-
A) Certa. O difícil será ISSO. O segmento entre vírgulas separa oração subordinada substantiva subjetiva de um verbo.
B) Errado. É oração subordinada adverbial temporal.
C) Errado. Não separa.
D) Errado. O segmento separa sujeito de uma oração subordinada substantiva objetiva direta (Brasília tem ISSO).
E) Errado. Separa oração subordinada adverbial modal.
-
LETRA A.
A frase abaixo, de Millôr Fernandes, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é:
a) “O difícil (SUJEITO), quando forem comuns as viagens interplanetárias, será (VERBO) a gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens”; SEPAROU POR VIRGULAS
b) “Quando um (SUJEITo) quer (verbo), dois (sujeito) brigam (verbo);
c) “Para compreender a situação do Brasil, já ninguém (sujeito) discorda (verbo), é (verbo) necessário um certo distanciamento (sujeito). Que começa abrindo uma conta numerada na Suíça”; UM CERTO DISTANCIAMENTO É NECESSÁRIO.
d) “Pouco a pouco o carnaval (SUJEITO) se transfere (VERBO) para Brasília. Brasília (SUJEITO) já (VERBO)tem, pelo menos, o maior bloco de sujos”;
e) “Mal comparando, Platão (SUJEITO) era (VERBO) o Pelé da Filosofia”.
-
Está bem claro que a A separa, mas na C aquela oração "para compreender a situação do Brasil" não pode ser considerada um sujeito oracional, e estaria separada do verbo através de um segmento??
-
Outra dica é colocar a frase na ordem direta:
Já ninguém (sujeito) discorda (verbo)[sem necessidade de vírgula] (que)é/(ser) necessário um certo distanciamento para compreender a situação do Brasil.
Acho que isso responde a dúvida do André Ricardo.
-
Tem gente que é mala e não se toca!!!!
-
Esse Alberto já está mais que chato, nossa!
-
Letra A tem uma Oração Subordina Adverbial Temporal deslocada entre o sujeito e o verbo: “O difícil, quando forem comuns as viagens interplanetárias, será a gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens”, por isso obrigatóriamente tem de ser separada por virgulas.
-
O que mais dificulta a questão é entender o valor substantivo do adjetivo difícil. Mas, como ele está precedido de ARTIGO, sua função sintática é a de sujeito.
Quanto à alternativa C, não tem como ser sujeito oracional justamente por causa da vígula, que foi usava para demarcar a ordem inversa da frase.
-
Breves comentários:
Na a), "difícil" vem acompanhado por artigo, que o determina e o qualifica para ser sujeito. Sem artigo, seria predicativo apenas.
Na c), como o colega perguntou, o trecho "Para compreender a situação do Brasil" é oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo; portanto não cumpre papel de sujeito.
-
a)“O difícil, quando forem comuns as viagens interplanetárias, será a gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens”; oração subordinada adverbial temporal deslocado , ou seja , entre o sujeito e o verbo. CORRETÍSSIMA
b)“Quando um quer, dois brigam”; ORAÇÃO SUBORDINADO ADVERBIAL TEMPORAL DESLOCADO , mas nao está separando sujeito do verbo.
c)“Para compreender a situação do Brasil, já ninguém discorda, é necessário um certo distanciamento. Que começa abrindo uma conta numerada na Suíça”; ORAÇÃO SUBORDINADA FINAL RED. DE INFINITIVO DESLOCADO , porém nao esta separando sujeito do verbo.
d)“Pouco a pouco o carnaval se transfere para Brasília. Brasília já tem, pelo menos, o maior bloco de sujos”; TERMO DE VALOR EXPLICATIVO ENTRE O VERBO E O OBJETO DIRETO .
e)“Mal comparando, Platão era o Pelé da Filosofia”. ESSA AQUI NAO PRECISA NEM COMENTA , tá bem visível que platao é o sujeito .
Bons estudos, fui!
-
-
não entendi, se a regra fala que jamais se deve usar virgula entre o verbo e o sujeito! como pode?
-
A letra a está correta seguindo a regra:
É caso de uso de vírgulas para indicar o deslocamento de conjunção coordenativa ou de adjunto adverbial.
No caso, a ordem sem ser deslocada, colocaria "o difícil" depois da introdução sobre "quando forem possíveis as viagens interplanetárias".
