SóProvas


ID
1886635
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       O museu é considerado um instrumento de neutralização – e talvez o seja de fato. Os objetos que nele se encontram reunidos trazem o testemunho de disputas sociais, de conflitos políticos e religiosos. Muitas obras antigas celebram vitórias militares e conquistas: a maior parte presta homenagem às potências dominantes, suas financiadoras. As obras modernas são, mais genericamente, animadas pelo espírito crítico: elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes, o estado das coisas. O museu reúne todas essas manifestações de sentido oposto. Expõe tudo junto em nome de um valor que se presume partilhado por elas: a qualidade artística. Suas diferenças funcionais, suas divergências políticas são apagadas. A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida. O museu parece assim desempenhar um papel de pacificação social. A guerra das imagens extingue-se na pacificação dos museus.

      Todos os objetos reunidos ali têm como princípio o fato de terem sido retirados de seu contexto. Desde então, dois pontos de vista concorrentes são possíveis. De acordo com o primeiro, o museu é por excelência o lugar de advento da Arte enquanto tal, separada de seus pretextos, libertada de suas sujeições. Para o segundo, e pela mesma razão, é um "depósito de despojos". Por um lado, o museu facilita o acesso das obras a um status estético que as exalta. Por outro, as reduz a um destino igualmente estético, mas, desta vez, concebido como um estado letárgico.

      A colocação em museu foi descrita e denunciada frequentemente como uma desvitalização do simbólico, e a musealização progressiva dos objetos de uso como outros tantos escândalos sucessivos. Ainda seria preciso perguntar sobre a razão do "escândalo". Para que haja escândalo, é necessário que tenha havido atentado ao sagrado. Diante de cada crítica escandalizada dirigida ao museu, seria interessante desvendar que valor foi previamente sacralizado. A Religião? A Arte? A singularidade absoluta da obra? A Revolta? A Vida autêntica? A integridade do Contexto original? Estranha inversão de perspectiva. Porque, simultaneamente, a crítica mais comum contra o museu apresenta-o como sendo, ele próprio, um órgão de sacralização. O museu, por retirar as obras de sua origem, é realmente "o lugar simbólico onde o trabalho de abstração assume seu caráter mais violento e mais ultrajante". Porém, esse trabalho de abstração e esse efeito de alienação operam em toda parte. É a ação do tempo, conjugada com nossa ilusão da presença mantida e da arte conservada.


(Adaptado de: GALARD, Jean. Beleza Exorbitante. São Paulo, Fap.-Unifesp, 2012, p. 68-71)

A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida. O museu parece assim desempenhar um papel de pacificação social. (1° parágrafo)


Mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, caso a segunda frase seja subordinada à primeira, o período resultante será: 

Alternativas
Comentários
  • Conjunções subordinativas consecutivas:

    Iniciam uma oração na qual se indica a consequência.

    EX: tanto que, tal que, de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que ...

    A consequência da violência ser esquecida foi o museu parecer que desempenha um papel de pacificação social.

    Gab: B                                          BONS ESTUDOS!

  • A resposta é consecutiva( exprimindo consequência) - LETRA B

  • O erro da letra "D" é que a conjunção "UMA VEZ QUE" é locução subordinativa CAUSAL.

    Sinônimos de: como, devido a, pois que, já que, dado que, visto que, etc.

  • Não entendi essa questão. Por que também não poderia ser a letra C? Obrigada!

  • Natalia, não poderia ser a C porque "portanto" é uma conjunção que torna o período coordenado e não subordinado.

  •  a)Como a violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida, o museu parece desempenhar um papel de pacificação social. 

    Errada: para ser subordinada  a segunda oração precisar de conjunção.

     b)A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida, de maneira que o museu parece desempenhar um papel de pacificação social. 

    Correta: oração subordinada adverbial consecutiva = conjunção de maneira que, repare que a segunda oração começa com a conjunção!

     c)A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida; portanto, o museu parece desempenhar um papel de pacificação social. 

    Errada: oração coordenada= motivo conjunção PORTANTO

     d)O museu parece desempenhar um papel de pacificação social, uma vez que a violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida. 

    Errada: NÃO MANTEVE o sentido original.

     e)Conquanto o museu pareça desempenhar um papel de pacificação social, a violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida. 

    Errada: NÃO MANTEVE o sentido original..

     

  • eu não percebi que a questão pediu uma oração consecutiva. :/

    a oração fala "subordinada" e tem outras subordinadas, não?

  • Alguem poderia explicar como descobrir qual a conjunção que deve ser escolhida ?

  • Para os que ficaram na dúvida, a questão pede "mostrando-se em linhas gerais, o sentido original da frase". Da frase "A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida. O museu parece assim desempenhar um papel de pacificação social" é possível perceber que há uma correlação causa-> consequência. Em razão disso deve-se optar pela assertiva que preserva essa relação de causa -> consequência.

    Tanto a alternativa A como a alternativa B apresentam essa relação de causa e consequência, pois a conjunção "COMO" no início de frases equivale ao "JA QUE" (conjunção causal).

    No entanto, como a questão menciona "caso a segunda frase seja subordinada à primeira", deve-se optar pela alternativa B que possui o nexo subordinado na segunda frase e não na primeira frase como na alternativa A.

    Bons estudos!

  • Como a questão pede que se faça as alterações a fim de que a segunda oração se torne subordinada da primeira é necessário que ela se inicie com conjunção e não poderá ter efeito de causa, pois assim seria a oração principal.

    Letra A,C e D iniciam a segunda oração sem conjunção, portanto, de imediato, pode-se descartá-las. Não exercem subordinação.

