-
Gabarito: c
Só se tem que empregar essa lógica (agente/paciente) quando o substantivo ao qual o termo satélite está associado for abstrato. Apenas na letra c o substantivo é abstrato, nas outras são concretos.
-
Fiz por eliminação, o único que se refere a substantivo abstrato (quando derivar de verbo será sempre abstrato) é a letra c. Os outros são concreto, ou seja, só poderia ser adjunto adnominal.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sub. abstrato: se agente, é adjunto adnominal, se for paciente (sofre a ação), é complemento nominal.
Sub. concreto: será sempre adjunto adnominal.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------obs: como identificar um substantivo abstrato (Sentimento, Ação, Qualidade ou Estado - "Flávia Rita"). ação- deriva de verbo - Ex: cobrança (cobrar).
mesmo raciocínio da questão Q592797
-
a)
Errado. O termo “sebos” é um substantivo concreto, logo não resta dúvida e o termo “do Centro da cidade” só pode ser adjunto adnominal. Nesse caso não há que falar em função de agente ou paciente.
b)
Errado. O termo “fila” é um substantivo concreto, logo não resta dúvida e o termo “de bibliófilos” só pode ser adjunto adnominal. Nesse caso não há que falar em função de agente ou paciente.
c)
Certo. Observa-se que “relações” é um adjetivo abstrato, dessa forma é preciso identificar a relação do termo “de livros e revistas” com esse adjetivo. Nesse caso, “livros e revistas” possui função de agente, sendo classificado como adjunto adnominal.
d)
Errado. O termo “loja” é um substantivo concreto, logo não resta dúvida e o termo “do sebo” só pode ser adjunto adnominal. Nesse caso não há que falar em função de agente ou paciente.
e)
Errado. O termo “companheiros” é um substantivo concreto, logo não resta dúvida e o termo “de expectativa” só pode ser adjunto adnominal. Nesse caso não há que falar em função de agente ou paciente.
-
c)“...relações de livros e revistas...”. Complemento nominal
Outro método de identificar se é Adjn. Adnom. & Complm Nom é transferir para voz passiva. relações de livros e revistas - livros e revistas são relacionados. Como não funciona em "uma pequena fila de bibliófilos" (ficaria bibliófilos são filados), "uma pequena fila de bibliófilos" é adjunto adnominal. Mesma coisa com o resto
-
Concordo com o Gloomy Gulch. Os livros são relacionados, ou seja, exerce a função de paciente. Os livros não se relacionam (agente) eles são relacionados (paciente)...As demais letras são Adj. Adnominal . Resposta letra C.
-
Esses enunciados da FGV faz meu corassaun espumar, aff
Sabemos que A, B, D e E são ajuntos adnominais por estarem antecedidos de substantivos concretos e conforme o enunciado, "...comparação entre a função de agente (adjunto adnominal) e a de paciente (complemento nominal)...", existe alguma alternativa que vai entrar na "sabatina" e essa será a letra C; vejam:
“...relações de livros e revistas...”.
relações é substantivo abstrato, logo, pode ser ADJ ADN. ou CN, então entra a questão de saber ser é ativo ou paciente; como livros e receitas não se relacionam sozinhos, eles sofrem a ação de serem relacionados.
-
Adjunto Adnomonal Complemento Nominal
Pode ou nao ter preposição Tem preposição OBRIGATÓRIA.
Pode indicar posse Nunca indica posse.
Tem valor ativo (pratica a ação) Tem valor passivo (é sobre ele que recai a ação)
Completa o sentido de: Completa o sentido de:
Substantivo concreto; Adjetivos;
Substantivos abstratos Adverbios;
***Especifica, qualifica, dá origem Substantivos Abstratos.
Ideia de atividade completa o sentido de nomes
Substantivos deverbais (originados de verbos) com ação transitiva. Ideia de passividade
Função de sujeito Substantivos deverbais com ação transitiva.
Sempre regido de preposição "de" Função de objeto
Regido de qualquer preposição
-
companheiro é abstrato?
