SóProvas



Questões de Organização de Eventos na Promoção Institucional no Marketing


ID
49441
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à promoção de vendas, analise as afirmativas abaixo e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas), depois marque a opção correta.

( ) Brindes, amostras, sorteios, cuponagem e concursos são itens promocionais.
( ) Liquidações, remarcações, desfiles e seminários são eventos e acontecimentos destinados a fins promocionais.
( ) Cartazes, displays, anúncios, outdoors e vitrines são peças de pontos de venda. ( ) Programa de incentivo às compras está entre as ações de promoção de vendas. ( ) Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia de Natal e Dia da Pátria são considerados festejos e ocorrências sazonais.

Alternativas
Comentários
  • Bem,

    Achei isso em um site:

    Materiais de Apoio Promocional

    São peças utilizadas nos pontos de vendas, cuja finalidade principal é a de impulsionar as vendas de determinados produtos através de uma comunicação agressiva, junto aos consumidores.

    Móbiles: São peças suspensas por um fio fixado no teto (ou em outro ponto da loja) cuja finalidade é divulgar produtos, promoções ou outras mensagens aos clientes (consumidores).

    Display: Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender determinado produto, podendo ser colocado no solo, na vitrine, no balcão ou na própria gôndola.

                Tipos de display’s:

    - Counter (de balcão)
    - Floor (de teto)
    - Wall (de parede)
    - Dispenser (de prateleira)
    - Mass (de piso, para grande quantidade de produto)

    Relógios (com espaço destinado à mensagem publicitária): A utilização de relógios em lojas de auto-serviço não é explorada por se tratar de um elemento que pode vir a apressar o Cliente (lembrando-lhe de seus compromissos), visto que “o objetivo do Marketing nas lojas de varejo é criar condições para que o Cliente passe o máximo de tempo possível diante dos impulsos que o Merchandising lança sobre ele”.

    Faixa de Gôndola: (A) Faixa plástica, em PVC (ou papelão), cuja finalidade é delimitar a participação (espaço) do produto na gôndola. (B) Peça produzida em diversos materiais para ser colocada na frente dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens ou imagens.

    Eu diria que o erro encontra-se no fato de um outdoor e anúncios não estarem no ponto de venda, pois localizam-se externamente...

ID
131524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um brinde oferecido ao cliente que abre uma conta em uma agência bancária, por si só, caracteriza-se como exemplo de

Alternativas
Comentários
  • Já ao se falar em BRINDE, como trata o questionamento da pergunta, podemos relacionar à PROMOÇÃO. São exemplos de ferramentas de promoção de vendas no setor bancário: descontos, brindes, prêmios e recompemsas para os correntistas (CESGRANRIO/CEF/Acre/2008). Além disto, PROMOÇÃO DE VENDAS pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado. Para aumentar o nível de vendas, a promoção deve proporcionar ao consumidor um benefício concreto (desconto brinde, sorteios prazos, prêmios, recompensas), sensibilizando-o naquele momento.
  • Que tal uma breve revisão:Marketing e Vendas- marketing - satisfazer o cliente- vendas - produtos/serviços- propaganda - mostrar o produto ao cliente persuadindo a comprar- promoção - vender o produto rapidamente- marketing direto - interativo, uma ou muitas mídias de propaganda, transação mensurável em qualquer localização- benchmarketing competitivo - compara com o concorrente- benchmarketing funcional - não há necessidade de comparar com o concorrente
  • Ess cai sempre. Fiquem atentos.São exemplos de ferramentas de promoção de vendas no setor bancário:descontos, brindes, prêmios e recompensas para os correntistas.
  • Só para alertar que o correto é benchmarking e não benchmarketing.
  • A promoção de vendas é um método que vem complementar as ações propostas por atividades de venda pessoal, sendo um método que visa ao contato com os consumidores do mercado-alvo. A promoção consiste em um conjunto de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos.
    Os tipos mais comuns de promoções são:
    ˃˃ Cupons.
    ˃˃ Ofertas especiais.
    ˃˃ Brindes ou prêmios.
    ˃˃ Concursos ou sorteios.
    ˃˃ Amostra grátis.
    ˃˃ Experiências grátis com o produto.

  • Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço:

    Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra;

    Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;

    Brindes promocionais: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;

    Brindes: são mercadorias oferecidas gratuitamente ou a baixo custo como incentivo à compra de determinado produto;

    Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.

    Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.

    Concursos e sorteios: São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prémio,como carros, casas etc.

    Pacotes ou descontos promocionais: oferece aos consumidores descontos sobre os preços normais do produto.

  • Não concordo com a resposta! Promoção é desconto dado, já o brinde é um agradecimento pelo acordo formalizado e de quebra pode fazer uma propagando do seu produto caso seu cliente exponha o brinde para outras pessoas.

  • Fui pela eliminação

     

    a marketing de relacionamento. NÃO, POIS NÃO EXISTE RELACIONAMENTO, CONHECIMENTO E INTERAÇÃO COM O CLIENTE

    b promoção.

    c marketing direto. NÃO, POIS NÃO EXISTE RELACIONAMENTO, CONHECIMENTO E INTERAÇÃO COM O CLIENTE

    d propaganda. NÃO, POIS PROPAGANDA É ALGO PAGO

    e serviço. NADA A VER

  • Bruno Gassai, muito cuidado, pois, promoção não é apenas o "compre 2 leve 3" que nós vemos nas ruas. Promoção se refere a como eu divulgarei meu produto. A promoção de vendas, citada por você, faz parte da promoção.

    Em resumo:

    Toda promoção de vendas é uma promoção, mas nem toda promoção é uma promoção de vendas.

  • Eu lembro, nessa época a caixa dava brindes para quem abrisse conta lá, tenho muitos poupançudos de recordação.

  • Tecnicamente, Promoção > Promoção de vendas.

    A resposta era pra ser Promoção de vendas e não só Promoção.

    Cespe sendo Cespe.


ID
164221
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A oferta de incentivos imediatos, de curto prazo, como brindes, descontos, prêmios e bonificações, por um patrocinador identificado para estimular a compra do produto, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Letra"B"

    Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço:
    • Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra;
    • Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;
    • Brindes: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;
    • Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.
    • Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.
    • Concursos e Sorteios: São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prémio,como carros, casas etc.
  • PROMOÇÃO DE VENDAS: Muito confundida com propaganda e merchandising, a promoção de vendas trata-se de uma atividade utilizada para encorajar os clientes irem comprar os produtos, através de diversos incentivos: brindes, embalagem especial, cupons promocionais, bonificações, sorteios, etc. Outra finalidade da promoção de vendas é atrair os consumidores potenciais, influenciadores e decisores, que estão dispostos a conhecer e experimentar outros produtos e serviços.
  • Esta Questão não merece anulação pois o enunciado deixa bem claro que está perguntando pelos benefícios FUNCIONÁIS...

  • Falou em curto prazo. brindes, prêmios e ainda por cima por um patrocinador identificado, ou seja, você sabe de onde vem o brinde e por consequência se quiser adquirir algum produto semelhante, procurará tal empresa para o mesmo, é PROMOÇÃO DE VENDAS.


ID
564769
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De olhos postos na fidelização dos clientes, uma empresa planeja realizar uma campanha interna para a melhoria da prestação dos seus serviços, visando à satisfação da sua clientela. Qual veículo é recomendado para uma comunicação eficaz com o público-alvo dessa campanha?

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a explicação dessa? Eventos internor? Wtf?

  • Ela fala de campanha interna. Acho que essa é a palavra chave.

  • Dentre as opções: extranet, telemarketing e televisão são focados para o público externo, especificamente. Mala direta, pode-se, via de regra, usar para clientes internos, mas, não é algo específico e tampouco eficaz como os eventos internos. Uma vez que estes proporcionam maior interação com o público-alvo. Deduzi desta forma.

  • Você quer melhorar a apresentação de seus funcionários para a satisfação posterior dos clientes. O que você faz com os seus funcionários?

    Eventos internos na empresa.

  • Mala direta é um tipo de ação de marketing que consiste em um envelope ou pacote físico que uma empresa envia para o endereço dos clientes/leads. Essa comunicação pode ter como objetivo informar o seu público-alvo sobre alguma novidade ou lançamento ou convencê-lo sobre a compra de algum produto ofertado pela empresa.8 de out. de 2018

  • Endomarketing é uma estratégia de marketing focada nos colaboradores de uma empresa. O endomarketing, Marketing Interno ou eventos internos como dito na questão , objetiva melhorar o employer branding, reduzir o turnover e aumentar a satisfação dos funcionários. Quando uma empresa quer conquistar e fidelizar clientes externos, ela investe em marketing.


