SóProvas


ID
187702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente vamos aos conceitos:

    A)  Correta - O POSITION PAPER é  Instrumento que muitas enpresas utilizam para oficializar, internamente sua posição em relação a determinado assunto e/ou cirscunstância. Geralmente, seu uso é restrito ao público interno e tem por objetivo padronizar o discurso dos executivos em relação a temas polêmicos.

    B)  ERRADA - Não é função do assessor de imprensa planejamento, organização e avalição de eventos;

    C) ERRADA - Ghost writer (escritor fantasma, em português) é a expressão inglesa que designa o profissional de alto nível especializado em prestar serviços de redação de textos a outras pessoas que não têm tempo ou não têm jeito para escrever. Esta função também não cabe ao assessor  de imprensa;

    D) ERRADA -Não deve haver pauta Exclusiva quando se fala em assessoria de imprensa;

    E) ERRADA - Prática que deve ser repelida pela empresa .  O publieditorial constitui-se numa mensagem publicitária, portanto paga, que tem a cara de reportagem, matéria jornalística. Ele tem como objetivo integrar-se perfeitamente ao veículo em que está inserido, de modo a não ser percebido como publicidade e, portanto, agregar a credibilidade que os textos jornalísticos (evidentemente, publicados em veículos de prestígio) costumam ter. Implicitamente, o publieditorial visa "passar a perna" no leitor que, desavisado, pode "comer gato por lebre", ou seja, ver uma matéria onde, na verdade, existe publicidade.
     

     

     

  • Jorge Duarte rei ehm!

  • Quem é responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação do evento?

  • "Position paper - texto oficial de natureza política que informa e detalha sobre a posição da organização a respeito de um tema relevante. O conteúdo é definido pela alta direção" Obras jornalísticas para concursos (ARAÚJO e SOUSA p. 347)

  • Segundo kusch, o responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação do evento é o profissional de Relações Públicas

  • Discordo desse gabarito. Acredito que não há resposta correta. Segundo Maristela Mafei, em Assessoria de Imprensa, o assessor pode sim escreve o artigo no lugar do assessorado. A autora, referência na área, inclusive utiliza o termo ghost writer. "De qualquer forma, o próprio assessor pode se oferecer para produzir o texto, uma vez que conhece suficientemente bem o assunto abordado e a posição do assessorado sobre este. Torna-se, assim, um ghost writer. Ou seja, ele redige o texto que, depois de aprovado pelo cliente — que o assume como seu —, é encaminhado para o jornal ou revista interessado na publicação" (MAFEI, p. 67)

  • Forçando uma barra, a alternativa "menos pior" seria a letra B, pois, embora não o trabalho de planejamento, organização e avaliação não seja do AI mas sim do RP, a afirmativa usa a palavra "apoio", E a Assessoria de Imprensa deve,sim, apoiar, assim como todos os profissionais de Assessoria de Comunicação. Enfim, acredito que essa que essa questão deveria ter sido anulada.