SóProvas


ID
1835410
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A apreensão de uma lista com nomes de políticos, empresários, agentes de primeiro escalão da área da segurança pública e jornalistas, supostamente envolvidos com propina fixa mensal do jogo do bicho, suscitou debate entre editores e chefes de reportagem de uma empresa jornalística do ramo impresso sobre a publicação ou não daquele documento. O material foi obtido durante operação de busca e apreensão realizada pela polícia, a pedido do Ministério Público, em uma das “fortalezas” de um notório contraventor. Em observância aos preceitos éticos do jornalismo, a postura recomendada para esse caso é:

Alternativas
Comentários
  • A) Errado. Isso é inviável e praticamente impossível. Já imaginou se em cada ocorrência de casos como esses, comuns hoje em dia, todas as empresas jornalísticas se reunissem para decidir se divulgam ou não determinado fato ou parte dele? O critério observado aqui é sempre o interesse público.

     

    B) Correto. A narrativa investigativa permite ao jornalista conduzir a notícia de acordo com indícios, denúncias e depoimentos colhidos, sem, no entanto, apontar culpados, mas fatos.

     

    C) Errado. Jornalistas nem sempre podem trabalham com provas concretas, mas com indícios. E, como dito, se o interesse público assim exigir, não haveria problemas na divulgação da lista mencionada.

     

    D) Errado. Essa atitude vai diretamente contra ao preceito jornalístico da isenção.

     

    E) Errado. Vide alternativa "D".