-
Creio que SUBÚRBIO funcione como adjetivo de logrador, devendo estar junto a ele na frase. Caso separássemos, o verso perderia seu sentido inicial.
Algum colega com conhecimentos mais avançados poderia comentar a questão...
-
Alguém poderia explicar a assertiva I?
-
I - CORRETA: Ficaria "livre de todos os negócios e vícios que advêm de amar, lá seja o centro de alguns ócios que escolherei por cultivar". Não há problemas na inclusão da vírgula.
II - CORRETA: Perfeito, ficaria "para que os sócios vis do amor - rancor, dor ódio, solidão - não mais consumam meu vigor". O travessão pode substituir o uso de vírgulas ou servir para separar expressões explicativas.
III - ERRADA: A ideia aqui não é explicação, mas sim de restrição, um logrador subúrbio do coração. Se a ideia fosse de explicação, teríamos que "todo logrador seria um subúrbio do coração".
Não sei se fui clara, e também não sei explicar as regras para a formação do item I, mas procuro ir bastante pela lógica e coerência na resolução das questões de português.
-
Creio que a assertiva I está correta por esse motivo:
livre de todos os negócios e vícios que advêm de amar, lá(adeverbio de lugar ) + seja(verbo) =( locução adverbial de lugar) o centro de alguns ócios que escolherei por cultivar".
A virgula pode ser usada para separar orações subordinadas adverbias deslocadas.
Corrija-me se eu estiver errada.
-
Vida eterna ao CESPE!!!
-
I - "Livre de todos os negócios
e vícios que advêm de amar" - Trata-se de uma oração adverbial (MODO) deslocada. Por isso, a colocação da vírgula.
II - idem ao comentário da Bruna
III - "rumo a um logrador
subúrbio desse coração." - logrador e subúrbio estão numa relação de termo regente e regido. Tanto que se "logrador" fosse para o plural, "subúrbio" tb iria.
-
BRUNA
MEIO QUE A BRUNA FALOU TD CERTINHO MSM
III - ERRADA: A ideia aqui não é explicação, mas sim de restrição, um logrador subúrbio do coração. Se a ideia fosse de explicação, teríamos que "todo logrador seria um subúrbio do coração".
Não sei se fui clara, e também não sei explicar as regras para a formação do item I, mas procuro ir bastante pela lógica e coerência na resolução das questões de português.
SE A GNT POR UMA VÍRGULA DEPOIS DE LOGRADOR, VAI SE TORNAR A FRASE EXPLICATIVA, FATO QUE MUDARIA O SENTIDO DA FRASE
logRADOR subúrbio desse coração = RESTRIÇAO
LOGRADOR,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, SUBURBIO DESSE CORAÇÃO = EXPLICATIVA
-
Sobre o item 2: Pode usar o travessão para substituir a vírgula em uma enumeração?
-
"MEIO QUE A BRUNA FALOU TD CERTINHO MSM"
ta sertooo
-
-
pensei que o II era uma enumeração...
-
O ITEM II É APOSTO EXPLICATIVO, PODE VIR SEPARADO POR VÍRGULAS OU TRAVESSÕES
-
Também achei que o II fosse enumeração
-
Excelente questão! Muito boa para aprender Aposto.
Comentário da Bruno estão perfeitos:
"II - CORRETA: Perfeito, ficaria "para que os sócios vis do amor - rancor, dor ódio, solidão - não mais consumam meu vigor". O travessão pode substituir o uso de vírgulas ou servir para separar expressões explicativas."
Só completando para quem não entendeu por que é aposto explicativo:
Aposto explicativo retoma algo já designado para explicar, sendo assim, " Para que os sócios vis do amor, " ,ou seja, os sócios são exatamente: "rancor, dor, ódio, solidão," que na verdade é tudo aquilo de ruim que desprezam ou repudiam (vis) o amor.
Foi o que entendi...rs. abs!
-
Melhor explicação ever do professor Erenildo.
-
logrador suburbio desse coração ----> SUBURBIO EXERCE O SENTIDO DE ADJETIVO DE LOGRADOR
rua desvencilhada desse coração -> desvencilhada exerce tb o sentido de adtejitov
-
Para a galera que achou que o II fosse enumeração, caso fosse deveria obedecer ao paralelismo, por exemplo, teria que ser assim: "sócios vis do amor, do rancor, da dor, do ódio, da solidão...".
-
Matheus, se fosse uma enumeração, em que os complementos se refiram ao mesmo verb,o não seria preciso repetir, apenas a primeira preposição é obrigatória. O que não se pode é colocar mais nenhuma além da primeira.Exemplo:
Gosto de ler, de ouvir música ou de ver um bom filme. Está paralelisticamente correta mas também poderia ser escrita:
Gosto de ler, ouvir música ou ver um bom filme.
Capítulo 23, gramática do Marcelo Rosenthal
-
GABARITO: D
-
No item III, como o colega Marco bem disse, o termo "subúrbio" funciona como adjetivo do substantivo "logrador". Assim, só poderia haver o emprego de dois-pontos caso houvesse uma vírgula separando os dois termos, o que revelaria apenas uma explicação.
-
AIMELDELS, tô aqui falecendo com o prof Arenildo - FOFO - basicamente declamando os versos!
Essa voz grave, super cara de mau, porém falando de amor! HAHAHAHAHAHA s2
-
Queria ter a metade dessa voz desse professor kkkk
-
Para que os sócios vis do amor,
rancor, dor, ódio, solidão,
não mais consumam meu vigor,
Essa alternativa é um exemplo de que é preciso ler e entender o que está sendo dito; sem isso ficamos muito no automático, veja que amor, rancor, dor, ódio, solidão é um conjunto de substantivos abstratos. Tendemos a jogar tudo na conta da enumeração de termos semelhantes e erramos a questão. Veja que, "sócios vis do amor - rancor, dor, ódio, solidão - não mais consumam meu vigor" é um exemplo de aposto isolado na questão, por vírgulas.
Escrita ridícula, se fizermos isso em uma redação nos complicam, mas ficamos a mercê disso. Talvez algum dia evoluamos e tenhamos uma justiça que cuide desse tipo de aberração, em que concurso público neste país, não avalia, senão a sorte dos candidatos.
amado e amor banir-se-ão
do centro rumo a um logrador
subúrbio desse coração.
[O QUAL] subúrbio desse coração
NESSE TIPO DE ARGUMENTO SEMPRE TESTE [O QUAL], SE COUBER E ESTIVER SEM VÍGULA, NÃO SERÁ UMA EXPLICAÇÃO, MAS SIM, UMA RESTRIÇÃO. Faça isso, porque em um primeiro momento, "do centro rumo a um logrador: subúrbio desse coração", esses dois pontos são perfeitamente aceitáveis, mas ele somente caberia se logo após logrador houvesse uma vírgula. Desconfie sempre do termo explicativos sem vírgulas, teste com "o qual" (é a única forma de saber se é uma O.S. Adjetiva) cabendo "o qual", com vírgula, caberá dois pontos; cabendo "o qual", sem vírgula, não caberá dois pontos, por ser um elemento restritivo.