-
ERRADA, mas fiz errado.
Na verdade, as competências profissionais devem ser reveladas mesmo antes de acontecer uma situação negativa.
-
[...] as competências humanas são reveladas quando as pessoas agem ante as situações profissionais com as quais se deparam e servem como ligação entre os atributos individuais e a estratégia de organização. Assim, agregam valor econômico e valor social a indivíduos e a organizações, na medida em que contribuem para a consecução de objetos organizacionais e expressam o reconhecimento social sobre a capacidade das pessoas [...]. E a pessoa expressa a competência quando gera um resultado no trabalho, decorrente da aplicação conjunta de conhecimentos, habilidades e atitudes – os três recursos ou dimensões da competência. (CARBONE. 2006, p. 44)
http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=qiaja20cf
-
Conforme o livro Gestão de pessoas para concursos, da Andreia Ribas: "As competências individuais/pessoais/humanas/profissionais são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização."
-
As competências individuais ou profissionais se revelam de acordo com o papel que o indivíduo ocupa na empresa.
-
Engraçado como essa matéria tem grande número de respostas erradas nas questões.
-
As competências humanas são reveladas quando as pessoas (e não as organizações) agem ante as situações profissionais com as quais se deparam e servem como ligação entre os atributos individuais e a estratégia de organização.
http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=qiaja20cf#i
-
Quando as competencias são reveladas?
No momento em que o funcionário atinge ou extrapola resultados.
O elo está nos resultados(algo extrinseco) - abordagem francesa e nos atributos individuais(algo intrínseco) - abordagem americana.
Corrigindo:
As competências profissionais são reveladas quando O INDÍVIDUO, diante das situações com as quais se defronta no contexto ORGANIZACIONAL, serve de elo entre os atributos individuais e os RESULTADOS apresentados NA organização.
Espero ter ajudado!
-
Tem que estudar com uma bola de cristal ao lado, mto subjetiva! =/
-
Competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, dentro de determinado contexto organizacional. As competências são reveladas, então, quando as pessoas agem em face das situações profissionais com as quais se defrontam. Servem como nexo entre as condutas individuais e a estratégia da organização.
Fonte: ZARIFIAN, P. A gestão da e pela competência. Rio de Janeiro, Seminário Educação Profissional, Trabalho e Competências, Centro Internacional para a Educação, Trabalho e Transferência de Tecnologia, 1996. mimeo.
Gabarito: Errado
-
Na verdade não são Competências Profissionais e sim Competências Essenciais: essas são as competências básicas e fundamentais que as pessoas devem possuir para o sucesso da organização em relação a seus clientes, sociedades e aos concorrentes, ou seja, entender o mercado. Procurar nas pessoas que trabalham nela quais as competências necessárias para que alcance os seus objetivos.
-
Meu raciocínio para responder a questão foi o seguinte:
As competências profissionais seriam reveladas durate o MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS >>>> Competências necessárias e disponíveis!!!
Daí lendo os valiosos comentários dos colegas, vi na colaboração da colega Marília a definição da assertiva:
Competências humanas: Reveladas quando as pessoas agem ante as situações profissionais com as quais se deparam e servem como ligação entre os atributos individuais e a estratégia de organização.
Alguém discorda ou concorda com essa linha de raciocínio?
Críticas são bem vindas!!!
-
Meu Pai!
-
Essa questão não faz o menor sentido! Vamos colocá-la na ordem direta:
"As competências profissionais são reveladas quando a organização serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização, diante das situações com as quais se defronta no contexto de mercado."
Oi?
-
De acordo com Carbone,2006 pg 44
as competências humanas se revelam quando as pessoas diante de situações profissionais entram em ação e também servem de elo entre os atributos individuais e as estratégias da organização.
AVANTE,COMBATENTES !!!
-
Fico admirada como existem pessoas que acertam um "trem" desse! =(
-
Matéria podre! Podre, podre, podre!
-
essa materia é do cão juntamente com o cespe.
-
Excelente comentário do Joás Souza.
Vamos à questão.
As competências profissionais (são competências individuais, e não organizacionais) são reveladas quando a organização, diante das situações com as quais se defronta no contexto de mercado, serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização.