-
Gabarito A
Apesar de ter acertado a questão (fazendo meio que por eliminação também), ainda fiquei em dúvida quanto ao sujeito da frase. Tentei colocar a a frase em outra ordem, e entendi que o sujeito não é 'o difícil'.
Frase original: “O difícil, quando forem comuns as viagens interplanetárias, será a gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens”
Frase reorganizada: A gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens, quando forem comuns as viagens interplanetárias, será o difícil.
Fazendo a pergunta ao verbo: o que será o difícil? A gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens. Então, não seria este o sujeito da frase?
Alguém poderia opinar?
-
Rodrigo, eu também fiquei "encanado" com essa questão.
Mas acho que o sujeito da frase é "o difícil" mesmo. Se não me engano, esse é um caso de substantivação de adjetivo.
http://www.infoescola.com/portugues/substantivacao-de-palavras/
O escritor é jovem. (adjetivo)
O jovem chegou. (substantivo)
O homem covarde não lutou. (adjetivo)
O covarde não lutou. (substantivo)
O profeta era sábio. (adjetivo)
O sábio falava pouco. (substantivo)
A frase reorganizada está correta, você inverteu a ordem dela. Mas, acho que, quando a gente faz esse tipo de pergunta para o verbo (O que será o difícil?) a resposta é o objeto direto (A gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens) ou indireto, e não o sujeito.
Essa é só minha opnião de estudante, OK?
Não tenho certeza, não sou profissional. rsrs rs
-
" inserção de um segmento entre sujeito e verbo" -> Vírgulas entre sujeito e verbo, neste caso, foram empregadas como aposto explicativo:
O difícil, quando forem comuns as viagens interplanetárias, será a gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens".
⇒ Sujeito: difícil
⇒ Inserção de um segmento (entre vírgulas) = quando forem comuns as viagens interplanetárias
⇒ Verbo: será
-
Galera, pra que é assinante e pra descontrair um pouco, assistam ao vídeio de correção do professor Arenildo na velocidade 0,5 X. É hilário kkk
em tempo, correção muito boa!
-
Vamos colocar em ordem direta:
[o difícil] (Sujeito) será (Verbo) [A gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens] (Predicativo)
Vamos focar no sujeito e no verbo:
O difícil, (Sujeito) quando forem comuns as viagens interplanetárias,(Segmento intercalado) será (Verbo)...
De fato, as vírgulas foram usadas para isolar elemento intercalado entre o sujeito e o verbo, já que não pode haver termo solto entre eles.
Esse “segmento” pode ser várias coisas, orações explicativas, apostos, vocativos, orações adverbiais (como na questão).
Gabarito: Letra A
-
“O difícil, quando forem comuns as viagens interplanetárias, será a gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens”;
Observem:
O difícil é o sujeito
Será é o verbo
Retirando o termo sublinhado:quando forem comuns as viagens interplanetárias, temos, SUJEITO+VERBO, sem alterar o sentido e sem prejudicar sua correção gramatical.
"O difícil será a gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens”
-
''O difícil, quando forem comuns as viagens interplanetárias, será a gente descobrir o planeta em que foram parar as bagagens”;
ORAÇÃO ADVERBIAL TEMPORAL
Difícil = SUJEITO. O ARTIGO ''O'' SANA A DÚVIDA.
GAB. A
-
Letra A – CERTA – As vírgulas empregadas se justificam para isolar a oração adverbial temporal deslocada da ordem direta “quando forem comuns .., interplanetárias”. Essa oração se encontra interposta entre o sujeito “O difícil” e a forma verbal “será”.
Letra B – ERRADA – As vírgulas empregadas se justificam para isolar a oração adverbial temporal deslocada da ordem direta “Quando um quer”, posicionada no início da frase.
Letra C – ERRADA – As vírgulas empregadas se justificam para isolar a oração adverbial final deslocada da ordem direta “Para compreender ... Brasil” e a oração adverbial causal deslocada “já que ninguém discorda”. Ambas as orações foram posicionadas no início da frase.
Letra D – ERRADA – As vírgulas empregadas se justificam para isolar o termo interpositivo de valor inclusivo “pelo menos”. Ele está interposto entre o verbo “tem” e o complemento “o maior bloco...”.
Letra E – ERRADA - As vírgulas empregadas se justificam para isolar a oração adverbial deslocada da ordem direta “Mal comparando”, posicionada no início da frase.
Resposta: A