-
CERTO
Gestão de documentos é o controle de todo fluxo de documentos da instituição, desde a criação dos mesmos até sua destinação final.
Etapas da gestão de documento:
- Produção;
- Uso (tramitação, arquivamento e outros);
- Avaliação e destinação final (eliminação ou guarda permanente).
-
Correto
LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.
Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
-
Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de
produção, tramitação e uso, avaliação e arquivamento de documentos em fases
corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda
permanente.
A Gestão de documentos é atingida por meio do planejamento, organização,
controle, coordenação, dos recursos humanos, do espaço físico e dos
equipamentos, com o objetivo de aperfeiçoar o ciclo documental.
GESTÃO DE DOCUMENTOS
Qualquer atividade que vise controlar o fluxo de documentos existentes,
de forma a assegurar a eficiência das atividades
-
Gerenciamento da informação e a gestão de documentos
O gerenciamento da informação e a gestão de documentos englobam um conjunto de métodos e técnicas arquivísticas, durante o ciclo vital dos documentos, voltadas para o planejamento, classificação, organização, controle, tramitação, avaliação, conservação, coordenação de recursos humanos, materiais e operacionais. Assim, o gerenciamento da informação e a gestão de documentos abarcam todas as rotinas da documentação, desde a sua produção até a o seu destino final (eliminação ou recolhimento).
A lei 8.159/91 que dispõe sobre a política nacional de arquivos, define em seu art. 3º que:
Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Dessa forma, com a reunião de todos os aspectos supracitados, a gestão de documentos busca a eficiência da atividade arquivística para atingir seus objetivos de organização, conservação e acesso à informação, cumprindo, assim, o disposto no §2º do art. 216 da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), que expressa:
“Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem”.
(Prof. Wagner L. Rabello)
-
Certo
LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991/Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.
Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
-
Gestão de documentos: Procedimentos e operações referente à Produção/Uso/Tramitação/Avaliação/Arquivamento.
Visando eliminação ou recolhimento para permanente.
Gab. Certo
-
a definição de gestão de documentos consiste no nosso mnemônico (PUTAA), que são as fases de um programa de gestão de documentos, além da delimitação de ação das fases, corrente e intermediária, e das destinações – guarda permanente ou eliminação.
Resposta: certa
-
GESTÃO DE DOCUMENTOS
Qualquer atividade que vise controlar o fluxo de documentos existentes,
de forma a assegurar a eficiência das atividades