-
Errei a questão por pensar em desempenho individual.
Realmente ela está CERTA.
Há três correntes
conceituais:
a) a corrente inglesa, que o define como
aspectos ligados à tarefa e à mensuração de desempenho e resultados;
b) a corrente
francesa, que a indica como resultante de processos de aprendizagem;
c) e a corrente norte-americana, que concebe competência como um conjunto de
qualificações que permite ao indivíduo apresentar desempenho superior em determinada
circunstância. Nesta concepção, as competências podem ser previstas e estruturadas de
modo a se estabelecer um conjunto ideal de capacidades de modo a que a pessoa, ao
aplicá-las, desenvolva performance superior em seu trabalho.
-
Correto. RIBAS (2014):
(Cespe/TJ-RO/Analista Judiciário/2012 – Adaptada) Competência é, de acordo com a corrente integradora, a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressa pelo desempenho profissional, diante de um contexto ou estratégia organizacional.
Gabarito: certo. A corrente integradora busca a junção das linhas americana (CHAs) e francesa (capacidade de entrega da pessoa).
Abordagem americana/francesa
-
A corrente integradora busca a junção das linhas americana (Conhecimento, Habilidades e Atitudes - visão intrínseca) e francesa (capacidade de entrega da pessoa - visão extrínseca)
Andréia Ribas
-
GABARITO CERTO CONFORME LIVRO GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS - ANDREIA RIBAS
Como podemos verificar, existem duas linhas de conhecimento que definem competência. A primeira delas (francesa), baseada nos conceitos de Zarifian, define competência como algo extrínseco, ou seja, uma pessoa pode ser considerada competente de acordo com o resultado que apresenta. Por outro lado, a segunda linha de conhecimento (americana) define competência como algo intrínseco, ou seja, uma pessoa pode ser considerada competente de acordo com as características individuais que apresenta.
Segundo Parry (1996 apud MEDEIROS), as competências são vistas, na França e na Inglaterra, como o resultado do trabalho de um indivíduo. Sendo assim, os funcionários demonstram competências no momento em que atingem ou extrapolam determinados resultados em sua rotina laboral.
Ainda segundo o autor, o conceito de CHA (conhecimento, habilidade e atitude) vem dos Estados Unidos, onde as competências são encaradas, principalmente, como inputs, ou seja, características subjacentes ao indivíduo que afetam o seu desempenho. Na literatura norte-americana, conforme Spencer e Spencer (1993), a competência é definida como uma característica subjacente do indivíduo, relacionada, em termos causais, com um desempenho superior e/ou eficiente, referido a um critério, a um cargo ou a uma situação.
No entanto, diversos autores procuram pensar a competência como a interação dessas duas linhas. Para Dutra (2002), a competência pode ser vista como a capacidade de entrega da pessoa, de acordo com a complexidade de suas atividades, e, também, como o conjunto de qualificações (conhecimentos, habilidades, atitudes e experiências) que a pessoa possui para entregar-se ou que possibilitem a ela um desempenho superior em determinada posição.
Questão de Concurso
(Cespe/TJ-RO/Analista Judiciário/2012 – Adaptada) Competência é, de acordo com a corrente integradora, a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressa pelo desempenho profissional, diante de um contexto ou estratégia organizacional.
Gabarito: certo. A corrente integradora busca a junção das linhas americana (CHAs) e francesa (capacidade de entrega da pessoa).
-
é possível perceber a existência de duas grandes correntes teóricas, como sugere Dutra (2004).
A primeira, representada principalmente por autores norte-americanos (e.g., Boyatzis, 1982; McClelland, 1973), apresenta a competência como um conjunto de qualificações ou características subjacentes à pessoa (como conhecimentos, habilidades e atitudes), que permitem a ela realizar um trabalho ou lidar com uma dada situação.
A segunda, representada sobretudo por autores franceses (e.g., Le Boterf, 1999; Zarifian, 1999), associa a competência não a atributos ou qualificações da pessoa, mas sim às suas realizações em um dado contexto, ou seja, àquilo que o indivíduo produz ou realiza no trabalho.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000100019
-
A corrente Norte americana diz que competência é algo intríseco: CHA - Conhecimentos, Habilidade e Atitudes, só é competente quem detém essas três habilidades
A Corrente Francesa diz que competência são entregas, então é algo extríseco, Só é competente quem alcança resultados
A corrente integradora diz que competência é o CHA Expresso em um determinado contexto, a Corrente integradora une as duas correntes e é o conceito mais aceito hoje em dia
-
Corrente francesa -> Zarifian = competência como algo extrínseco (desempenho contribuição)
Segunda linha americana -> define competência como algo intrínseco (CHA)
Andréia Ribas
GAB CERTO
-
CORRENTE AMERICANA: pela abordagem americana a competência se faz
presente quando juntamos os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de maneira a alcançar os resultados desejados para a empresa ou instituição.
