SóProvas


ID
1835044
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Arte e natureza

      A natureza é uma grande musa. É por ela, e por meio dela, que sentimos a força criadora do entusiasmo – energia maior da inspiração que nos permite registrar, com prazer, a experiência da beleza refletida na harmonia das formas e no delicado equilíbrio das cores naturais. Para os antigos gregos, o entusiasmo (em + theos) nascia do encontro com o daimon, um gênio bondoso que seria o nosso guia pela vida inteira. Essa experiência nos permite também ter uma simpatia especial com o natural. E desperta a nossa criança interior, que estaria ansiosa para continuar brincando.

      Esse é o momento em que o fotógrafo de natureza pega sua câmera, pois escuta a voz interior da inspiração falar: “Vá, exercite suas asas, faça o registro, descubra sua luz e espalhe sua voz pelos quatro cantos do mundo!" O desejo começará a fazer as pazes com o coração para que todos possam aprender, apreciar e amar a natureza. Conjugar o natural com o artístico, fazer da imagem um ornamento, um texto atraente – eis as primeiras condições de uma estética do natural.

      O belo natural é a matriz primeira do belo artístico. Essa é a expressão mimética mais convincente da beleza ideal como tanto defendia Kant. É por isso que a arte ecológica tanto nos seduz, porque estimula o olhar na ampliação desse grande mistério que é ser. O artista é o que intui melhor esse sentimento e busca compulsivamente exprimi‐lo por meio do seu trabalho. O artista ecológico vive dessa temperatura e é por meio da natureza que ele fala, ou melhor, é por ela que ele aprende a falar com sua própria voz. E o momento da criação surge quando, levados por aquela força inspiradora, a intuição e a experiência racional se abraçam numa feliz alquimia. Fiat lux! É o instante em que esse encontro torna‐se obra, registro e documentação.

      Se o artista foi tocado pela musa, desse momento em diante será sempre favorecido por esse impulso. Essa força não é apenas a expressão passageira de uma vontade, mas uma busca pela vida toda na direção de algo ansioso por se tornar imagem. Esse algo é a obra de arte cuja função não vai ser apenas a de agradar, mas a de transmitir a mensagem daquela conivência.

      Quando o homem está inspirado, nada o detém. Se o sofrimento e toda sorte de obstáculos o atingem, ele cria na dor; e esse sacrifício (sacro‐ofício), ao término da obra, se tornaria um exemplo de persistência e de nobreza de espírito. Se está feliz, ele expressa sua felicidade no trabalho. Nesse instante, por exemplo, o fotógrafo da natureza, no sozinho da sua alma, poderá dizer: “Translúcida inspiração, eu a vejo em brilho com seu sorriso pintado em azul. Deixe‐me por um momento desenhar seu vulto na alquimia luminosa da minha lente!"

      Podemos concluir que o brilho de uma obra de arte nunca se apaga, isto é, ela nunca termina de dizer. No sentido de que, enquanto houver espectador para avaliar, apreciar, cuidar, guardar e restaurar, haverá obra e, assim, ela estará sempre acima do tempo. Desse tempo que destrói, desfigura e mata. O quadro “Guernica", do pintor espanhol Pablo Picasso, por exemplo, devolve ao avaliador uma mensagem tão poderosa que aquela obra provocará surpresa e admiração enquanto existir um olhar que a contemple e avalie.

      E é esse olhar que faz da obra do tempo histórico uma surpreendente permanência, a despeito da perda do efêmero e do fugidio. No final, o artista, o espectador, a obra e o tempo se congratulam. É essa junção de forças que mantém vivo todo trabalho artístico. Ainda bem que a natureza sabe escolher com paciência seus artesãos. Isto é, aqueles que vão dizê‐la com suas próprias vozes, como o fotógrafo, o escultor, o desenhista, o músico e o pintor.

(Alfeu Trancoso – Ambientalista e professor de Filosofia da PUC/ Minas.)

O “a" sublinhado que deverá levar o acento indicativo de crase está na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Regra da Crase segundo Rocha Lima

    Nunca acentuá-lo

    •  Antes de palavra masculina

    •  Antes de artigo indefinido

    •  Antes de palavra no plural

    •  Antes do verbo  Letra B e D

    •  Antes de pronome pessoal

    •  Antes de numeral cardinal

    •  Antes de pronome demonstrativo (há exceção – Aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo – que, em razão começarem por a,  podem-se fundir com a preposição)

      Antes de pronome indefinido Letra A

    •  Antes de pronome relativo (Há exceção – dependendo do verbo – a qual, as quais – que em razão de começarem por a, podem-se fundir com a preposição)

    •  Antes de pronome interrogativo

    •  Antes de nome de lugar, que se use sem artigo

    •  Em expressão como frente a frente, gota a gota


    Assim, só nos resta a letra C

  • Resposta: Letra C.

