudança para a voz passiva.

     

    Gabarito: A

  • A letra E veio para confundir.

    Caí feito uma patinha :(

  • TERMOS OBRIGATORIAMENTE PREPOSICIONADOS:

    Objeto Indireto - Ex: Necessito de dinheiro. Complemento Nominal - Ex: Tenho necessidade de dinheiro. Agente da Passiva - Ex: O bom professor é amado por todos.


    Material Profª Mercedes Bonorino, do curso Rico Domingues.

  • Complemento nominal - exige preposição, logo procurar a alternativa com complemento nominal.

    digitação de mensagens; (digitação- substantivo abstrato, mensagens são digitadas, sentido passivo - complemento nominal )- gabarito

    fones de ouvido; ( fones - substantivo concreto, ideia de posse, adjunto adnominal, termo somente acessório).

    letras de seus celulares; ( letras substantivo concreto, ideia de posse, adjunto adnominal, termo somente acessório).

    teclados de computadores; ( teclados-substantivo concreto, ideia de posse, adjunto adnominal, termo somente acessório).

    casos de adultério. (casos- substantivo abstrato, não possui sentido passivo, possui ideia de especificação, adjunto adnominal)

    COMPLEMENTO NOMINAL:

    - Sentido passivo;

    - AAS (completa o sentido de adjetivos, advérbios e substantivos abstrato).

    ADJUNTO ADNOMINAL:

    - Sentido ativo;

    - Substantivo concreto e abstrato;

    - Ideia de posse e especificação.

     

  •  “digitação”: substantivo abstrato . mensagem sofre a ação/é complemento nominal

    “fones”, “letras”, “teclados” e “casos”:substantivos concreto/ adjuntos adnominais 

  • Sempre que substantivo concreto= Ajunto adnominal.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Não sei se já fizeram, pois não li todos os comentários, mas cabe um elogio ao comentário do professor, o comentário é ótimo, coisa rara no QC!

  • Gab: A

    digitação de mensagens = Mensagens são digitadas (Paciente). Logo, é um C.N

    fones de ouvido = Relação de Posse. Adj. Adn

    letras de seus celulares = Relação de Posse. Adj. Adn

    teclados de computadores = Relação de Posse. Adj. Adn

    casos de adultério = Relação de Posse. Adj. Adn

  • digitação: ato ou efeito de digitar.

    O CN tem valor paciente (normalmente o seu núcleo não é um ser animado nem personificado, mas o alvo de uma ação) e encontra respaldo na reescritura de voz passiva analítica.

    digitação de mensagens -> mensagens são digitadas

  • observe que "as mensagens" sofrem a ação praticada, logo será CN. Já nos demais casos, observa-se a ação feita pelos ADJ ADN. EX: teclados de computadores.

  • Copiei esse Bizu de um colega aqui das questões, o qual não me recordo o nome agora, me ajudou muito pra responder essa questão:

    Segue:

    "Vou compartilhar o BIZU que melhorou minha relação com a FGV rsrsrsrs

    A primeira coisa que faço nessas questões da FGV, pra tentar resolver sem quebrar a cabeça, é olhar pros termos anteriores e tentar encontrar um padrão. Nas alternativas temos:

    A (produzidos)

    B (destaque)

    C (transmitidas)

    D (acompanhadas)

    E (conduzidas)

    Repare que todos são verbos com exceção da B... já vou nela sem ficar quebrando a cabeça.

    Esse bizu é perfeito nas temidas questões de AA x CN: as alternativas precedidas por Substantivos Deverbais (substantivação de verbos) SEMPRE são CN. Dai vc nem se enrola com os enunciados malucos, basta ver se 4 são deverbais (a resposta será o que não é) ou se apenas um (a resposta será ele)."