SóProvas


ID
1818733
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito ao estágio probatório. Sobre esse período, analise as afirmativas a seguir.

I. O estágio probatório terá a duração de 3 (três) anos, durante os quais o servidor será avaliado no desempenho do cargo.

II. A avaliação durante o estágio probatório deve considerar a idoneidade moral, a aptidão para o cargo e a disciplina funcional.

III. O servidor deverá demonstrar, para ser bem avaliado, capacidade de iniciativa, senso de responsabilidade e dedicação ao serviço.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas...

    Art. 20, Lei 8.112/90

  • no Art.20 da lei 8112/90 diz que o estágio probatório é de 24 meses, ou seja, 2 anos. está certo?

  • Estágio probatório de 3 anos ??? Só pode ser brincadeira !

  • Para o STF é inconstitucional qualquer prazo de estágio probatório inferior a 3 anos. A banca seguiu esse entendimento.

  • O Estágio Probatório é de dois anos, mas a estabilidade é somente a partir de três anos, por causa disso o STF considerou o estagio probatório como sendo, na prática, de três anos.

  • letra E

    art 41, CF 88

    São estáveis após três anos de efetivo exercicios os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • Não concordo com os fatores de avaliação, já que o rol do 20, não contém alguns itens expostos nos enunciados II e III. Mas se rol for aberto, exemplificativo estará correta! É isso???? 

  • Letra D 

    Lei 8.112/90 art. 20

  • Lei 8112, Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  I - assiduidade;  II - disciplina;  III - capacidade de iniciativa;  IV - produtividade;  V- responsabilidade. ( ROL NÃO EXAUSTIVO, EXEMPLIFICATIVO)

    .

    A CF/88 determina no art. 41 que:

    "são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    .

    Em 2009, o STJ no julgamento do MS 12523 passou a entender que a estabilidade e o estágio são institutos interligados e por isso o prazo do estágio é de 03 anos.

    .

    Se a questão tivesse exigido "de acordo com a lei 8112" a resposta seria 24 meses ou 2 anos. Mas fiquem ligados nas decisões importantes do STF e STJ porque elas são consideradas nas questões, como a distinta ai em cima rs

    Bom estudos pessoal :)

  • A banca considerou o Gabarito E.

     

    TODAS estão corretas.

  • Todas corretas? Os fatores a serem avaliados, segundo a L. 8.112/1990, são: assiduidade, capacidade de iniciativa, disciplina, produtividade e responsabilidade. Alguém sabe em qual literatura a questão se baseou?

  • Letra D banca louca

  • gente o estágio probatório já 3 anos há muito tempo!!! não tem outro prazo. é 3 e ponto final. esqueçam os 2 anos...ah não ser que a questão não coloque a opção de 3 anos e só tenha 2 anos lá ai ñ terá alternativa né.

  • Afirmativa I está CORRETA ! Segue entendimento : 

    "A justiça federal entende que o prazo do estágio é de 36 meses. A AGU desde 2004, por meio do acórdão 17/2004 entende que o prazo é de 03 anos e o CNJ ao julgar o pedido de providências 822 também se manifestou nesse sentido.

    (...) O STJ no REsp 1120/190 SC confirmou seu entendimento no sentido de que conquanto estabilidade e estágio probatório sejam institutos distintos prazo para esse último, após a entrada em vigor da Emenda Constitucional n.º 19/98, também é de 03 (três) anos."

    TODAS afirmativas estão corretas :)

  • A banca decidiu dar nomes novos para as avaliações.. ¬¬

    Estou começando a estudar a FGV agora e vejo o quanto é maluciosa. 

    O jeito é estudar até esgotar o assunto!

     

    Bons Estudos galera.

  •  A lei 8.112/90 não cita: idoneidade moral, a aptidão para o cargo e dedicação ao serviço.​ A lei citou tão somente: assiduidade, capacidade de iniciativa, disciplina, produtividade e responsabilidade. Neste caso a banca inventou modinha e aí quem estuda a lei e sabe o contéudo erra facilmente, pois ela trouxe até uma alternativa que era compatível com o que dita a letra da lei.

     

     

    Vida de concurseiro é um labirinto mesmo.

  • Por que não mudam a m...da lei 8.112/90, colocando 3 anos? coisa chata. Sempre ficamos na dúvida!!

  • FGV nas provas de direito, mistura interpretação de texto! Eita! 

  • Questão podre, banca fdp!

  • Tinha que ter a alternativa: "se todas as afirmativas estiverem erradas"...aff

     

     

    I- Estágio probatório dura 36 meses ( não confundi com o alcance da estabilodade que é 3 anos);

    II- a lei não fala que durante o E.P será avaliado a  idoneidade do servidor;

    III- também não fala que a dedicação ao serviço também será avaliada.

     

     

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório...serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

     

     

     

     

  • Assim sendo, estabilidade e estagio probató são ambos de mesmo tempo cronologico para banca FGV.

    Enquanto eles não entram em um consenso, Dancemos conforme a musica!

     

    A lei 8112/1990 prescreve no art. 20 que:​ é de 24 meses (Estagio Probatório)

     

    A CF/88 determina no art. 41 que: é de 3 anos (Para estabilidade)

     

    Quanto ao assunto, em 2009, o STJ no julgamento do MS 12523 passou a entender que a estabilidade e o estágio são institutos interligados e por isso o prazo do estágio é de 03 anos.

     

    A justiça federal entende que o prazo do estágio é de 36 meses.

     

    A AGU desde 2004, por meio do acórdão 17/2004 entende que o prazo é de 03 anos e o CNJ ao julgar o pedido de providências 822 também se manifestou nesse sentido.

     

    Recentemente o STJ no REsp 1120/190 SC confirmou seu entendimento no sentido de que conquanto estabilidade e estágio probatório sejam institutos distintos prazo para esse último, após a entrada em vigor da Emenda Constitucional n.º 19/98, também é de 03 (três) anos.

     

    O STF ainda não se posicionou de forma definitiva sobre o tema mas há decisões monocráticas reconhecendo o prazo de 03 para o estágio e uma decisão do pleno (suspensão de tutela antecipada, 269) que admite também o prazo de 03 anos.

  • Gostaria de saber se houve recurso pra essa questão, pois, não entendi de onde surgiram esses requisitos a serem avaliados, Evandro Guedes prof de direito adm,  passou o macete é A.CA.DI.PRO.RÉ

    Assiduidade;

    Capacidade de Iniciativa;

    Disciplina;

    Produtividade;

    Responsabilidade.

  • A questão não é sobre a Lei 8.112/90, e sim sobre a Lei Complementar nº 093/2003 (estatuto dos servidores públicos da Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Município de Cuiabá).

     

    Art. 28 Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 3 (três) anos, durante o qual será objeto de avaliação para o desempenho do cargo, e observados critérios como idoneidade moral, aptidão, disciplina, assiduidade, pontualidade, eficiência, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade e dedicação ao serviço.

     

  • Pessoal, antes de criticarem aleatoriamente, observem que o concurso é Municipal, no edital havia menção explícita à LC 93 (Estatuto dos servidores de Cuiabá) e não à lei 8.112 (Estatuto dos Servidores Civis da União).

  • CONCURSO MUNICIPAL

    LEI COMPLEMENTAR Nº 93 DE 23 DE JUNHO DE 2003.

    art. 28. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 3 (três) anos, durante o qual será objeto de avaliação para o desempenho do cargo, e observados critérios como idoneidade moral, aptidão, disciplina, assiduidade, pontualidade, eficiência, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade e dedicação ao serviço