Transcrevendo o comentário de Joás Souza:
"De acordo com Carbone, 2006, pg 44:
as competências humanas se revelam quando as pessoas, diante de situações profissionais, entram em ação e também servem de elo entre os atributos individuais e as estratégias da organização".
-
É o tipo de questão que merece ficar em branco na hora da prova.
-
-
As competências individuais / pessoais / humanas / profissionais
são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização; são reveladas quando as pessoas agem diante as situações profissionais com as quais se deparam e servem como ligação entre os atributos individuais e a estratégia de organização.
Assim, agregam valor econômico e valor social a indivíduos e a organizações, na medida em que contribuem para a consecução de objetos organizacionais e expressam o reconhecimento social sobre a capacidade das pessoas [...].
E a pessoa expressa a competência quando gera um resultado no trabalho, decorrente da aplicação conjunta de conhecimentos, habilidades e atitudes – os três recursos ou dimensões da competência.
-
O INTERESSE DA ORGANIZAÇÃO EM IDENTIFICAR ESSAS COMPETÊNCIAS JÁ COMEÇA NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAS. MAS, SÃO MAIS PERCEPTÍVEIS DIANTE DA ATITUDE DO INDIVÍDUO QUANDO SE DEPARA COM UMA DETERMINADA SITUAÇÃO PROBLEMA NO AMBIENTE PROFISSIONAL.
VAMOS NOS COLOCAR NA SITUAÇÃO, POIS TODOS AQUI QUEREMOS PASSAR EM UM DETERMINADO CONCURSO. A NOSSA CAPACIDADE SE TORNA MAIS PERCEPTÍVEL QUANDO RESOLVEMOS QUESTÕES, OU SEJA, DIANTE DE UMA SITUAÇÃO QUE TENDE E OCORRER NO AMBIENTE DA PROVA.
GABARITO ERRADO
-
Sabemos que a competência é primeiramente vista no mapeamento, porem o que impede de no exercicio das atribuições, aliando com a estrategia da empresa, elas serem reveladas ? ja que o cespe cobrou errado, então passamos a interpretar que antes de o funcionario ir para o mercado a competência deve , obrigatóriamente, ser mapeada previamente antes de ser colocar o funcionario nas atribuições para desempenhar o trabalho de mercado citado.
-
errado
As competências humanas são reveladas quando as pessoas (e não as organizações) agem ante as situações profissionais com as quais se deparam e servem como ligação entre os atributos individuais e a estratégia de organização.
-
errado
As competências humanas são reveladas quando as pessoas (e não as organizações) agem ante as situações profissionais com as quais se deparam e servem como ligação entre os atributos individuais e a estratégia de organização.
O INTERESSE DA ORGANIZAÇÃO EM IDENTIFICAR ESSAS COMPETÊNCIAS JÁ COMEÇA NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAS. MAS, SÃO MAIS PERCEPTÍVEIS DIANTE DA ATITUDE DO INDIVÍDUO QUANDO SE DEPARA COM UMA DETERMINADA SITUAÇÃO PROBLEMA NO AMBIENTE PROFISSIONAL.
VAMOS NOS COLOCAR NA SITUAÇÃO, POIS TODOS AQUI QUEREMOS PASSAR EM UM DETERMINADO CONCURSO. A NOSSA CAPACIDADE SE TORNA MAIS PERCEPTÍVEL QUANDO RESOLVEMOS QUESTÕES, OU SEJA, DIANTE DE UMA SITUAÇÃO QUE TENDE E OCORRER NO AMBIENTE DA PROVA.
GABARITO ERRADO
-
Tentem ler da seguinte forma:
As competências profissionais são reveladas quando a organização, diante das situações com as quais se defronta no contexto de mercado, serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização.
Como ela servirá de elo para ela mesmo!!! Outra observação é que as competências profissionais estão relacionadas às pessoas.
-
Sangue de jesus tem poder! questão do capeta...
-
PqP!!!!!
-
E o pulso ainda pulsa.......
-
E você lê artigos, matérias, livros, busca em sites do Governo, materiais do ENAP, assiste aulas e vem a Cespe com umas questões tiradas sei lá de onde, carregada de subjetivismo e pior: quando você sabe de onde vem percebe que só acertaria se decorasse a m....... do parágrafo!