ID
1036159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo estimativa do mercado, no Brasil, os investimentos em eventos totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no país. Dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) sinalizam que, em 2004, a penetração da atividade eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, tendo superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado uma profusão dos chamados eventos proprietários, que são aqueles implementados por instituições, tanto privadas quanto públicas , com o objetivo de promover a responsabilidade social das empresas participantes.

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos o Brasil tem presenciado uma profusão de eventos proprietários, que consistem em marcas emprestarem seus nomes a um festival de música, artes, tecnologia, etc. É mais ou menos como um naming right de um evento.

    O maior evento do gênero no Brasil é o Skol Beats, realizado desde 2000 pela B/Ferraz, e que devido à sua força e repercussão foi capaz de gerar a criação de uma marca de cerveja, subvertendo a lógica deste tipo de evento, no qual uma marca já estabelecida dá origem a um evento.

    O Tim Festival é outro grande evento proprietário brasileiro, que pegou carona na proibição da propaganda de cigarros em 2003, e tomou para si o nome de um dos principais festivais do Brasil, o Free Jazz Festival, realizados pela Dueto Produções desde 1985.

    Os mais atentos já deve ter notado que este último, como a maioria dos outros eventos proprietários, ocorre no segundo semestre. Isso acontece porque há dificuldade de agendar artistas internacionais de porte em outros períodos do ano, pois não dá para concorrer com os festivais de verão do hemisfério norte,  que lotam as agendas e enchem os bolsos dos artistas.

    No segundo semestre de 2007 aconteceram cinco eventos de grande porte: o Tim Festival, o Planeta Terra, o Nokia Trends, o Gas Festival e o Motomix.


    Fonte: 

  • O objetivo não é, necessariamente, promover a responsabilidade social da empresas participantes.

    O objetivo é mercadológico.

  • O erro é afirmar que despertar a responsabilidade social é o objetivo desses eventos; o correto seria dizer que trata-se de um dos objetivos...

    Item ERRADO


ID
1036162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo estimativa do mercado, no Brasil, os investimentos em eventos totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no país. Dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) sinalizam que, em 2004, a penetração da atividade eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, tendo superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Devido à diversidade de tipos de eventos promovidos atualmente, é inócuo e quase impossível proceder a uma classificação ou a uma tipologia de eventos.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição. Com a CESPE nada é "impossível", inclusive passar em seus concursos.


ID
1036165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo estimativa do mercado, no Brasil, os investimentos em eventos totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no país. Dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) sinalizam que, em 2004, a penetração da atividade eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, tendo superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem

As normas de cerimonial e protocolo visam principalmente às precedências, isto é, em um evento, deve-se observar a hierarquização dos cargos e sua representatividade.

Alternativas

ID
1036168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo estimativa do mercado, no Brasil, os investimentos em eventos totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no país. Dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) sinalizam que, em 2004, a penetração da atividade eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, tendo superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem

Eventos técnicos são altamente especializados em tendências e negócios e possuem teor e conteúdo extremamente focado em seu próprio segmento, dando ênfase às partes técnicas e profissionalizantes.

Alternativas

ID
1756306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação a vendas e comunicação integrada de marketing (CIM), julgue o item que se segue. 

As vendas podem ser potencializadas por meio da combinação de ações, como a promoção de vendas para incentivar o consumo — por exemplo, oferta de prêmios a clientes —, e atividades promovidas pelas relações públicas — por exemplo, organização de palestras informativas sobre produtos promocionais. 

Alternativas
Comentários
  • Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço:

    • Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra;
    • Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;
    • Brindes promocionais: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;
    • Brindes: são mercadorias oferecidas gratuitamente ou a baixo custo como incentivo à compra de determinado produto;
    • Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.
    • Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.
    • Concursos e sorteios: São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prémio,como carros, casas etc.
    • Pacotes ou descontos promocionais: oferece aos consumidores descontos sobre os preços normais do produto.


    Embora Relações Públicas tenham ligação íntima com o Marketing em termos de ferramenta mercadológica, elas podem ser exercidas por pessoas de diferentes formações acadêmicas, pois apresentam particularidades próprias.

    No Brasil existem várias escolas de Relações Públicas, onde os profissionais que emergem desses cursos abrem seu próprio espaço e criam associações de classe, tentando manter sua identidade frente a profissionais oriundos de outras áreas.

