SóProvas


ID
1853269
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em 2015, o Brasil comemorou os 150 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, militar e sertanista brasileiro que desbravou as regiões Centro-Oeste e Norte nos séculos 19 e 20. Por causa das expedições que comandou, passou a ser habitada a região onde está situado o estado de Rondônia, assim denominado em sua homenagem.

      Rondon nasceu em Mimoso (MT), no dia 5 de maio de 1865. Descendente, por parte de mãe, dos índios terenas e bororo, e por parte de pai, dos índios guanás, logo ficou órfão, sendo criado pelo avô. Depois de sua morte, transferiu-se para o Rio de Janeiro e ingressou na Escola Militar. Depois de se formar bacharel em Ciências Físicas e Naturais e tornar-se tenente, em 1890, foi transferido para o setor do Exército que implantava linhas telegráficas por todo o país.

      A partir daí, durante quase vinte anos, Rondon viajou por todo o Brasil implantando o telégrafo e eventualmente abrindo estradas. Nessas viagens, ele frequentemente encontrou tribos indígenas que não tinham contato com a civilização e, aos poucos, desenvolveu uma técnica de aproximação amigável. Rondon contribuiu também para o reconhecimento e mapeamento de grandes áreas ainda inóspitas no interior do país. A partir daí, levantou dados e informações de mineralogia, geologia, botânica, zoologia e antropologia. E encontrou, em 1906, as ruínas do Real Forte do Príncipe da Beira, a maior relíquia histórica de Rondônia.

      Em 1910, organizou e passou a dirigir o Serviço de Proteção aos Índios, que viria a se tornar a Fundação Nacional do Índio (Funai). Em 1952, propôs a criação do Parque Indígena do Xingu e, no ano seguinte, inaugurou o Museu Nacional do Índio.

Rondon morreu em 1958, no Rio de Janeiro, com quase 93 anos. Dedicou a vida a promover a colonização do interior do país, pacificando e tratando os índios. Ficou conhecido pelo lema indigenista: “Morrer se for preciso, matar nunca".

(Adaptado de: “Congresso comemora na próxima semana os 150 anos do Marechal Rondon". Agência Senado. www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/04/30/congresso-comemora-na-proxima-semana-os-150-anos-do-marechal-rondon) 

Considere as afirmações acerca da pontuação.

I. O acréscimo de uma vírgula antes do termo sublinhado não altera o sentido do trecho: Nessas viagens, ele frequentemente encontrou tribos indígenas que não tinham contato com a civilização...

II. O termo sublinhado pode estar entre vírgulas sem prejuízo para a correção gramatical do trecho: Rondon contribuiu também para o reconhecimento e mapeamento de grandes áreas ainda inóspitas no interior do país.

III. As vírgulas sinalizam uma enumeração no trecho: ... levantou dados e informações de mineralogia, geologia, botânica, zoologia e antropologia.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D:
    1) muda de restritiva para explicativa;
    2) pode ser enfatizado entre vírgulas
    3) enumeração

  • Só complementando, Matheus,

    Sobre a II, trata-se de adjunto adverbial, podendo ser deslocado separado por vírgulas, mas eu por pouco não marquei somente a III, por já ter feito outras questões no sentido de que adj adv de curta extensão A FCC NÃO CONSIDERA A REGRA DO DESLOCAMENTO POR VÍRGULAS, mas mesmo assim, fui no óbvio. II e III.

    GAB LETRA D

  • no 1) poderia ser depois do que?

  • Adjuntos adverbiais 

    até 3 sílabas - pequeno

    de 4 a 9 sílabas - médio

    acima de 9 sílabas - grande

     

    - No início da frase, a vírgula só será facultativa se o Adjunto Adverbial for pequeno.

    - No interior da oração, a vírgula só será obrigatória se o Adjunto Adverbial for grande.

     

  • Vai muito da banca, outras bancas consideram que nao pode se colocado entre virgula, adjundo adverbial de curta extensão.

  • I- aprendi com a cespe que quando se coloca a virgula antes do "que" ele é explicativo, e quando se retira ele fica restritivo, mudando seu sentido. ERRADA!

     

    II- "também" é adjunto adverbial onde as vírgulas são facultativas. CERTA!

     

    III- aposto enumerativo. CERTA!

     

     

    Gabarito D

  • É impressão minha ou a fcc foi super boazinha nas questoes de português dessa prova do TRT 14.rsrs

  • Vírgula antes do QUE muda de restritiva para explicativa.

    GAB: D

  • Uma dúvida em relação à assertiva 2, 

     

    Caso perguntasse se haveria alteração de sentido, estaria correto ou não ?

     

    Gab: D

  • Segundo Pestana, para a FCC, tanto adj adv de longa quanto o de curta extensão a vírgula é facultativa

  • meus amigos voltei

  • Na frase II - a justificativa é por ele ser um termo intercalado , não é adjunto ! pode ser substituído por dois pontos , travessão ,  aspas . É obrigatório !  

  • Gab. D

     

    A I está errada, pois transforma de restritiva para explicativa. Para entender melhor segue um vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=EsuBXpnxOfo

  • Comentários do professor:

    I. O acréscimo de uma vírgula antes do termo sublinhado não altera o sentido do trecho: Nessas viagens, ele frequentemente encontrou tribos indígenas que não tinham contato com a civilização... 

    ERRADA (altera o sentido da frase)

    Que é pronome relativo.

    Pronome relativo introduz : oração subordinada adjetiva explicativa ( traz sinal de pontuação)

                                                 oração subordinada adjetiva restritiva ( não traz sinal de pontuação)

     

    Macete: 

    Basta olhar antes do pronome relativo se não vier oração subordinada adjetiva restritiva ( que), se vier oração subordinada adjetiva explicativa traz sinal de pontuação ( ,que)



    II. O termo sublinhado pode estar entre vírgulas sem prejuízo para a correção gramatical do trecho: Rondon contribuiu também para o reconhecimento e mapeamento de grandes áreas ainda inóspitas no interior do país

     

    CERTA

     

    O também com as virgulas ou sem as virgulas não faz diferença, nem gramatical, nem semântica.

    III. As vírgulas sinalizam uma enumeração no trecho: ... levantou dados e informações de mineralogia, geologia, botânica, zoologia e antropologia

     

    CERTA

     

    Adjunto Adnominal de Informações

    Há uma sequência de termos com o mesmo papel na frase (Enumeração marcada obrigatóriamente pela presença de vigula, separando cada termo da enumeração).

     

     

     

     

    Caso esteja algo errado me avise...

     

    Bons estudos!

     

  • 04/02/19 respondi certo.

    a. Sem a virgula é restitiva,  com a virgula é explicativa.

    b.Só faria diferença na escrita.

    c. Enumeração = Sequencia de termos c/ o mesmo paoel na frase.

  • Depende viu, Renata! Tem que analisar a prova como todo, pois se o nível da prova foi baixo, a nota de corte foi altíssima, e com isso o pessoal teve que sangrar mais ainda para tirar uma boa nota. Então, qualquer erro por falta de atenção, nervosismo (que acontece muito na hora da prova), é motivo de reprovação em uma prova desse nível, pois uma multidão sai na sua frente se você cometer erros bestas. Eu oro para que no dia da minha prova ela esteja bem difícil e que eu tenha capacidade para responde-la e alcançar a nota máxima para minha nomeação!

  • Gabarito D:
    1) muda de restritiva para explicativa;
    2) pode ser enfatizado entre vírgulas
    3) enumeração

  • TAMBÉM.... ENTRE VÍRGULAS, DÁ ÊNFASE.

  • Letra D)

    1) muda de restritiva para explicativa

    2) pode ser enfatizado entre vírgulas ---> Adjunto adverbial a vírgula é facultativa

    3) Observamos que tem uma enumeração