- ID
- 1851352
- Banca
- FAPEC - AL
- Órgão
- Prefeitura de Água Branca - AL
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
O CONSUMO ALIENADO
O problema da sociedade de consumo é que as
necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos
meios de comunicação de massa, levando os indivíduos a
consumirem de maneira alienada.
Multiplicam-se, de maneira intensa e rápida, as ofertas de
possibilidades de consumo e a única coisa a que não se tem
escolha é não consumir!
Os centros de compras se transformam em “catedrais do
consumo", verdadeiros templos cujo apelo ao novo torna tudo
descartável e rapidamente obsoleto.
Vendem-se coisas, serviços, ideias. Basta ver como em
tempos de eleição é “vendida" a imagem de certos políticos...
A estimulação artificial das necessidades provoca
aberrações do consumo: montamos uma sala completa de som,
sem gostar de música; compramos biblioteca “a metro", deixando
volumes “virgens" nas estantes; adquirimos quadros famosos, sem
saber apreciá-los (ou para mantê-los no cofre). A obsolescência dos
objetos, rapidamente postos “fora de moda", exerce uma tirania
invisível, obrigando as pessoas a comprarem a televisão nova, o
refrigerador ou o carro porque o design se tornou antiquado ou
porque uma nova engenhoca se mostrou indispensável.
E, quando bebemos Coca-Cola porque “É emoção pra
valer!", bebemos o slogan, o costume norte-americano, imitamos os
jovens cheios de vida e alegria. Com nosso paladar é que menos
bebemos...
Como o consumo alienado não é um meio, mas um fim em
si, torna-se um poço sem fundo, desejo nunca satisfeito, um sempre
querer mais. A ânsia do consumo perde toda relação com as
necessidades reais do homem, o que faz com que as pessoas
gastem sempre mais do que têm. O próprio comércio facilita tudo
isso com as prestações, cartões de crédito, liquidações e ofertas de
ocasião, “dia das mães" (...)
A frase: “A obsolescência dos objetos, rapidamente postos “fora de moda", exerce uma tirania invisível, obrigando as pessoas a comprarem a televisão nova (...) porque o design se tornou antiquado (...)" estabelece uma relação de: