SóProvas


ID
1854775
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
SMA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os critérios de acesso e as condicionalidades para permanência dos cidadãos em determinados programas sociais, associados à sua abrangência, determinam, no processo de análise e avaliação das políticas sociais, o caráter dos benefícios e dos serviços, que pode ser classificado como:

Alternativas
Comentários
  • socorro, não entendi nada dessa questão! kkk

  • Gab: D

    Banca tentou utilizar argumentos do texto" Avaliação de políticas, programas e projetos sociais" de Ivanete Boschetti, porém sem sucesso. A questão ficou um tanto confusa.

    Indicador 3 – Critérios de acesso e permanência: os critérios de acesso e permanência dos cidadãos em determinada política e/ou programa social são reveladores de sua intencionalidade e capacidade de inclusão e/ou exclusão do acesso. Quanto mais rigorosos e restritos forem os critérios de acesso e permanência, mais focalizados e seletivos a política e/ou programa tendem a ser. Assim, é importante associar os critérios de acesso às condicionalidades para permanência. Os critérios para acesso podem ser relativos à idade, rendimento (em geral os programas voltados para indivíduos ou famílias de baixa renda), composição familiar (exemplo de programas voltados apenas para famílias mono parentais ou famílias com crianças), condição física (programas direcionados para pessoas com deficiência ou doenças específicas). As condicionalidades para permanência podem ser extremamente variadas, indo desde a participação na execução do programa, até a permanência de filhos na escola (caso do programa bolsa família). Os critérios de acesso e permanência, associados à abrangência, são fatores fundamentais para determinar a universalidade das políticas e/ou programas sociais e definir o tipo de direito que garantem. 

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf