-
Mais uma para o rol: as "hipocrisias teóricas". Ou alguém acredita que as empresas fazem isso apenas pela renúncia fiscal e pela bondade no coração dos CEOs?
Alguém com parâmetros bibliográficos para dar uma luz?
-
Marcelo Novaes, a questão está errada porque o nome dessde tipo de Marketing é Marketing Cultural, e não Marketing de Relacionamento, como afirma a questão. Referência bibliográfica: tem esse artigo sobre o tema http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/317/362
-
Valeu, Amanda. Que casca de banana ridícula! E eu caí. Obrigado por esclarecer.
-
errada
Marketing Cultural é uma estratégia utilizada pelas empresas para que, por meio de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas.
Marketing de Relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes. O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.
-
Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing (estratégias) em que se utiliza a Cultura (conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social) para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca. É aplicado por meio de estratégias de comunicação empresarial e governamental a um povo ou população por se associar a expressões e manifestações artísticas. Fomentar projetos culturais permite a troca de interesses: de um lado, o reconhecimento e do outro, a satisfação pessoal, de um grupo, de uma classe etc. Utilizar essas ações podem ser benéficas ao terem um retorno financeiro apoiada nas Leis de Incentivo Fiscal além da contribuição do reforço cultural para a sociedade.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural
-
Respondendo ao Marcelo, indico " Marketing Cultural e financiamento da Cultura " de Ana Carla Fonseca Reis.
"Cabe aqui uma ressalva a uma possível deturpação de fatos. A discussão sobre se o que motiva a empresa a ser socialmente responsável é um impulso essencial de minimizar os abismos sociais de forma absolutamente altruísta ou se é a percepção de que é impossível uma empresa ser bem-sucedida no longo prazo em uma sociedade com discrepâncias sociais inadmissíveis é, a bem dizer, infinita e desprovida de qualquer sentido prático. Perguntar a uma empresa se o que a motiva a ser cidadã responsável é um sentido de coerência com seus valores próprios, a convicção de que sua participação pode fazer alguma diferença ou a idéia de que quando a sociedade ganha ela também ganha pressupõe que as respostas sejam excludentes. Assim pretender minimizar o valor de uma empresa que participa de projetos socialmente responsáveis por acreditar que ao promover o desenvolvimento da sociedade ela também irá se desenvolver é tão infundado quanto minimizar o valor de uma pessoa que afirma participar de ações sociais porque, vivendo em uma sociedade mais justa, todos irão ter uma vida melhor - inclusive ela."
No capítulo em questão o mkt cultural é apresentado como integrante da responsabilidade social.
-
Evento é a concentração de pessoas e/ou entidades, realizada
em data e local previamente estabelecidos, com objetivos específicos. Podem ser
classificados de acordo com a extensão (municipal, nacional, etc), dimensão
(pequeno, grande, etc), objetivos (institucional ou promocional), tipo
(folclórico, cívico, etc) e por espécie (expositivos, dialogais, etc).
As organizações podem patrocinar eventos, como shows e
exposições, a fim de associar sua marca com outras marcas do setor em que atua
ou com ocasiões festivas e estabelecer conexões positivas na mente do público.
Esse tipo de marketing é chamado de marketing cultural, não de relacionamento.
O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing
que tem como alvo fidelizar o consumidor recorrente (não novos). A oferta de
benefícios exclusivos, como um espaço reservado em um show para clientes VIP, é
um exemplo disso.
Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação
do enunciado está errada.
Gabarito do
professor: ERRADO.