SóProvas


ID
1799002
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

    Pequenas mudanças nos hábitos diários e no uso dos aparelhos eletrodomésticos podem reduzir a sua conta de luz no final do mês. A importância de controlar o consumo está não apenas em economizar dinheiro, mas também em evitar o desperdício. “Daqui a 300 anos, a vida será diferente. Nossos descendentes vão reclamar da nossa geração, que foi a primeira a conhecer o problema das mudanças climáticas e do uso da energia e ainda não deu sinais definitivos de que vai resolver o problema”, afirma Agenor Gomes Pinto Garcia, consultor em eficiência energética e autor do livro Leilão de Eficiência Energética no Brasil. Para esclarecer alguns mitos e verdades enviados pelos leitores, ((O)) Eco conversou com o professor Garcia e também com o especialista em economia de energia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor Gilberto Jannuzzi.

a. É mito ou não que os aparelhos que mantemos plugados na tomada, mesmo quando desligados, continuam gastando energia?
    É verdade! O professor Jannuzzi ressalta que “a melhor opção de economia é desconectar os aparelhos da tomada, pois mesmo os melhores equipamentos, nessa situação, consomem 1 watt/hora. Cada aparelho conectado consome durante o ano todo 8,7 quilowatts. Como pagamos cerca de 40 centavos por quilowatt/hora (preço no Rio de Janeiro), isso representa um gasto próximo de 4 reais/ano por aparelho”.
    Garcia lembra que o apelido desse desperdício é “energia vampira”, e que ela já preocupa os responsáveis pelas políticas energéticas. “Cada um gasta um pouquinho, porém, como hoje em dia há muitos aparelhos, a energia gasta no total acaba sendo significativa”. Uma dica para aparelhos relacionados como, por exemplo, TV, DVD, modem de TV a cabo ou satélite, é ligá-los todos a uma só régua de tomadas. Basta desligar a régua ao fim do dia para economizar.

b. Quando chamar o elevador, faz diferença chamar apenas um deles ou quantos houver no andar? Elevadores, afinal, gastam muita energia?
    Os especialistas garantem que faz diferença no consumo de energia chamar mais de um elevador ao mesmo tempo, e que esse gasto, por estar diluído nas contas de condomínio, passa despercebido.
    Uma boa prática é deixar só um elevador ligado durante a noite ou ter equipamentos que fazem com que só um elevador se desloque a cada chamada. Por seu lado, o usuário deve sempre evitar chamar vários elevadores ao mesmo tempo. Outra boa alternativa é usar as escadas sempre que possível, pois além de poupar energia elétrica, diminui-se o sedentarismo.
(Flávia Morais, 28/07/11. Disponível em: 
 <http://www.oeco.com.br/reportagens/25211-economia-de-energia-eletrica-mitos-e-verdades>. Acesso em 03 mar. 2013). 

Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) As aspas usadas no texto cumprem a função de demarcar a voz de alguém diferente do redator.
( ) A estrutura pergunta-resposta é composta a partir de práticas e dúvidas comuns dos usuários de energia elétrica.
( ) A palavra afinal (destacada na formulação da questão b) reforça a ideia de dúvida comum em torno da questão posta.
( ) A maioria das formas verbais do texto reportam à ideia de possibilidade/hipótese.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. "A"

  • Sobre a IV:

    Garantem, faz, estar.

    Esses verbos já são suficientes para entender que está reforçando uma ideia de certeza e não e de dúvida.

  • (V) As aspas usadas no texto cumprem a função de demarcar a voz de alguém diferente do redator. - Certo. vide resposta da "a". Vale ressaltar que ele usa aspas também com o termo criado "energia vampira", que se trata de neologismo.

    (V) A estrutura pergunta-resposta é composta a partir de práticas e dúvidas comuns dos usuários de energia elétrica. - Certo, é só reparar que as respostas são destinadas ao público em geral.

    (V) A palavra afinal (destacada na formulação da questão b) reforça a ideia de dúvida comum em torno da questão posta. - Certo, afinal de contas, o elevador gasta ou não gasta muita energia?

    (F) A maioria das formas verbais do texto reportam à ideia de possibilidade/hipótese. - Errado, a maioria dos verbos estão no indicativo, que indica certeza.

  • "Os especialistas garantem" - já mataria a questão, pois é um verbo que indica certeza!

  • A maior parte dos verbos está no modo indicativo.

    • Modo Indicativo: indicam certeza.
  • AVANTE PM-PR!!!

  • Marquei a 1° como falsa porque nem todas as aspas cumprem essa função, mas tecnicamente está correta sim. :(