QUANDO TEREMOS LEGISLAÇÃO PARA REGULAR AS GRACINHAS DESSAS BANCAS?!?!?Parece até que pegam tudo o que tem no edital e procuram coisas "que ninguém" lê para dar volta no assunto, sendo que tem tanta coisa já chata e OBJETIVA para cobrar.
Desculpem o desabafo, depois de ver que em 240 questões de Gestão de Pessoas a maioria é nessa pegada. Haja paciência!!
#sacoooo
-
MEU PAI AMADO!!! SOCORREI-ME!!!!
Que matériazinha chaaaata! Acertei, fiquei toda feliz, fui ler os comentários, vi que acertei pensando errado... ou seja, errei! kkkkkkkkkkkkk
É rir pra não chorar de uma desgraça dessas....
-
Nessas matérias (gestão de pessoas, administração, etc) as bancas jogam o assunto no Google e copiam e colam qualquer frase na prova...
-
Achou esses examinadores fumam um troço antes de fazerem questões desse tipo.
-
Esta matéria é igual uva-passa em festa de fim de ano: UM HORROR!
Quando estou com muito sono, a uso como sedativo; é tiro e queda.
-
As competências profissionais são reveladas quando a organização, diante das situações com as quais se defronta no contexto de mercado, serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização. ERRADA
Chiavenato chama competências pessoais também de competências individuais/humanas ou profissionais. Sendo assim, a questão estaria correta. Retiraram a frase de um autor específico e fizeram a questão.
______________
...as competências humanas são reveladas quando as pessoas agem ante as situações profissionais com as quais se deparam e servem como ligação entre os atributos individuais e a estratégia de organização. ... (CARBONE. 2006, p. 44)
__________________________________________________________________
Competências pessoais (competências individuais/humanas ou profissionais): são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização. As competências pessoais conduzem às competências organizacionais; estas, às competências de gestão e, por fim, às competências essenciais.
Fonte: Administração Geral e Pública – Chiavenato
-
Pior que essas questões imbecis são as pessoas tentando fundamentar a resposta. Ainda não perceberam que eles formulam a questão da própria cabeça. Por um minuto passa uma vontade de dar uma voadora nesses examinadores. Mas só por um minunto mesmo. #sqn :)
-
O INTERESSE DA ORGANIZAÇÃO EM IDENTIFICAR ESSAS COMPETÊNCIAS JÁ COMEÇA NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAS. MAS, SÃO MAIS PERCEPTÍVEIS DIANTE DA ATITUDE DO INDIVÍDUO QUANDO SE DEPARA COM UMA DETERMINADA SITUAÇÃO PROBLEMA NO AMBIENTE PROFISSIONAL.
VAMOS NOS COLOCAR NA SITUAÇÃO, POIS TODOS AQUI QUEREMOS PASSAR EM UM DETERMINADO CONCURSO. A NOSSA CAPACIDADE SE TORNA MAIS PERCEPTÍVEL QUANDO RESOLVEMOS QUESTÕES, OU SEJA, DIANTE DE UMA SITUAÇÃO QUE TENDE E OCORRER NO AMBIENTE DA PROVA.
GABARITO ERRADO
As competências profissionais são reveladas quando a organização, diante das situações com as quais se defronta no contexto de mercado, serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização. ERRADA
Chiavenato chama competências pessoais também de competências individuais/humanas ou profissionais. Sendo assim, a questão estaria correta. Retiraram a frase de um autor específico e fizeram a questão.
______________
...as competências humanas são reveladas quando as pessoas agem ante as situações profissionais com as quais se deparam e servem como ligação entre os atributos individuais e a estratégia de organização. ... (CARBONE. 2006, p. 44)
__________________________________________________________________
Competências pessoais (competências individuais/humanas ou profissionais): são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização. As competências pessoais conduzem às competências organizacionais; estas, às competências de gestão e, por fim, às competências essenciais.
Fonte: Administração Geral e Pública – Chiavenato
-
Ué, mas o corpo da organização não são os funcionários!? Sem eles existe organização!? Quando se fala em organização competente não subentende seu capital humano!? Afs
Acho que caberia recurso!
