SóProvas


ID
1873813
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na linguagem coloquial, informal, presente em diversas modalidades do uso da língua, exceto na norma padrão do português, registra-se o emprego dos verbos “ver” e “vir” (e de seus derivados) da seguinte maneira: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C)

    PERO VAZ DE CAMINHA : QUINHENTISMO

    EUCLIDES DA CUNHA : PRE- MODERNISMO

    CLAUDIO MANUEL DA COSTA :  ARCADISMO

     

  • As alternativas (A), (B) e (C) apresentam construções em conformidade com a norma culta: intervieram (pretérito perfeito de "intervir"); "proveram" (pretérito perfeito de "prover"); sobrevir (forma infinitiva).   A alternativa (D) é a resposta porque apresenta um registro muito comum na linguagem frouxa, relaxada, coloquial e familiar: a confusão entre "ver" e "vir".   O verbo "ver", no futuro do subjuntivo, assim se conjuga: quando eu vir, tu vires, ele vir, nós virmos, vós virdes, eles virem.    É comum, reitero, no cotidiano, ouvir-se "Quando ela me ver ..." (coloquial, informal) no lugar de "Quando ela me vir ..." (culto, formal).  Acrescento - a título de lembrança - que o verbo "vir" no futuro do subjuntivo, assim se conjuga: quando eu vier, tu vieres, ele vier, nós viermos, vós vierdes, eles vierem.   Por ora, é só.  Abraços.

  • acho que é/deveria ser letra D, ver ao invés de vir, mas acabou as respostas/dia aqui

  •  LETRA "D"


    Questão relacionada à conjugação verbal, mais precisamente na conjugação dos verbos "ver" e "vir". Esses verbos aparecem frequentemente nas provas, pois causam muitas dúvidas.


    É importante a leitura correta do enunciado, pois a questão pede que o candidato encontre o "coloquial", ou seja, aquilo que contraria a norma culta. A única assertiva que não obedece às regras gramaticais é a letra "d", que é o gabarito. Ela afirma que:


    Na linguagem coloquial utilizamos "VER" (forma incorreta) no lugar de "VIR" (forma correta) no inícios de frases no subjuntivo. Em todas as outras alternativas, tem-se o certo sendo considerado errado e o errado como sendo certo.



  • Correta letra D.

    Sobre a letra C:

    e "de sobrevir" está no infinitivo impessoal. Acho que está correta...

    Acredito que o erro está na parte que diz "SOBREVIR ao invés de SOBREVER", é no exemplo está "sobrevir"