SóProvas


ID
1867105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A receita corrente líquida é calculada a partir da inclusão e exclusão de vários itens de receita. Entre as exclusões, no caso dos estados, estão os recursos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    LRF - Lc 101

    Art. 2o Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:    

    IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:     

    b) nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional;

    bons estudos

  • Letra: A

    Receita Corrente Líquida (RCL) = Soma de todas as receitas correntes menos deduções legais.

  • Alternativa A.
    RCL = somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas correntes, considerando ainda algumas deduções.
    Ou seja, são as receitas correntes (TRICOPAIS TRANSOU) e deduções. 

    Deduções:
    União - os valores transferidos aos Estados e Municípios por determinação constitucional ou legal, e as contribuições mencionadas na alínea a do inciso I e no inciso II do art. 195, e no art. 239 da Constituição;
    O art. 195, I, a, trata das contribuições sociais do empregador ou empresa, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício.
    Já o art. 195, II, trata da contribuição social do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social.
    O art. 239 trata do PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP. 
    Estados - parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional;
    União, Estados e Municípios - a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira citada no § 9º do art. 201 da Constituição (compensação financeira entre diversos regimes de aposentadoria).
    Perceba que, para União, são consideradas como deduções as transferências constitucionais e legais e para os Estados apenas as constitucionais. 
    Serão computados no cálculo da receita corrente líquida os valores pagos e recebidos em decorrência da Lei Complementar nº 87 (Lei Kandir), de 13 de setembro de 1996, e do fundo previsto pelo artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (FUNDEB). Nesse último caso, devemos levar em consideração os valores líquidos (pagos e recebidos). Não serão considerados na receita corrente líquida do Distrito Federal e dos Estados do Amapá e de Roraima os recursos recebidos da União para atendimento das despesas com pessoal.
    A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades. 

  • As receitas correntes líquidas (RCL) são o somatório de todas as receitas correntes arrecadadas menos as deduções legais como, por exemplo, as transferências constitucionais e os valores recebidos dos servidores para custear previdência.

  • Alguém sabe explicar o porquê não é a letra E?

  • @Marcio Martins, os recursos provenientes do rendimento sobre o ativo permanente não são excluídos da RCL, pois a integram.

    erro da Letra E

  • É nesse tipo de questão que esta tabela vai te salvar:

    A questão está perguntando sobre as deduções da RCL no caso dos estados. Vejamos o dispositivo da LRF que fala sobre isso:

    Art. 2º, IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos: (...)

    b) nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional;

    c) na União, nos Estados e nos Municípios, a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira citada no § 9º do art. 201 da Constituição

    Analisando as alternativas:

    a) Correta. Essa é mesmo uma exclusão da RCL no caso dos estados.

    b) Errada. Receita industrial é receita corrente e integra o cálculo da RCL dos estados.

    c) Errada. Receita agropecuária também é receita corrente. Integra a RCL dos estados.

    d) Errada. Receita de serviços também. Igual às alternativas anteriores.

    e) Errada. Receita patrimonial: mesma coisa das alternativas anteriores.

    Gabarito: A

  • Márcio, sobre a Letra E:

    Acredito que o rendimento sobre o ativo permanente seja classificado como uma receita patrimonial, porquanto uma receita corrente que seria adicionada e não deduzida do cálculo da Receita Corrente Líquida.

  • RCL corresponde ao somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:

    Na União: os valores transferidos aos estados e municípios por determinação constitucional ou legal, e as contribuições relacionadas à seguridade social e os valores referentes ao PIS, PASEP.

    Nos estados: as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional. (GABARITO)

    Na União, nos estados e nos municípios: a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação entre os diversos sistemas previdenciários.

    No DF, no Amapá e em Roraima: recursos transferidos pela União decorrentes da competência da própria União para organizar e manter o Poder Judiciário, o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios e a Defensoria Pública dos Territórios; organizar e manter a polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do DF, bem como prestar assistência financeira ao DF para a execução de serviços públicos, por meio de fundo próprio; e, ainda, despesas da União com servidores dos ex-territórios do Amapá e de Roraima.

    Os recursos transferidos pela União ao Distrito Federal, quando destinados à assistência financeira para a execução de serviços públicos das polícias civil e militar e do corpo de bombeiros, não integram o conceito de receita corrente líquidaainda que sejam utilizados para pagamento de pessoal.

    As transferências recebidas de outros entes integram a receita corrente líquida.

  • Resposta: Letra A

    Receita corrente líquida ----------> Deduzidos:

    União > Valores transferidos aos Estados e Municípios por determinação constitucional ou legal.

    Estados > Parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional.

    União,Estados,Municípios > Contribuição dos servidores para custeio da previdência social e receitas de compensações financeiras.

  • A Receita Corrente Líquida (RCL) é um conceito importantíssimo, porque todos os limites da LRF (exceto os Restos a Pagar) têm como parâmetro a RCL, ou seja, todos os limites são definidos em termos de percentual (%) da RCL.

    Nos termos do artigo 2º, inciso IV, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), considera-se Receita Corrente Líquida (RCL) o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes.

    Mas repare que estamos vendo o conceito é receita corrente líquida. Isso significa algumas deduções (ou exclusões) serão feitas (daí o nome “líquida"). Só que essas deduções variam de acordo com o Ente Federativo, isto é, as deduções feitas na RCL da União, por exemplo, são diferentes das deduções feitas na RCL dos Municípios.

    Na União, nos Estados e nos Municípios, são deduzidas da RCL (LRF, art. 2º, IV, “c"):

    - a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e;
    - as receitas provenientes da compensação financeira citada no § 9º do art. 201 da Constituição.

    Já no caso específico dos Estados, serão deduzidas do cálculo da RCL as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional (LRF, art. 2º, IV, “b"). É isso que está na alternativa A e esse é o nosso gabarito!

    As demais alternativas apresentam itens que compõem a RCL. A alternativa B representa uma receita industrial. A alternativa C, receitas agropecuárias. A alternativa D, receitas de serviços. E a alternativa E representa receitas patrimoniais.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A Receita Corrente Líquida, ESPECIFICAMENTE DOS ESTADOS (União, e municípios tem outras deduções): compreende:

    ( + ) Somatório das Receitas Correntes

    ( - ) Transferências Constitucionais aos Municípios

    ( - ) Contribuições dos Servidores Públicos a Seguridade Social

    ( - ) Receita de Compensação dos Regimes de Previdência

    = RCL