    Diante das atividades que podem ser realizadas pelo profissional de Relações Públicas, veremos abaixo algumas que podem ser exercidas por profissionais oriundos de outras áreas:

    a) Relacionamento Com a Imprensa: Repassar informações de interesse público, visando atrair a atenção sobre a organização e seus produtos (e serviços). Minimizar o efeito de críticas, campanhas difamatórias ou acidentes ocorridos que envolvam a organização.

    b) Comunicações Corporativas: Criar informes (internos e/ou externos) a fim de promover a compreensão do funcionamento da organização.

    c) Lobby (Tráfico de Influência): Trabalho feito junto aos legisladores (ou outros órgãos do governo) visando criar normas específicas, ou minimizar o efeito de normas que prejudiquem a organização (ou seus produtos e serviços).


    gab CERTO


ID
1821931
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Avalie se, de um modo geral, o processo de marketing para eventos é constituído das seguintes etapas:

I. Pesquisa e análise do ambiente macro (inclui as forças competitivas, políticas, econômicas, sociais e tecnológicas).

II. Pesquisa da psicologia dos consumidores de eventos.

III. Segmentação, definição do público-alvo e posicionamento.

IV. Estabelecimento dos objetivos de marketing.

V. Tomada de decisões sobre estratégias gerais de marketing e o mix de marketing de serviços do evento.

Estão corretos:

Alternativas

ID
1821934
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O setor responsável pelo marketing de um evento tem, entre outras, as seguintes atribuições, EXCETO UMA, em geral de responsabilidade do setor de publicidade e/ou comunicação. Assinale-a.

Alternativas

ID
1821949
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A análise SWOT produz um material muito rico a partir do qual a gerência do evento deve escolher estratégias para contemplar os objetivos do evento. Tais estratégias devem usar as forças identificadas, minimizar as fraquezas, evitar as ameaças e tirar proveito das oportunidades. No caso de um evento científico ou acadêmico realizado anualmente, por exemplo, as opções de estratégias podem ser genericamente classificadas como: de crescimento, de consolidação ou estabilidade, de redução ou de combinação. A respeito do tema, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

✓ A meta deve ser sempre a de fazer um evento crescer em porte a fim de propiciar uma sensação de que ele superou os precedentes e é, portanto, um sucesso.

✓ Em determinadas circunstâncias a adoção de uma estratégia de consolidação, ou seja, manter o porte de um evento (número de participantes, número de atividades, quantidade de eventos paralelos, tempo de duração) num dado patamar pode ser recomendável.

✓ Em casos de circunstâncias externas desfavoráveis (crise econômica, inflação muito alta, acontecimentos ambientais de grande impacto no local), a estratégia de redução do porte do evento pode se mostrar a mais adequada. Nesses casos, uma ação muito forte das áreas de comunicação e de marketing será necessária para amenizar ou mesmo evitar um provável entendimento, por parte de participantes, apoiadores e patrocinadores, de que o evento será um fracasso.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.


ID
1837576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao marketing cultural e ao Sistema Nacional de Cultura.

Ao patrocinar um show ou uma exposição, a empresa pode associar seu nome a esses eventos para conseguir novos clientes, o que caracteriza uma ação denominada marketing de relacionamento.

Alternativas
Comentários
  • Mais uma para o rol: as "hipocrisias teóricas". Ou alguém acredita que as empresas fazem isso apenas pela renúncia fiscal e pela bondade no coração dos CEOs?

     

    Alguém com parâmetros bibliográficos para dar uma luz?

  • Marcelo Novaes, a questão está errada porque o nome dessde tipo de Marketing é Marketing Cultural, e não Marketing de Relacionamento, como afirma a questão. Referência bibliográfica: tem esse artigo sobre o tema http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/317/362

  • Valeu, Amanda. Que casca de banana ridícula! E eu caí. Obrigado por esclarecer.

  • errada

    Marketing Cultural é uma estratégia utilizada pelas empresas para que, por meio de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas.



    Marketing de Relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes. O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.

  • Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing (estratégias) em que se utiliza a Cultura (conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social) para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca. É aplicado por meio de estratégias de comunicação empresarial e governamental a um povo ou população por se associar a expressões e manifestações artísticas. Fomentar projetos culturais permite a troca de interesses: de um lado, o reconhecimento e do outro, a satisfação pessoal, de um grupo, de uma classe etc. Utilizar essas ações podem ser benéficas ao terem um retorno financeiro apoiada nas Leis de Incentivo Fiscal além da contribuição do reforço cultural para a sociedade.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural

  • Respondendo ao Marcelo, indico " Marketing Cultural e financiamento da Cultura " de Ana Carla Fonseca Reis.

    "Cabe aqui uma ressalva a uma possível deturpação de fatos. A discussão sobre se o que motiva a empresa a ser socialmente responsável é um impulso essencial de minimizar os abismos sociais de forma absolutamente altruísta ou se é a percepção de que é impossível uma empresa ser bem-sucedida no longo prazo em uma sociedade com discrepâncias sociais inadmissíveis é, a bem dizer, infinita e desprovida de qualquer sentido prático. Perguntar a uma empresa se o que a motiva a ser cidadã responsável é um sentido de coerência com seus valores próprios, a convicção de que sua participação pode fazer alguma diferença ou a idéia de que quando a sociedade ganha ela também ganha pressupõe que as respostas sejam excludentes. Assim pretender minimizar o valor de uma empresa que participa de projetos socialmente responsáveis por acreditar que ao promover o desenvolvimento da sociedade ela também irá se desenvolver é tão infundado quanto minimizar o valor de uma pessoa que afirma participar de ações sociais porque, vivendo em uma sociedade mais justa, todos irão ter uma vida melhor - inclusive ela."

    No capítulo em questão o mkt cultural é apresentado como integrante da responsabilidade social.

  • Evento é a concentração de pessoas e/ou entidades, realizada em data e local previamente estabelecidos, com objetivos específicos. Podem ser classificados de acordo com a extensão (municipal, nacional, etc), dimensão (pequeno, grande, etc), objetivos (institucional ou promocional), tipo (folclórico, cívico, etc) e por espécie (expositivos, dialogais, etc).

    As organizações podem patrocinar eventos, como shows e exposições, a fim de associar sua marca com outras marcas do setor em que atua ou com ocasiões festivas e estabelecer conexões positivas na mente do público. Esse tipo de marketing é chamado de marketing cultural, não de relacionamento.

    O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que tem como alvo fidelizar o consumidor recorrente (não novos). A oferta de benefícios exclusivos, como um espaço reservado em um show para clientes VIP, é um exemplo disso.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação do enunciado está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
1869073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing institucional, julgue o item a seguir.

O marketing institucional, para fomentar sua identidade e envolver diferentes públicos, busca a formação e a consolidação da imagem de uma instituição.

Alternativas
Comentários
  • O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante. O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
1869076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing institucional, julgue o item a seguir.

Além da satisfação do cliente, as ações de marketing visam estabelecer comunicação com o público, definir o preço certo para os produtos e distribuí-los de forma ágil e eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Para selecionar as ações que melhor atendam às necessidades e aos objetivos das organizações, estas se orientam por análises objetivas do mercado e pela sensibilidade gerencial dos profissionais que ficam responsáveis pelos demais agentes e fatos do ambiente institucional que devido às oportunidades e ameaças que surgem no ambiente institucional devem analisar o ambiente interno e externo da empresa, para aproveitar as oportunidades e combater as ameaças. (VAZ, 1986)

  • Não entendi a resposta, porque o enunciado refere-se a "marketing institucional", que sabemos trabalhar mais a identidade e imagem de uma instituição. O marketing de que fala a questão seria o marketing promocional.

  • A questão abordou o mix de marketing: produto, preço, praça e promoção.

    Promoção: estabelecer comunicação com o público

    Preço: definir o preço certo para os produtos

    Praça: distribuí-los de forma ágil e eficiente

  • Dentro do composto de Marketing / 4 P,s, o preço é classificado como uma das suas atividades/ferramentas:

    • Pride e Ferrell explicam que o preço está relacionado “̀às decisões e ações associadas ao

    estabelecimento de objetivos e políticas de fixação de preços e à determinação dos preços dos

    produtos.”

    Fonte: apostila professor Stefan Fantini - Estratégia Concursos


ID
1869079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing institucional, julgue o item a seguir.

Para se diferenciar da concorrência e superar as expectativas do consumidor/cliente, uma instituição deve adotar o conceito de geração de valor, que consiste em criar produtos que sejam de melhor qualidade, ainda que mais caros.

Alternativas
Comentários
  • erro da questão esta em dizer: ainda que mais caros.


    É essencial para o sucesso de uma marca satisfazer todas as necessidades reais do consumidor, entretanto, uma determinada empresa, para vencer uma competição da qual sairá vencedora e fazer com que a marca conquiste o maior domínio das preferências do consumidor, ela precisará desenvolver estratégias capazes de resistir aos avanços da concorrência.


    Haverá sempre alguma necessidade de vendas, mas o objetivo do marketing é conhecer e compreender o consumidor tão bem que o produto ou serviço o atenda completamente e, em conseqüência, vendam-se sozinhos

  • O conceito de gerar ou agregar valor é muito mais abstrato do que aquele sugerido na questão. Em termos bem básicos, para gerar valor é preciso utilizar métodos comunicativos ou mercadológicos que convençam o potencial consumidor que ele só tem “benefícios” ao adquirir o produto.

    Não está, necessariamente, ligado ao preço dos produtos. É uma questão de posicionamento.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Funções do Marketing que geram valor

     

    Os melhores profissionais de marketing se caracterizam como geradores de valor porque focam no uso de dados para tomar decisões de mercado, dos clientes e de produtos / serviços que criam valor para os clientes e acionistas. Dessa forma, os principais papéis para a função de Operações de Marketing entre os criadores de valor, em ordem de prioridade são:

    * Cliente, mercado, inteligência competitiva, pesquisas e insights;

    * Analytics e modelagem preditiva;

    * Gestão de dados;

    * Análise de campanhas e elaboração de relatórios;

    * Orçamento e planejamento; governança e relatórios financeiros;

    * Benchmarking e avaliação da organização;

     

    Fonte: http://operacaodemarketing.com.br/2015/05/o-marketing-para-gerar-valor/


ID
2399377
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Configura-se uma perfeita aplicação do conceito de marketing às atividades artístico-culturais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra C, devido ao fato dessas atividades serem disponibilidades de forma gratuita.

  • Patrick Chemp, obrigada! Dei uma "voada" nessa questão. Avante! 

  • Gabarito do Professor


    Marketing é o conjunto de processos, técnicas, ferramentas e estratégias que possibilita a troca entre pessoas (físicas ou jurídicas), visando à satisfação de uma necessidade ou de um desejo de clientes por meio da oferta de produtos ou serviços. Está intimamente relacionado às ideias de valor, demanda, consumo, mercado, público-alvo e relacionamentos.

    O composto de marketing, formado por quatro elementos que começam com a letra P (Produto, Preço, Ponto e Promoção), fornece diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações ligadas ao marketing.

    De acordo com Neto (2006), quando lidamos com atividades artístico-culturais, há algumas alterações na aplicação plena do conceito de marketing: o produto/serviço (livro, peça de teatro, filme, exposição) é produzido pelo artista para, primeiramente, satisfazer sua necessidade, intrínseca e particular, de criar. Somente em um segundo momento esse trabalho é apresentado para ser apreciado pelo público a fim de “sanar" um desejo. O ponto de contato com o público é onde o povo está. A promoção (ou comunicação/divulgação) precisa ser adequada para que o público tenha consciência da obra e possa apreciá-la.

    O preço, como definido usualmente no composto de marketing tradicional, não atende de modo perfeito à aplicação do conceito de marketing ligado às atividades artístico-culturais. Neste contexto, o preço precisa lidar com duas questões simultaneamente: além de ser o valor cobrado/pago pelo custo material de produção do objetivo/serviço prestado (e por outros aspectos, como o lucro, por exemplo) envolve também questões simbólicas, sentimentais, de talento, raridade e/ou unicidade do bem.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C (Preço) apresenta a exceção à perfeita aplicação do conceito de marketing às atividades artístico-culturais.

    RESPOSTA: C

    Fonte de pesquisa:

    - Neto, Manoel Marcondes Machado. Marketing para as artes: a evolução do conceito de marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas. Revista Organicom. Ano 3. Número 5. 2º. Semestre de 2006.

ID
2564389
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A gestão bem-sucedida de espaços culturais deve considerar a dinâmica e as especificidades dos equipamentos culturais. Entre as alternativas abaixo, qual delas se inclui na gestão de espaços culturais?

