SóProvas


ID
1791970
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética. Presidente do Conselho Federal de Odontologia edita resolução em que é negada validade acadêmica a cursos de especialização ministrados por entidades de classe. Tendo em vista as garantias existentes na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar, no caso em tela, que

Alternativas
Comentários
  • Gab. E



    É pacífico o entendimento do não-cabimento do mandado de segurança contra decisão judicial com trânsito em julgado e contra lei ou ato normativo em tese, salvo se veicularem autênticos atos administrativos, produzindo efeitos concretos individualizados.



    Súmula 266


    Não cabe mandado de segurança contra lei em tese.


    Fonte: http://tj-pr.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/19646562/mandado-de-seguranca-ms-6748465-pr-0674846-5



    DEUS é fiel!

  • Às vezes tenho vergonha alheia pelo tipo de copy paste que a Vunesp costuma perpetrar. Nem se dá ao trabalho de formular uma redação mais adequada ao propósito.

  • Mais importante do que a redação utilizada pela banca é entender o que foi exigido. A questão exige que o candidato tenha ciência de que os órgãos fiscalizadores de novo classes profissionais possuem natureza jurídica de autarquias, à luz do entendimento do STF. Isso possibilita aceitar a impetração de mandado de segurança contra o presidente do órgão, pois se encaixa no conceito legal de autoridade coatora. Quanto ao objeto, já foi bem esclarecido pela colega acima. Bons estudos.
  • questão muito mal redigida ....

  • Complementando os comentários dos colegas, importante destacar um outro ponto também abordado pela questão: legitimidade para impetração!

     

    No caso, a impetração por entidade de classe dos cirurgiões dentistas, está de acordo com o que prescreve inc. LXX, do art. 5º, da CF, o qual, por oportuno, transcreve-se, in verbis:

    "LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

    a) partido político com representação no Congresso Nacional;

    b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;"

     

    Nessa toada, embora não exigido na questão, importante lembrar ainda o teor da Súmula 630 do STF e do artigo 21, 'caput', da Lei n. 12.016/09, os quais possuem, respectivamente, a seguinte dicção:

    "A entidade de classe tem legitimação para o mandado de segurança ainda quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria."

    e

    "Art. 21.  O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legítimos relativos a seus integrantes ou à finalidade partidária, ou por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos, 1 (um) ano, em defesa de direitos líquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes às suas finalidades, dispensada, para tanto, autorização especial. ".

     

    Espero tê-los ajudado.

     

    Att,