SóProvas


ID
1789897
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto à auditoria, analise as afirmativas a seguir.

I. A auditoria interna apresenta, como um de seus objetivos, avaliar a necessidade de novas normas internas ou de modificação das já existentes.

II. O controle interno não apresenta limitações ou restrições para a execução de suas atividades por fazer parte do corpo funcional do próprio órgão controlado.

III. Mesmo que a entidade tenha um excelente controle interno, o auditor independente deve executar procedimentos mínimos de auditoria.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Objetivos da auditoria interna;

    • Verificar se as normas internas estão sendo seguidas;

    • Avaliar a necessidade de novas normas internas ou de modificação das já existentes.

     

    GAB: C

  • Gabarito Letra C
     

    I - CERTO: Almeida (2003,p.70) afirma que os objetivos da auditoria interna, são:

    “- verificar se as normas internas estão sendo seguidas;

    - avaliar a necessidade de novas normas internas ou de modificação das já existentes”.
     

    II - ERRADO: Mesmo que a empresa atenda todos os princípios do controle interno, o controle interno não fornecerá segurança absoluta, pois os sistemas são operados por pessoas e existe a possibilidade de falhas.
    O controle interno eficiente, não elimina os riscos, ele auxilia a empresa a alcançar seus objetivos, com a maior segurança possível. As limitações do controle interno são principalmente com relação a:

         - Conluio de funcionários na apropriação de bens da empresa;

         - Os funcionários não são adequadamente instituídos com relação as normas internas;

         - Funcionários negligentes na execução de suas tarefas diárias”. (ALMEIDA, 2003, p.70).

     

    III - CERTO: Almeida (2003) recomenda que mesmo que a empresa tenha um excelente sistema de controle interno, o auditor externo deve executar procedimentos mínimos de auditoria.
     

    REF: ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2003

    bons estudos

  • Limitação para a FGV é sinônimo de "segurança não absoluta"

  • Resolução:

    Item I- Verdadeiro. Os objetivos e o alcance da função de auditoria interna geralmente incluem as atividades de asseguração e consultoria planejadas para avaliar e aprimorar a eficácia dos processos de governança, gestão de risco e controle interno da entidade.

    Em relação aos controles internos, a auditoria interna poderá desenvolver as seguintes atividades (rol meramente exemplificativo), segundo a NBC TA 610...

    NBC TA 610, A1

     A auditoria interna pode ter responsabilidade específica para revisar controles, avaliar o seu funcionamento e recomendar melhorias a esses controles. Ao fazê-las, a auditoria interna fornece segurança sobre o controle. Por exemplo, a auditoria interna pode planejar e executar testes ou outros procedimentos para fornecer segurança à gerência e aos responsáveis pela governança relativos ao planejamento, implantação e eficácia operacional do controle interno, incluindo os controles que sejam relevantes para a auditoria.

     Análise da informação operacional e financeira. A auditoria interna pode ser designada para revisar os meios usados para identificar, reconhecer, mensurar, classificar e reportar as informações financeiras e operacionais e realizar investigação específica de itens individualizados, incluindo testes detalhados de transações, saldos e procedimentos.

     Revisão das atividades operacionais. A auditoria interna pode ser designada para revisar a economicidade, a eficiência e a eficácia das atividades operacionais, incluindo as atividades não financeiras de uma entidade.

     Revisar a observância das legislações e regulamentações. A auditoria interna pode ser designada para revisar a observância das legislações e regulamentações, outros requisitos externos, além das políticas e diretrizes da administração e outros requisitos internos.

    Item II- Falso. O controle interno, não importa o quão efetivo, pode fornecer à entidade apenas segurança razoável quanto ao cumprimento dos objetivos de demonstrações contábeis da entidade. A probabilidade de seu cumprimento é afetada por limitações inerentes do controle interno. Estas incluem os pressupostos de que o julgamento humano é falho e de que rupturas no controle interno podem ocorrer por erro humano. Poderia haver, por exemplo, um erro na concepção ou na modificação de um controle. Igualmente, a operação de um controle pode não ser efetiva, por exemplo, quando as informações apresentadas para os fins do controle interno (por exemplo, um relatório de exceção) não são usadas efetivamente porque o indivíduo responsável pela revisão das informações não compreende o seu propósito ou deixa de tomar a ação apropriada.

    Item III- Verdadeiro. Quanto melhor for o controle interno e o auditor puder constatar essa efetividade dos controles mediantes testes de controle, é provável que, já que há confiança nestes controles, o auditor utilize menos testes substantivos. Assim, em tese, quanto melhor o controle interno menos testes substantivos são requeridos. Entretanto, por melhor que sejam os controles, o auditor não poderá deixar de executar uma quantidade mínima de procedimentos substantivos.

    Resposta C