     

  • Sobre a D:

    A questão pede que seja a segunda frase (que fala do museu) seja SUBORDINADA à primeira (que fala da violência)

    Note que a segunda frase do ENUNCIADO (que fala dos museus), aparece na ASSERTIVA D como oração principal. Então já podemos descartar.

    A oração que fala da violência ficou na assertiva como a oração subordinada, já que veio com a conjunção "uma vez que", assim conflita com o que pede a questão. 

    Não se ficou confuso, mas era isso. 

  • Excelente explicação Ângela RC. 

  • Emulando a questão:

     

    1º) O enunciado pede que a segunda frase seja subordinada à primeira, logo:

    Oração Principal (anterior ao conectivo subordinativo): O museu parece assim desempenhar um papel de pacificação social.

    Oração Subordinada (após o conectivo subordinativo): A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida.

     

    2º) Encontrar o nexo de subordinação entre ambas: Entendo que é de causa (O museu parece assim desempenhar um papel de pacificação social) e consequência (A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida). Logo, temos uma oração subordinativa consecutiva.

     

    3º) Conectivos consecutivos: tão... que, tanto...que, de modo que, de sorte que, de forma que, de maneira que.

     

    4º) Grifar os conectores para facilitar sua interpretação.

     

    a) ERRADO. Como a violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida, o museu parece desempenhar um papel de pacificação social.

    O conectivo "como" é subordinativo causal e o enunciado pede que a oração "a violência..." seja a principal e não a subordinada conforme consta na assertiva. 

     

    b) CERTO. A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida, de maneira que o museu parece desempenhar um papel de pacificação social. 

    O conectivo "de maneira que" é subordinativo consecutivo e a oração "a violência..." é a principal e “o museu...” é a, subordinada conforme exige o enunciado.

     

    c) ERRADO. A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida; portanto, o museu parece desempenhar um papel de pacificação social. 

    O conectivo "portanto" é coordenativo conclusivo.

     

    d) ERRADO. O museu parece desempenhar um papel de pacificação social, uma vez que a violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida. 

    O conectivo "uma vez que" é subordinado causal.

     

    e) ERRADO. Conquanto o museu pareça desempenhar um papel de pacificação social, a violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida. 

    O conectivo "conquanto" é subordinativo concessivo.

  • Alguém pode me ajudar? Pensei assim:

     

    O FATO DE (CAUSA): A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida.

    FEZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA): O museu parece assim desempenhar um papel de pacificação social.

     

    b) A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida, de maneira que CONSEQUÊNCIA > o museu parece desempenhar um papel de pacificação social. 

     

    Mas não preserva o sentido do texto se inverter as posições das orações e trocar por uma conjução causal? 

     

    c) O museu parece desempenhar um papel de pacificação social, uma vez que CAUSA > a violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida.

  • Fernando Guedes, o enunciado da questão pede que a segunda frase seja subordinada à primeira.

    Na letra C o sentido é preservado, mas, ao contrário do que é pedido no enunciado, a primeira frase estaria subordinada à segunda. 

     

  • Perfeito Fernado Guede: relação causa x consequência !    Matou a charada.

     

     

     

    Q823806

    CONSECUTIVA     =         CONSEQUÊNCIA :      QUE =  TAL, TÃO, DE SORTE

             Q666587          QUE = CONSEQUÊNCIA

                                                DE MANEIRA

     TANTO QUE

                                                    TÃO

                                                     DE  SORTE QUE

     

    CONSECUTIVA =    DE OUTRO MODO, DE MANEIRA

     

    Consecutivas -ideia de consequência.   ( Tal, Tanto, Tamanho).

    Que   (precedido de termo que indica intensidade: tão, tal, tanto, etc.) de modo que, de sorte que..

     

     

    CAUSAL/EXPLICATIVA:                          QUE = JÁ QUE, PORQUE

            TRISTE QUE ESTAVA NÃO FOI PASSEAR      

             PORQUANTO,  PORQUE, UMA VEZ QUE, POIS, JÁ QUE

                                                            QUE:   se for possível substituir  a oração “porque motivo”

                                            COMO       =     PORQUE,  ANTES DA ORAÇÃO PRINCIPAL

     

  • Aparentemente a D) estaria correta tbm porque simplesmente inverte a ordem de causa e consequência, porém a questão pede que a segunda frase seja subordinada a primeira, então só a B) atende a isso.

  • DE MANEIRA QUE = indica CONSEQUENCIA

    UMA VEZ QUE = indica CAUSA

    CONQUANTO = EMBORA = CONCESSÃO

     

    erros, avise-me. Força, btl, ta dificil não é só para tu. Se num estudar ( MUITO), o negão teu concorrente vai gabaritar e  tu só chupar o dedo reclamando da vida e da prova ;).

    GABARITO ''B''

  • me confundiu o termo FRASE. Não deveria ser PERÍODO?

  • A questão pediu subordinação. 'Portanto' é conclusiva, e conclusivas são orações coordenadas. Com isso matava a questão, mas eu também errei kkk.

  • Força guerreiros, concurso público é só para os fortes, muitos acham que é apenas sentar e estudar, mas a coisa vai muito além disso! Envolve o emocional, derrotas, a vida cotidiana, cobranças, sacanagem das bancas etc., seguimos em frente, "Vá e vença, que por vencido não os conheça "!
  • GAB:B

    De maneira que/de modo que..

    são conjunções adverbiais finais que expressam ideias de finalidade.

    A questão pede que se mantenha o sentido original e a segunda frase seja subordinada à primeira e a opção B é a única que compreende os requisitos.