-
A avaliação processual é a avaliação contínua.
A avaliação pontual é a de resultado.
-
Avaliação dos processos (formativa) de resultados (somativa) é uma fase posterior ao período previsto para o planejamento.
Processos e resultados são palavras que não devem ser misturar em uma questão.
-
Quando se planeja já se objetiva a avaliação. Portanto, a avaliação não será uma fase posterior.
-
Enunciado confuso, dá pra responder sabendo que a avaliação é contínua, não obstante é abordado o tipo de avaliação que acontece sim depois que é a dos resultados obtidos. A avaliação tem várias fases e não confundi-las é importante.
-
O planejamento é fundamental para uma prática pedagógica de qualidade. Trata-se de uma antecipação mental da ação. Já a avaliação, elemento importante no processo educativo, mostra o nível de aprendizado dos alunos e indica ao professor o andamento do seu trabalho, pontos fortes e pontos a serem melhorados em sua prática.
De acordo com Luckesi (2011) o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando.
Dessa forma, planejar e avaliar são duas ações que se complementam, que estão entrelaçadas. O professor avalia para analisar o aprendizado dos alunos, a partir da avaliação pode planejar sua prática e, depois, voltar a avaliar. Trata-se de um processo dialógico.
A avaliação posterior está voltada apenas para os resultados, sendo, portanto, classificatória, e não diagnóstica.
Portanto, a avaliação tanto faz parte do planejamento como serve de subsídio para ele. Ambos devem caminhar juntos.
A AFIRMAÇÃO ESTÁ ERRADA.
-
A avaliacao tem que estar previamente inserida no planejamento do professor
-
Gabarito Incorreto! Não ocorre em fase posterior, e sim, concomitantemente ao processo.
Avaliacao do processo = ocorre ao longo do processo .. início ( diagnóstica) , durante e ao longo (formativa) e final e resultado ( somativa)