Alternativas

ID
2564392
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Qual das alternativas abaixo diz respeito à gestão de uma instituição de cultura?

Alternativas

ID
2892982
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Qual é a definição correta de marketing?

Alternativas
Comentários
  • É a definição da American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6) e citada também por Peter Bennett (Dictionary of marketing terms, 1995):

    Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

  • letra c

    1 MARKETING

    A palavra Marketing origina-se da palavra inglesa “market”, cuja tradução é mercado e pode ser conceituada de inúmeras formas. Contudo, a American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6), a partir de 1985, adotou a seguinte definição: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais”.

    fonte: CONCEITOS EXPOSITIVOS SOBRE MARKETING: UMA REVISÃO LITERÁRIA, Maurício Barth

  • O termo marketing é objeto de estudo há décadas. Ao longo do tempo, sua definição vem sofrendo alterações e adaptações para conseguir abranger tudo o que ele é e faz, de fato. É importante enfatizar que as muitas definições convergem para pontos em comum: possibilidade de trocas entre pessoas (físicas e jurídicas), satisfação de necessidades e desejos, oferta de produtos e serviços são alguns.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Ações articuladas dentro do mercado é uma definição incompleta do termo marketing. O marketing consiste em processos planejados e articulados, baseado em estudos e análises, que, por meio de estratégias e ações voltadas para atender necessidades e desejos do mercado, atingem os objetivos mercadológicos de uma organização. As ações, portanto, são apenas parte do que o marketing é ou faz.

    B) Errado. O termo marketing deriva da palavra inglesa market (mercado, em português), mas não estuda as relações entre os diversos públicos de uma organização. Quem lida com públicos de uma organização são as Relações Públicas. Um dos objetivos do marketing é estudar as relações entre os consumidores (atuais e em potencial) e a organização a fim de proporcionar trocas satisfatórias entre eles para atender necessidades e desejos.

    C) Certo. Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais. Yanaze (2009) afirma que essa é a definição literal de marketing criada pela Associação Americana de Marketing (AMA) e que trabalha basicamente os quatro P's, (produto, preço, promoção e ponto).

    D) Errado. O conjunto de conhecimentos sistematizados que orientam as ações de uma organização ou profissional liberal faz parte dos elementos que compõe o marketing, mas não define plenamente o termo. Marketing consiste em estudar e analisar os cenários interno e externo a fim de planejar ações para atender objetivos mercadológicos de um ou mais indivíduos. O conhecimento, portanto, é apenas parte do que o marketing é ou faz.

    E) Errado. A análise dos diversos players em um determinado contexto, público ou privado, é uma das etapas do marketing, mas não define plenamente o termo. Estudar e obter informações oportunas sobre a concorrência é importante para ajustar ações e estratégias e atingir os objetivos mercadológicos da organização.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a correta.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • O marketing, de maneira bem simples, pode ser conceituado como o processo de suprimir necessidades por meio de trocas de modo a obter lucro. Para que o marketing seja realizado, é preciso realizar um processo composto, segundo a abordagem tradicional, por 4 elementos: a) produto, b) preço, c) praça (ponto de venda), d) promoção.

    A alternativa C é a alternativa que melhor descreve o conceito de Marketing.

    Gabarito: C

  • C

    Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

    • "A American Marketing Association propõe a seguinte definição: o marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo."(KOTLER e KELLER, 2012, p.3)

ID
3072538
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Dentro das práticas de marketing internacional, destacam-se as feiras e exposições como forma interessante de promoção de produtos e divulgação aos clientes em potencial. A maior parte dos Países tem um calendário de feiras e exposições comerciais organizado anualmente. Para os eventos de feiras e exposições internacionais realizados no Brasil, a legislação aduaneira assegura a isenção do imposto na importação das mercadorias, somente se:

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém pode explicar essa questão?

  • Feiras e exposições são maneiras de praticar a comunicação com públicos estratégicos e aumentar as possibilidades de efetivar transações comerciais.

    Exposição é um evento fixo, com duração variável, que reúne fornecedores, fabricantes, consumidores e usuários com os objetivos de estabelecer contatos comerciais, relacionar-se com os visitantes e projetar a organização técnica e institucionalmente. Feira é um evento fixo, de duração variável, caracterizado pela venda de produtos em estandes.

    O Decreto nº 6.759, de 05 de fevereiro de 2009, regulamenta a administração das atividades aduaneiras, a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior. O artigo 136, em especial, elenca quais situações e/ou produtos são isentos ou sofrem reduções do imposto de importação.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. De acordo com o item “o", mercadorias destinadas a consumo no recinto de congressos, de feiras, de exposições internacionais e de outros eventos internacionais assemelhados são isentas do imposto de importação.

    B) Errado. Identificar a destinação é um requisito essencial para conferir, ou não, a isenção. Não há menção sobre quantidade no decreto que trata da isenção. Dentre os destinos “isentos" temos o item “i" – reparo, revisão e manutenção de aeronaves e de embarcações; item “q" – emprego na conservação, modernização e conversão de embarcações; e item “r" - coletores eletrônicos de votos.

    C) Errado. Não há menção sobre isenção do imposto de importação para mercadorias sem similares produzidas no País.

    D) Errado. A isenção do imposto de importação é devida, segundo o item “n" às mercadorias estrangeiras vendidas por entidades beneficentes em feiras, bazares e eventos semelhantes, desde que recebidas em doação de representações diplomáticas estrangeiras sediadas no País.

    E) Errado. Não há menção sobre isenção do imposto de importação para os órgãos anuentes que aprovam a entrada das mercadorias no País.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Artigo 136 do Decreto nº 6.759 de 05 de Fevereiro de 2009. Disponível em https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10785002/artigo-136-do-decreto-n-6759-de-05-de-fevereiro-de-2009. Acesso: Dezembro de 2021.


ID
3327874
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Machado Neto (2005) observa a produção artístico-cultural a partir do composto de marketing e identifica elementos que constituem o sistema de marketing.
São elementos que constituem o referido sistema, EXCETO:

Alternativas

ID
3327880
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Paiva (2008), ancorado nas contribuições de Maximiniano (1997) e Matias (2001) e de outros estudiosos, apresenta um roteiro constituído de quatro fases de um planejamento de projetos de evento, com enfoque no marketing.
Considerando-se essas etapas e suas definições, segundo Paiva (2008), é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
3865948
Banca
AJURI
Órgão
Desenvolve - RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale o tipo de evento que corresponde à sentença a seguir:

“Encontro de grupos profissionais, de âmbito regional, para discutir periodicamente assuntos de interesse do grupo. É promovido por entidades de classe, com duração de vários dias. As conclusões podem servir de diretrizes para a classe” (Cesca, 2008, p. 29).

Alternativas
Comentários
  • Evento é a concentração de pessoas e/ou entidades, realizada em data e local previamente estabelecidos, com objetivos específicos. Podem ser classificados de acordo com a extensão (municipal, nacional, etc), dimensão (pequeno, grande, etc), objetivos (institucional ou promocional), tipo (folclórico, cívico, etc) e por espécie (expositivos, dialogais, etc).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que está de acordo com a definição apresentada no enunciado:

    A) Errado. Fórum é um evento caracterizado pela troca de informações e debate de ideias, com a presença de grandes audiências (físicas ou virtuais). Seu objetivo é conseguir a efetiva participação da plateia. Ao final o coordenador da mesa colhe as opiniões e apresenta uma conclusão.

    B) Certo. Jornada é um encontro regional de profissionais voltado para discussão periódica de assuntos de interesse do grupo, promovido por entidades de classe, e cujas conclusões podem servir de diretrizes.

    C) Errado. Simpósio é uma ocasião em que profissionais de renome apresentam suas ideias e experiências sobre um determinado tema com a presença de um coordenador. O tema geralmente é científico. Após as apresentações, a plateia participa com perguntas. Objetiva intercâmbio de informações.

    D) Errado. Workshop é um encontro em que há uma parte expositiva seguida de parte prática. É baseado no conceito de training by doing e objetiva familiarizar os participantes sobre um determinado assunto para um maior dinamismo, aliando a teoria à prática.

    E) Errado. Brainstorming é uma reunião, comum na prática da publicidade, dividida em etapas criativa e avaliativa, com o objetivo de estimular a produção de ideias

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - Cesca, Cleuza G. G. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. Grupo Editorial Summus. 2008.
  • Jornada é um encontro regional de profissionais voltado para discussão periódica de assuntos de interesse do grupo, promovido por entidades de classe, e cujas conclusões podem servir de diretrizes.