Desse modo, pode-se dizer, a partir de sobre o Édipo, que as relações de poder efetuam diferenciações nas individualidades, sujeitando-as sempre (...)
(...) "É uma forma de poder que faz dos indivíduos sujeitos" Foucault , 1994, p 227
Artigo: Édipo foucaultiano
De acordo com Nalli (2000), que se baseou na Segunda Conferência de A verdade
e as formas jurídicas - Sobre o Édipo -, pode-se
observar alguns temas constantes na reflexão genealógica de Foucault do Édipo-Rei de Sófocles, tais
como:
1. O conceito de “discurso" concebido por Foucault nessa
conferência trouxe uma série de elementos da fase arqueológica, mas já se apresenta como uma concepção pragmática de discurso;
2. essa concepção pragmática de “discurso" coincide com sua
concepção de poder, enquanto relações de força;
3. essa concepção de “poder" é fundamental para explicar a
constituição e proliferação de discursos e, por conseguinte, de saber;
4. o poder é elemento importante na constituição de discursos
verdadeiros;
5. o poder produz e diferencia individualidades e sujeitos (sejam eles escravos ou senhor, ou governante);
6. o poder político do governo e do estado podem e devem ser
compreendidos a partir das relações de poder que lhes antecedem
estruturalmente, e não que se irradiam a partir deles.
NALLI, M. A. G. Édipo foucaultiano. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 12(2): 109-128, nov., 2000.
GABARITO: A