SóProvas


ID
1815508
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder à questão.

    Em um site dedicado ao esclarecimento de dúvidas diversas entre internautas, foram encontrados uma pergunta e um conjunto de respostas sobre o significado da expressão ‘gato e sapato’. Abaixo, estão reproduzidos alguns desses textos, com adaptações e sem identificação dos autores.

I. Qual o significado da expressão ‘gato e sapato’? Sempre dizem, por exemplo: ‘Separe-se deste cara, ele faz gato e sapato de você!’. Bom, eu sei q quer dizer ‘fazer o que quiser com alguém’, mas o q eu quero saber é por que é gato e sapato...
Afinal, o que tem a ver gato com sapato???


II. Gato é o cara, sapato é você; aí sim, ele faz o que quer de você. Se você é o Gato, ele é o sapato e sofre na sua mão.
Imagine um gato brincando com um sapato. [...]
Além de tudo, tem a rima que ajuda na memorização e dá força ao dito popular.


III. Gato é o mesmo que dizer: tratar você como animal
(como se os animais não merecessem todo nosso carinho)
sapato: é uma coisa que a gente pisa nela
entendeu?


IV. Tratar você de qualquer maneira, sem um jeito especial.
Eu acho que porque o gato e o sapato chuta-se para o lado pra você não tropeçar. O gato tem mania de parar na sua frente de repente, ele não sai e você acaba chutando ele para o lado, e com o sapato é a mesma coisa, quando alguém deixa o sapato no meio do caminho você não chuta? Eu penso que seja isso!


V. Eu acho que o certo é: fazer do gato um sapato! Quer dizer, fazer um sapato do couro do gato! [...] 

Consideradas as formas linguísticas em seus contextos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • aA significação mais saliente de sofre na sua mão (II) é a que remete a castigos físicos, uma das possíveis acepções de fazer de gato e sapato. ERRADA

    Sofrer na mão não quer dizer castigo físico. Aqui em Minas quano se dizer "sofrer na mão de alguém" quer dizer que a pessoa passou por muitas coisas ruins quando estava com a pessoa; mas não necessariamente castigo físico.

    bEm você acaba chutando ele para o lado (IV), o verbo auxiliar agrega aspecto resultativo à ação. 

    CERTO, GABARITO B. Sim, o verbo auxiliar ACABA da força à ação de movimento do verbo chutar.  

    cNas estruturas ...ele não sai [do caminho] e ...você não [o] chuta
    (IV), vemos manifestada a propriedade da língua de licenciar sentenças com categorias vazias; nesses dois casos, a categoria vazia corresponde ao mesmo tipo de complemento.ERRADA

    Nessa não tenho plena certeza (se eu estiver errada corrijam-me, por favor). Acredito que DO CAMINHO é adjunto adverbial de lugar, porque o verbo sai é intransitivo na frase, portanto, o adjunto é termo acessório. E O é objeto direto de chutar.Quem chuta, chuta algo ou alguém, no caso, não O CHUTA.

    dEm Gato é o cara, sapato é você; aí sim, ele faz o que quer de você (II), o segmento destacado serve para confirmar, sem qualquer correção ou ajuste, o que foi dito em I: ‘Separe-se deste cara, ele faz gato e sapato de você!’ERRADA

    Essa é tranquila. A expressão AÍ SIM, não tem nada a ver com a frase oferecida pelo enunciado e,sim, vejo como um resumo da frase anterior: Gato é o cara, sapato é você; AÍ SIM.

    eEm quando alguém deixa o sapato no meio do caminho você não chuta? (IV), o pronome destacado é índice de indeterminação do sujeito, não podendo ser interpretado como uma referência ao autor da pergunta que motivou a interação.  ERRADA

    Nós não sabemos que é esse ALGUÉM, mas isso não significa que o sujeito seja indeterminado e, sim, INDEFINIDO: ALGUÉM. E esse alguém pode sim, ser referênciado à pessoa que fez a pergunta, pois, esse ALGUÉM pode ser qualquer um.

    Bom, eu resolvi a questão dessa maneira, estou aberta a correções.

    Abraços.

  • A) ERRADA - A significação mais saliente de "sofre na sua mão" não se remete a castigos físicos. Vejam que o item II (a referência do termo) nem aborda nada sobre castigos físicos. É uma alternativa cunho interpretativos. A significação mais saliente que podemos inferir da expressão aludida é "fazer o que quiser com alguém" pois vem expressa na I e na II e subtendido nos demais itens.

    B) CORRETA - Perceba que a própria semântica do verbo afirma a correção da alternativa. A frase poderia ser: "ele não sai e você chuta ele para o lado", dessa forma teria a frase uma sentido de adição. Entretanto, quando se acrescenta a locução verbal "acaba chutando" o verbo auxiliar "acabar" emprega na oração um sentido de resultado.

    C) ERRADA - Não se desespere com o "sentença com categoria vazias". Essa é teoria para os estudantes de Letras, veja que essa prova é para professor de português. Dava pra matar a alternativa pela afirmação [de] que "correspondem ao mesmo tipo de complemento". Ora, "do caminho" complementa o sentido do verbo sair e "o" é pronome.

    D) ERRADA - Não possuem relação possível para se fazer essa afirmação. Este é um texto de linguagem informal (não culta). Também não possui uma estrutura coesiva em que os parágrafos vão complementando o sentido do outro na construção da coerência e coesão textual. O item I é uma opinião de um internauta o item II, de outro. Expressão "aí sim" tem sentido conclusivo na oração em que está. O cara é o gato, você é o sapato; DIANTE DISSO/ LOGO / PORTANTO ele faz o que quer de você.

    E) ERRADA - Na alternativa não aparece o pronome destacado. Tem dois pronomes na oração: I - Alguém, pronome indefinido; II - Você, pronome de tratamento. Aparentemente a alternativa se referia ao promone "você", se referindo a quem lhe fez a pergunta. Pode ser atribuido tanto como elemento genérico (todos), quanto ao autor da pergunta de forma direta. No entanto, jamais pode ser índice de indeterminação do sujeito. Para ser IIS a frase teria que ser: "não se chuta?"

    OBS: Na frase Quando alguém deixa o sapato no meio do caminho também seria impossível ser IIS. Quem deixa o sapado  no meio do caminho? Alguém (sujeito indefinido). Não confundam sujeito indefinido com índice de indeterminação do sujeito.