-
ERRADA.
Essa fase, chamada de turbulência, pode levar a propensão de GANHOS para a equipe de trabalho. Se as pessoas se preocupam com sua reputação, adotam estratégias ameaçadoras ou provocam seus adversários, é porque tem-se limitações impostas ao comportamento de cada membro. Nesta fase, vai se estabelecendo uma espécie de hierarquia das relações dentro do grupo.
-
Alguém sabe o embasamento teórico dessa questão?
-
Fabiana, acredito que a teoria abaixo é a abordada pela questão.
"5
estágios de desenvolvimento dos grupos:
1. Formação: Membros estão se conhecendo e começando a interagir
com os comportamentos e normas aceitáveis. É neste momento que os membros começam
a pensar em si mesmos como partes do grupo.
2. Tormenta/atrito/turbulência: Ocorrem conflitos no grupo. Os indivíduos já
reconhecem a existência do grupo, mas tendem a resistir às limitações impostas
ao seu comportamento individual. Os membros medem força, estabelecendo uma hierarquia
das relações dentro do grupo. Após o encerramento desta etapa, esta hierarquia
estará relativamente clara para os membros do grupo.
3. Normatização/normação: Indivíduos passam a ter um relacionamento mais
próximo, fortalecendo o próprio grupo. Os membros começam a agir como uma
unidade coordenada.
4. Desempenho/atuação:
O grupo já está coeso e trabalha com foco no
desempenho das tarefas a serem realizadas. Nos grupos
permanentes de trabalho, esta pode ser considerada a última
etapa de formação.
5. Interrupção: É a etapa que prepara o grupo para seu fim. Como as
atividades deverão ser concluídas e o grupo dissolvido, o foco deixa de ser o
desempenho das tarefas e passa para o encerramento dos trabalhos. Nesta etapa,
podem surgir sentimentos conflitantes dentro do grupo – enquanto alguns membros
se sentem mais felizes com o fim de uma etapa, outros ficam abatidos com o encerramento
do grupo.
Com base no modelo de cinco estágios, é possível considerar que os grupos se tornam mais eficazes à medida que chegam até o estágio do desempenho.
Apesar disso, existe também outra forma de compreender a melhoria da eficácia no grupo ao longo das etapas: como alguns grupos tendem a funcionar melhor com níveis de conflito mais altos (por exemplo: os grupos ligados à inovação), é possível que seu fundamento seja prejudicado quando ele avança nas etapas. É que eles poderiam funcionar com maior eficácia no estágio da tormenta (quando há mais conflitos) do que no do desempenho (quando há menos conflitos)!"
Fonte: Material de Administração Geral e Pública do Prof. Carlos Xavier. Grupos e Equipes de Trabalho. Estratégia Concursos.
-
"Ocorre conflito interpessoal na fase de agressão e destruição, com grande propensão a perdas para a equipe de trabalho, quando as pessoas se preocupam com sua reputação, provocam seus adversários e adotam estratégias ameaçadoras no trabalho."
"3 - Afastamento É uma atitude inassertiva e não cooperativa. Ao se afastar a pessoa não se empenha em satisfazer os seus interesses, nem tampouco coopera com a outra pessoa. O indivíduo coloca-se diplomaticamente à margem do conflito, às vezes adiando o assunto para um momento mais adequado ou, então, simplesmente recuando diante de uma situação de ameaça (física, emocional ou intelectual).
Eis algumas ocasiões em que o estilo afastamento pode ser adotado:
- Quando o custo de um confronto é maior do que o benefício que o resultado possa trazer.
- Se ambas as partes considerarem a questão pouco significativa.
- Quando as duas partes precisarem reduzir as tensões e esfriar a cabeça.
- Para resguardar sua neutralidade ou reputação.
- Quando há uma real possibilidade do problema sumir sozinho."
-
Item ERRADO.
A escalada do conflito ocorre quando a interação entre as partes sofrem mudanças ao nível ou intensidade do conflito (Rubin et al., 1994; Thomas, 1992). A escalada reflete no aumento de quantidade de temas em disputa, na hostilidade crescente, no recurso a objetivos e exigências mais ambiciosas, no uso crescente de tácticas coercivas, no empobrecimento dos níveis de confiança mútua e na rigidificação das posições. Os níveis de escalada do conflito, segundo Thomas (1992), podem ser:
1) Racionalidade e controle – As partes têm consciência das tensões, mas tentam saná-las de modo racional e controlado. Ainda adotam algum comportamento cooperativo.
2) Rompimento da relação – A relação entre as partes passa a ser principal fonte da tensão [ERRO NO ITEM] (o conflito interpessoal ocorre nesta fase, não na fase de agressão e destruição, como afirma a questão). A desconfiança desrespeito e hostilidade pessoais tomam lugar. Cada parte já não encontra mais modos de resolver o problema conjuntamente, encarando a outra como mero empecilho.
3) Agressão e destruição – Predominam o desejo de destruição mútua. Cada parte encara a outra como desprovida de dignidade e credibilidade. Qualquer proposta de resolução positiva é negativamente encarada. As partes adotam estratégias irracionais que podem colocar em risco a própria sobrevivência. (não do grupo ou equipe, como afirma a questão) --> [ERRO NO ITEM].
Fonte: http://www.academia.edu/5323789/CONFLITOS_GEST%C3%83O_DE_CONFLITOS_INSTITUT0_POLIT%C3%89CNICO_DE_COIMBRA
-
-
ERRADO
Ocorre conflito interpessoal na fase de agressão e destruição, com grande propensão a ganhos para a equipe de trabalho, quando as pessoas se preocupam com sua reputação, provocam seus adversários e adotam estratégias ameaçadoras no trabalho
"Tormenta/atrito: é o estágio no qual acontecem vários conflitos no grupo. Os indivíduos já reconhecem a existência do grupo, mas tendem a resistir às limitações impostas ao seu comportamento individual. Além disso, é durante a tormenta que os membros medem força, estabelecendo uma espécie de hierarquia das relações dentro do grupo. Após o encerramento dessa etapa, esta hierarquia estará relativamente clara para os membros do grupo." (CARLOS XAVIER, 2016)
Não precisam se atentar aos nomes usados, o Cespe já cobrou esse assunto com variados nomes, o importante é essa denotação de conflito. Geralmente, a banca tenta induzir o candidato ao erro dando um aspecto negativo a essa fase, enquanto a verdade é que se trata de uma etapa de fundamental importância na formação de uma equipe
-
Ocorre conflito interpessoal na fase de agressão e destruição, com grande propensão a perdas para a equipe de trabalho - visão clássica do conflito - NEGATIVO;
Visão moderna: o conflito é positivo, pode gerar ganhos.
-
Nessas matérias acerta mais quem responde o contrário da lógica.
-
Rezem o terço da providência todos os dias!
-
Passa quem deixa mais em branco, kkkkk
-
O erro da questão encontra- se na afirmação de que pessoas preocupadas com sua reputação "provocam seus adversários e adotam estratégias ameaçadoras no trabalho", quando na verdade, a preocupação com a reputação reforça o comportamento de esquivar se de situações que a coloquem em evidencia do grupo- principalmente comportamentos negativos- logo a adoção de comportamentos de neutralidade ou afastamento condizem com relato exposto pela assertiva.
-
Como disse a professora no vídeo: a pessoa que está preocupada com sua reputação se afasta e não se envolve em conflitos. Logo, a questão está errada.