-
Essa estratégia pode ser empregada somente diante de substantivos abstratos, pois diante dos substantivos concretos, sempre será adjunto adnominal e diante dos adjetivos ou advérbios, sempre será complemento nominal.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: C
-
“...alguns sebos do Centro da cidade”. Centro da cidade cebado (não é paciente)
“...uma pequena fila de bibliófilos”. bibliófilos filados (não é paciente)
“...relações de livros e revistas...”. livros e revistas relacionados (é paciente)
“...meus companheiros de expectativa...” expectativas companheiradas (não é paciente)
“...eis‐me em frente à loja do sebo que me interessava”. sebo lojado (não é paciente)
Duvido que alguém se esqueça disso. É louco, mas funciona.
-
Primeiro, substantivo abstrato. passando para a voz passiva: "livros e revistas são relacionados".
#pas
-
Esse tipo de questão da FGV, você resolverá com o seguinte raciocínio:
Sabendo que apenas se usa a técnica de comparação entre a função de agente (adjunto adnominal) e a de paciente (complemento nominal) QUANDO O TERMO ANTERIOR É UM SUBSTANTIVO ABSTRATO.
Logo, procure qual a opção que se relaciona com um substantivo abstrato. (SAQE, SENTIMENTO, AÇÃO, QUALIDADE, ESTADO. 98% DAS OPÇÕES FGV TRAZEM COMO SUBSTANTIVO ABSTRATO UMA AÇÃO, lembre do verbo que o substantivo faz referência)
-
QUÍNTUPLO GABARITO
Os comentários são absurdos, o enunciado manda o candidato escolher a alternativa em que a estratégia de comparar agente e paciente pode ser empregada para diferenciar adjunto de complemento. Note que o verbo pode denota possibilidade/permissão e não obrigatoriedade, como entende a FGV e a enchurrada de comentários absurdos daqui. Ora, a estratégia pode ser empregada em TODAS as alternativas, o que, aliás, é recomendação de Ulisses Infante (Curso de Gramática Aplicada aos Textos. Exemplar do Professor. Editora Scipione. São Paulo. 1995. 575 páginas. ISBN 8526221892. Página 389).
-
RESPONDI ERRADA EM 31/07/20
-
Gab: C.
Quando o termo acompanha um substantivo concreto, será adjunto adnominal. Assim, FILA, SEBO, COMPANHEIROS E LOJA são substantivos concretos. Logo, seus termos possuem função sintática de ADJUNTO ADNOMINAL, sem precisar da estratégia de termo agente e termo paciente.
A alternativa C é a única que apresenta um substantivo ABSTRATO, seguido de um termo preposicionado, podendo este termo ser ADJUNTO ADNOMINAL ou COMPLEMENTO NOMINAL. A diferença reside se o termo é agente ou paciente. Se ele sofre a ação, ele é paciente, logo, COMPLEMENTO NOMINAL.
Se ele age ou realiza a ação, ele é agente, logo, ADJUNTO ADNOMINAL.
-
Alternativa correta: c) “...relações de livros e revistas...”.
a) ERRADA. “Sebo” é um substantivo concreto.
b) ERRADA. “Fila” é um substantivo concreto.
c) CORRETA. A comparação entre a função de agente e a função de paciente é usada para diferenciar o "adjunto adnominal" do "complemento nominal" quando há um substantivo abstrato precedendo o termo a ser analisado. Na alternativa c), esse substantivo abstrato é representado pela palavra “relações”.
Uma dica para identificar a resposta correta é fazer a conversão da frase para a voz passiva: "Livros e revistas são relacionados."
Observe que “livros e revistas” sofrem a ação: são relacionados, ou seja, são pacientes.
d) ERRADA. “Companheiros” é um substantivo concreto.
e) ERRADA. “Loja” é um substantivo concreto.
-
só precisava achar o substantivo abstrato,pois quando vem o substantivo abstrato preposicionado fazemos a pergunta é agente ou paciente ? Agente =adjunto adnominal paCieNte=complemento nominal