-
Documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional. Assim, todo documento digital é eletrônico, mas nem todo documento eletrônico é digital.
http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/perguntas-mais-frequentes.html
-
Comentário do Prof. Adriel, do site TecConcursos.
O item está CERTO.
Documento digital é a informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional.
Vejamos, ainda, outros conceitos trazidos pelo Anexo da RESOLUÇÃO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012 (CONARQ), que aprova as diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais.
Autenticidade: qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração. A autenticidade é composta de identidade e integridade.
Autenticação: declaração de autenticidade de um documento arquivístico, num determinado momento, resultante do acréscimo de um elemento ou da afirmação por parte de uma pessoa investida de autoridade para tal.
Documento autêntico: documento que teve sua identidade e integridade mantidas ao longo do tempo.
Documento arquivístico: documento produzido ou recebido por uma pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e retido para ação ou referência.
Documento arquivístico digital: documento digital reconhecido e tratado como um documento arquivístico.
Forma: aparência ou apresentação do documento.
Conteúdo: informação contida no documento.
Composição: relação entre os dados de forma e conteúdo do documento digital que permite sua apresentação.
Presunção de autenticidade: inferência da autenticidade de um documento arquivístico feita a partir de fatos conhecidos sobre a maneira como aquele documento foi produzido e mantido.
Confiabilidade: credibilidade de um documento arquivístico enquanto uma afirmação do fato. Existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no processo de sua produção.
GABARITO: CERTO.
-
Gabarito: correto
De acordo com a Resolução 37 do Conarq, pág 3,
Documento digital: informação registrada, codificada em dígitos
binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional
-
CESPE - 2017
Um documento arquivístico digital é aquele que tem a informação resultante das atividades de pessoas físicas ou jurídicas registrada em dígitos binários, acessível em sistemas computacionais gerenciados. (C)
-
Tem que ter coragem de maracr certo uma questão com "Todo". Só acertei porque está mais pra informática do que pra arquivologia.
-
Aos não assinantes , gabarito: 01100011 01101111 01110010 01110010 01100101 01110100 01101111
-
Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: ME
A legislação arquivística brasileira considera documento arquivístico digital aquele codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado em sistema computacional. ( CERTO )
-
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
Documento digital: Documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional.
Documento eletrônico: Gênero documental integrado por documentos em meio eletrônico ou somente acessíveis por equipamentos eletrônicos, como cartões perfurados, disquetes e documentos digitais.
Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf (pág 75)
-
Engraçaralho pra cadinho
-
Resolução: lembre-se do conceito de documento arquivístico digital.
Documento arquivístico digital é a informação registrada, codificada em dígitos binários; produzida ou recebida; tramitada e armazenada por sistema computacional; dotada de organicidade e com elementos suficientes para servir como prova das atividades de um órgão, entidade ou pessoa.
Resposta: certa
-
se é digital é codificado em digito binário, falou em digito binário já lembra de documento digital.
-
Documento Digital: é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de um sistema computacional.
Documento Eletrônico: é um documento registrado em forma analógica ou binária e acessível por meio de um equipamento eletrônico.
TODO DOCUMENTO DIGITAL É UM DOCUMENTO ELETRÔNICO MAS NEM TODO DOCUMENTO ELETRÔNICO É UM DOCUMENTO DIGITAL.
"Derrotado não é quem perde mas sim quem desiste... Avante!"
-
Lembre-se --> digital vem de ''dígitos binários''
-
Para responder essa questão, é necessário saber o conceito de documento digital para que se possa analisar se a codificação em dígitos binários, ou seja, 0 e 1, faz parte do seu conceito.
Segundo o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-Arq Brasil,
Documento digital é a informação registrada, codificada em dígitos binários e acessível por meio
de sistema computacional.
O conceito corrobora com a assertiva, o que a torna correta.
Fonte: e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. 1.1. versão. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2011.
Gabarito do Professor: CERTO.