CORRENTE FRANCESA: trazida por autores como Le Boterf e Zarifian, rejeitava o conceito americano e dizia que não podíamos limitar a noção de competências às qualificações dos indivíduos. Teríamos três propostas de definição de competências:
a) Capacidade do indivíduo de tomar iniciativa e assumir responsabilidades;
b) Entendimento prático das situações;
c) mobilizar diversos atores em torno de uma mesma situação e fazê-los assumir áreas de corresponsabilidade.
Já de acordo com Le Boterf, o conceito de competência está associado à ideia de valor e entrega.
CORRENTE INTEGRADORA: busca integrar essas duas abordagens em uma só. Englobaria a aplicação desses conhecimentos, atitudes e habilidades no contexto do trabalho, gerando resultados e a “entrega” de valor à instituição.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Corrente integradora busca integrar a abordagem francesa e americana: englobaria conhecimentos, atitutes e habilidades no contexto do trabalho, gerando resultados e "valor" a instituição.
Prof. Rodrigo Rennó
Estratégia Concursos
-
Interessante, a mesma questão que caiu em outra prova: Q105991
-
CORRETO.
_______________________________________
Comentário: (...) Embora não exista, mesmo diante de um mesmo panorama econômico e organizacional, unanimidade quanto ao conceito de competência, podem-se destacar três correntes conceituais na compreensão deste construto:
a) a corrente inglesa, que o define como aspectos ligados à tarefa e à mensuração de desempenho e resultados;
b) a corrente francesa, que a indica como resultante de processos de aprendizagem (SANT’ANNA, 2002);
c) e a corrente norte-americana, que concebe competência como um conjunto de qualificações que permite ao indivíduo apresentar desempenho superior em determinada circunstância.
Nesta concepção, as competências podem ser previstas e estruturadas de modo a se estabelecer um conjunto ideal de capacida des de modo a que a pessoa, ao aplicá-las, desenvolva performance superior em seu trabalho (BARBOSA; RODRIGUES, 2005; DUTRA, 2008).
(...) outra vertente tem-se destacado, à medida que se adota uma perspectiva integradora, buscando definir a competência a partir da junção de concepções das referidas correntes – anglo-americana e francesa. (...) A competência é entendida, então, não apenas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para exercer certa atividade, mas também como o desempenho da pessoa em determinado âmbito, em termos de comportamentos adotados no trabalho e realizações decorrentes (BRANDÃO, 2006). (...)
_______________________________________
http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Administracao_FerreiraVA_1.pdf
-
É só lembrar do CHA
C
-
CORRETA
CORRENTE AMERICANA: COMPETÊNCIA É O SOMATÓRIO DOS ELEMENTOS ---------------> CONHECIMENTO + HABILIDADES + ATITUDES.
CORRENTE FRANCESA: CAPACIDADE DE ASSUMIR RESPONSABILIDADES, RELACIONADA AO CONCEITO DE ENTREGA DE RESULTADOS
CORRENTE INTEGRADORA: ASSOCIA OS DOIS CONCEITOS EM UM SÓ.
-
É o CHA + Entrega/Resultados.
C
-
CHA expresso
Americana: CHA (conhecimento + habilidade + atitudes)
Francesa: reultado (é a expressão)
-
Lembra que dissemos que a corrente americana trouxe o conceito intrínseco de competência, como os conhecimentos, habilidades e atitudes de um indivíduo? E que a corrente francesa definiu competências como algo extrínseco, ligado ao fato de o trabalhador gerar valor para a organização? Então... a corrente integradora veio unir essas duas definições, trazendo também a ideia de que o contexto organizacional faz toda a diferença para as competências. Dessa forma, define competências como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de um indivíduo, os quais geram valor para determinados contexto e estratégia organizacionais. Como esse conceito é o mesmo trazido pela questão, podemos julgá-la como correta.
Gabarito: C
-