-
Errada, Já a abordagem francesa, trazida por autores como Le Boterf e Zarifian, rejeitava o conceito americano e
dizia que não podíamos limitar a noção de competências às qualificações dos indivíduos.
Para Zarifian, teríamos três propostas de definição de competências:
• Capacidade do indivíduo de tomar iniciativa e assumir responsabilidades;
• Entendimento prático das situações;
• Faculdade de mobilizar diversos atores em torno de uma mesma situação e fazê-los assumir áreas
de corresponsabilidade.
Já de acordo com Le Boterf:
• “O conceito de competência está associado à ideia de valor e entrega a determinado contexto de
forma independente do cargo, isto é, a partir da própria pessoa”.
Existe também uma corrente “integradora” que busca integrar essas duas abordagens em uma só.
Assim, o conceito de competências englobaria a aplicação desses conhecimentos, atitudes e habilidades
no contexto do trabalho, gerando resultados e a “entrega” de valor à instituição.
-
A própria organização é o elo, entre os atributos individuais e suas estratégias e objetivos.
-
pelo menos dessa eu não reclamo. Tem que estar atento às palavras!
-
ERRADO
As competências profissionais são reveladas quando O INDIVÍDUO, diante das situações com as quais se defronta no contexto ORGANIZACIONAL, serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização.
-
ERRADO
Em síntese, parece que trata-se das competências essesciais, pois são elas que diferenciam a Organização quando esta se defronta com situações de contextos peculiares no mercado. São competências que, em tese, nao são passíveis de serem imitadas por concorrentes.
Quando o enunciado fala em ''atributos individuais'', claramente está se referindo aos atributos individuais da organização, e não ás ''competências individuais'' dos profissionais.
(Cespe/INSS/Analista Administrativo/2008) Competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.
CERTO
Ainda....
Competências individuais (pessoais, humanas ou profisssionais) - são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização.
Competências Essenciais (core competences) - são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes.
fonte: Andréia Ribas e Cassiano Salim. Gestão de Pessoas para Concursos, 2015. Página 82.
-
A questão não tem coesão nenhuma.
-
No dia que eu alguém me disser que o Direito é subjetivo, vou pegar as questões de gestão de pessoas do CESPE e passar na cara dessa pessoa.
-
A matéria por vezes é bem subjetiva. O CESPE acha pouco e piora a estrutura da frase para dá um nó nos miolos, como se j´não fosse o bastante a pressão, o tempo de prova e lá vai o trem de obstáculos que o concurseiro só aprende a superar com experência.
-
Ahhh! Li reLeVadas. sacanagi, mai broder!
-
As competências profissionais são reveladas quando a organização, diante das situações com as quais se defronta no contexto de mercado, serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização.
Competencias profissionais são reveladas quando cada individuo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na ORGANIZACÃO.
e nao quando uma situação se vincula a outra . elas nao são reveladas quando uma serve de elo para outra situação .
-
Filtrei > Gestão por competências> Cespe
resultado: 185 questões -
comentadas: 31 !
Fala sério QC!
A professora Karen em Adminsitração explica bem, mas em Gestão de Pessoas não tá dando não.
-
Core competence ou competências essenciais ou críticas são competências da
ORGANIZAÇÃO.
Conhecimento, habilidades e atitude, são competências do INDIVÍDUO necessárias à organização.
-
Gab: ERRADO
A questão erra por misturar as competências PESSOAIS dos indivíduos com as INSTITUCIONAIS das organizações. Veja!
- Competência Organizacional: CORE COMPETENCE, Competências Essenciais ou Críticas, essas são tidas como difíceis ou quase impossíveis de serem copiadas pelos concorrentes, é totalmente interna à organização e é o que a diferencia das demais.
- Competências Individuais: CHA, que é o Conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos indivíduos. Essas competências devem estar integradas e elas só existirão se forem em conjunto, se houver apenas 1 ou 2 já dizemos que o CHA foi quebrado.
Nesse sentido, então, quando voltamos para a questão, percebemos que a banca mistura as duas competências, pois as que são PROFISSIONAIS são as dos indivíduos e as institucionais são da organização. Apesar de coexistirem, possuem funções diferentes no contexto de mercado. Com isso, gabarito errado!
--------
OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!