SóProvas


ID
1818847
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Apenas 60% do lixo do Brasil terá destino correto em 2014
Estimativa da Abrelpe garante que, se o Brasil não acelerar o ritmo das mudanças no setor de gestão de resíduos sólidos, cerca de 40% do lixo produzido pela população continuará a ser descartado de forma incorreta em 2014, quando vence o prazo dado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para que as cidades acabem com os lixões.
A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apresentou estimativa que revela que o Brasil ainda deixa muito a desejar quando o assunto é a gestão de resíduos sólidos.
Segundo a avaliação, o país avança lentamente no setor e, se não acelerar o ritmo, terá apenas 60% de seu lixo sendo destinado corretamente em 2014 ‒ ano em que, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os municípios brasileiros deveriam estar com seus lixões desativados e substituídos por aterros sanitários.
Ainda segundo a estimativa da Abrelpe, no ritmo em que está, o Brasil só vai conseguir universalizar a coleta de resíduos urbanos em 2020 ou mais. “A perspectiva da Abrelpe leva em conta as médias nacionais de gestão de resíduos. O Brasil é um país continental e as diferenças regionais são gritantes nesse setor, o que significa que o processo de universalização da coleta de resíduos urbanos pode atrasar ainda mais", explica Carlos Silva Filho, diretor executivo da Associação.
Divulgado em maio, o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2012 apontou que o país deu destino incorreto a quase 24 milhões de toneladas de lixo no ano passado, o que equivale a 168 estádios do Maracanã lotados.
(SPITZCOVSKY, Débora. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lixo‐brasil‐destino‐incorreto‐2014‐lixoes‐residuossolidos‐743246.shtml. Acesso em: 13/01/2015. Adaptado.)

No trecho “A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apresentou estimativa que revela que o Brasil ainda deixa muito a desejar quando o assunto é a gestão de resíduos sólidos" (2º§), o termo destacado expressa ideia de

Alternativas
Comentários
  • Quando ---> Conjunção Temporal.

     

    '' Deus no comando!''  Oss

  • tempo ??????

     

  • Como assim?? 

    Alguém consegue explicar essa questão por favor?

     

  • Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal.

     

    São elas: QUANDO, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc

  • Discordo desse gabarito e acho que o quando tem valor de condição.

     

    Alterando a ordem da frase, assim como costumo fazer em Raciocínio Lógico, ficaria:

     

    Frase original: A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apresentou estimativa que revela que o Brasil ainda deixa muito a desejar quando o assunto é a gestão de resíduos sólidos

    Frase alterada: Se o assunto é a gestão de resíduos sólidos, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apresenta estimativa que revela que o Brasil ainda deixa muito a desejar.

  • eu ein tomara que não tenha umas esquisitas desse tipo no CBMDF

  • sempre que o assunto é a gestãoTodas as vezes que o assunto é a gestão .....Sentido permaneceu o mesmo?  Assim como "quando", essas também são temporais!! 

  • Questão errada, siga estudando certinho e esqueça essa desgraça.

  • Pra mim esse quando não dá ideia de tempo...

  • GABARITO: LETRA A

    “A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apresentou estimativa que revela que o Brasil ainda deixa muito a desejar quando o assunto é a gestão de resíduos sólidos" .

    Oração Subordinada Adverbial Temporal >>>> indica circunstância de tempo.

    Para entender melhor o sentido temporal: Quando o assunto é a gestão de resíduos sólidos, a ABRELPE apresenta estimativa que revela que o Brasil ainda deixa muito a desejar.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • o examidador apenas decorou as conjunções, mas não o sentido que podem ter!

  • Parece muito com condição , mas os tempos verbais empregados nos mostram que não tem como sê-la.

  • A questão é sobre e quer saber o valor semântico da conjunção destacada em “A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apresentou estimativa que revela que o Brasil ainda deixa muito a desejar quando o assunto é a gestão de resíduos sólidos" . Vejamos: 

     .

    A) tempo.

    Certo. "Quando" é conjunção subordinativa temporal e equivale a "sempre que" (...o Brasil ainda deixa muito a desejar quando / sempre que o assunto é a gestão de resíduos sólidos").

    Conjunções subordinativas temporais: têm valor semântico de tempo, relação cronológica...

    São elas: logo que, quando, enquanto, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Quando todos saíam, eu estudava.

     .

    B) condição.

    Errado.

    Conjunções subordinativas condicionais: têm valor semântico de condição, pré-requisito, algo supostamente esperado...

    São elas: se, caso, desde que, contanto que, exceto se, salvo se, a menos que, a não ser que, dado que...

    Ex.: Se você estudar muito, passará no concurso.

     .

    C) explicação.

    Errado.

    Conjunções coordenativas explicativas: têm valor semântico de explicação, justificativa, motivo, razão...

    São elas: porque, pois (antes do verbo), porquanto, que...

    Ex.: Vamos indo, porque já é tarde.

     .

    D) consequência.

    Errado.

    Conjunções subordinativas consecutivas: têm valor semântico de consequência, resultado, produto...

    São elas: que (precedido de tão, tal, tanto, tamanho), sem que, de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que...

    Ex.: Estudou tanto que passou na prova.

     .

    Gabarito: Letra A

  • Qconcursos, por favor, colocar gabarito comentado do professor nesta questao.

  • descordo categoricamente do gabarito.

  • Tou em dúvida, vida que segue!

  • Gabarito questionável mesmo. Concordo com o pessoal. Quando realmente tem sentido temporal, mas , como bem ressaltou o Augusto, a conjunção condicional "se" se encaixaria perfeitamente no contexto da oração.