    A alternativa C é a única que não apresenta caso proibitivo de crase; diante de palavra feminina singular, a crase é facultativa. Nas demais opções, a crase é proibitiva: não pode ser utilizada diante de artigo indefinido, como na alternativa A, tampouco diante de verbos, como nas alternativas B e D.
    Espero ter contribuído...
    Abraços!
  • Letra C,  à pessoa os demais  casos  a crase  é proibida.

  • Caso proibitivo

     

    Antes de verbo no Infinitivo

    Antes de pronome indefinido

     

  • Correção.

    a) A criança se dirigiu a uma escola.

    E. Antes do termo 'uma' a crase é proibida. Exemplo: Vou a uma unidade de saúde.

     b) A natureza devastada pôs‐se a gritar por socorro.

    E. Antes de verbos a crase é proibida, porque quebra um regra fundamental (crase = preposição a + artigo feminino/pronome demonstrativo).

    c) Ela entregou o quadro a pessoa que o encontrou. C

    d) O artista sempre está pronto a olhar para a natureza. E

    Antes de verbos a crase é proibida.

  •  a)A criança se dirigiu a uma escola. (P. Indefinido)

     b)A natureza devastada pôs‐se a gritar por socorro. (Infinitivo)

     c)Ela entregou o quadro a pessoa que o encontrou. (LEVA CRASE)

     d)O artista sempre está pronto a olhar para a natureza. (ANTES DE VERBO NÃO USA CRASE)

  • Regras da Crase

     

    Nunca acentuá-lo

    •  Antes de palavra masculina

    •  Antes de artigo indefinido

    •  Antes de palavra no plural

    •  Antes do verbo

    •  Antes de pronome pessoal

    •  Antes de numeral cardinal

    •  Antes de pronome demonstrativo (há exceção – Aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo – que, em razão começarem por a,  podem-se fundir com a preposição)

    •  Antes de pronome indefinido

    •  Antes de pronome relativo (Há exceção – dependendo do verbo – a qual, as quais – que em razão de começarem por a, podem-se fundir com a preposição)

    •  Antes de pronome interrogativo

    •  Antes de nome de lugar, que se use sem artigo

    •  Em expressão repetidas como: frente a frente, gota a gota, cara a cara, atente-se a exceção sempre cobrada em prova (Vis-à-Vis), etc.

     

    Prof Rocha Lima

  • moleza!

  • GABARITO C

     

     

     a) A criança se dirigiu a uma escola. - NÃO EXISTE CRASE ANTES DE ARTIGO INDEFINIDO

     

     b) A natureza devastada pôs‐se a gritar por socorro. NÃO EXISTE CRASE ANTES DE VERBO

     

     c) Ela entregou o quadro a pessoa que o encontrou. GABARITO. CRASE ANTES DE PALAVRA FEMININA E VERBO PEDE TAL PREPOSIÇÃO.

     

     d) O artista sempre está pronto a olhar para a natureza. NÃO EXISTE CRASE ANTES DE VERBO.

  • Assertiva Correta: "C".

    Por eliminação:

    a) A criança se dirigiu a uma escola (proibida a crase diante de "uma", pois é artigo indefinido)

    b) A natureza devastada pôs‐se a gritar por socorro (proibida a crase diante de verbos)

    c) Gabarito.

    d) O artista sempre está pronto a olhar para a natureza (proibida a crase diante de verbos)

  • GABARITO: LETRA C

    Os principais casos em que a crase NÃO ocorre:

    - Diante de substantivos masculinos:

    Andamos cavalo.

    Fomos a pé.

    - Diante de verbos no infinitivo:

    A criança começou a falar.

    Ela não tem nada a dizer.

    - Diante da maioria dos pronomes e das expressões de tratamento, com exceção das formas senhora, senhorita e dona:

    Diga a ela que não estarei em casa amanhã.

    Entreguei a todos os documentos necessários.

    Ele fez referência a Vossa Excelência no discurso de ontem.

    Peço Vossa Senhoria que aguarde alguns minutos.

    Mostrarei vocês nossas propostas de trabalho.

    Quero informar a algumas pessoas o que está acontecendo.

    Isso não interessa a nenhum de nós.

    Aonde você pretende ir esta hora?

    Agradeci a ele, quem tudo devo.

    - Diante de numerais cardinais:

    Chegou a duzentos o número de feridos.

    Daqui a uma semana começa o campeonato.

    FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR