-
Por que o item III está errado?
-
Os dois pontos não estão explicando, mas restringindo. O autor faz referência a um logrador específico.
-
Pelo que entendi:
- ITEM I - "lá" é adverbio de lugar deslocado.
- ITEM II - usa-se o travessão no sentido de indicar explicação, quando já se usou muitas virgulas.
-ITEM III - não consigo ver um termo explicativo. . . (corrijam-me se estiver errado)
-
rumo a um logrador subúrbio desse coração. (aqui se faz uma restrição, pois nem todo logrador é subúrbio desse coração.... mas ele quer banir rumo a um "logrador subúrbio", ou seja, "subúrbio" ta restrigindo)
rumo a um logrador, subúrbio desse coração. (aqui torna o termo explicativo e muda o sentido da frase)
-
Resposta: "a"
I. Pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após amar, na segunda estrofe, sem prejuízo para a correção. (CORRETA): a vírgula deixaria mais claro o emprego da Zeugma (uso da vírgula para marcar a supressão de um verbo que, no caso do poema, é o verbo teorcer da primeira estrofe).
II. As vírgulas empregadas imediatamente antes de rancor e após solidão, na terceira estrofe, podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para a correção. (CORRETA). Travessões são também utilizados para isolar, num contexto, palavras ou orações intercaladas. No caso do poema, são palavras.
III. O último verso poderia vir precedido de dois-pontos ou travessão, já que constitui uma explicação do termo antecedente logrador. (ERRADA). Subúrbio é adjunto adnominal de logrador, logo, não poderia ser separado deste por travessão. Também o último verso não é explicação de logrador mas uma característica deste que o delimita, especifica.
-
Tinha alguma coisa no meu Tody ou a II está errada. kkkk
-
Ah, galera, me dei conta de que o item II a parte que assertiva diz que pode ser isolada por travessão é um aposto, ou seja, está correto. "os sócios vis do amor..." se eu quiser eu posso explicitar quais são esses sócios ", rancor, dor, ódio, solidão,".
-
No item III, é preciso atentar para a questão de que logrador não é a mesma coisa que logradouro (lugar). Logrador é aquele que consegue algo, obtém êxito em determinada ação. O subúrbio, no caso, é o escolhido, o merecedor, o logrador. Portanto, não pode haver nem dois pontos nem travessão separando o sentido complementar das palavras.
-
A questão avalia noções de pontuação como o emprego da vírgula e do travessão, além da interpretação textual. É preciso analisar cada item separadamente.
I. Pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após amar, na segunda estrofe, sem prejuízo para a correção.
Correto. A vírgula pode ser empregada para indicar a supressão de uma palavra ou de um grupo de palavras. Nesse caso, é possível depreender a ausência de um elemento de ligação entre os versos.
Livre de todos os negócios
e vícios que advêm de amar [,]
lá seja o centro de alguns ócios
que escolherei por cultivar.
Livre de todos os negócios
e vícios que advêm de amar [que]
lá seja o centro de alguns ócios
que escolherei por cultivar. (possível inclusão)
II. As vírgulas empregadas imediatamente antes de rancor e após solidão, na terceira estrofe, podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para a correção.
Correto. O travessão pode ser empregado para isolar palavras ou frases. Do ponto de vista gramatical, não seria um desvio. Do ponto de vista semântico, os termos compreendidos entre os travessões ganhariam mais destaque.
Para que os sócios vis do amor
[–] rancor, dor, ódio, solidão [–]
não mais consumam meu vigor
III. O último verso poderia vir precedido de dois-pontos ou travessão, já que constitui uma explicação do termo antecedente logrador.
Incorreto. O verso “subúrbio desse coração" não é uma explicação do termo antecedente, mas uma um complemento ao sentido de logrador. Não é qualquer “logrador", mas “um logrador subúrbio desse coração". Sendo assim, o item está errado.
Como apenas os dois primeiros itens estão corretos, a alternativa certa é a letra A.
Gabarito da Professora: Letra A.