SóProvas


ID
1894399
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Educação Infantil em creches ou instituições equivalentes (crianças de 0 a 3 anos) e em pré-escolas (crianças de 4 a 6 anos) tem, atualmente, reconhecida a sua importância como integrante dos sistemas de ensino. O número de matrículas na Educação Infantil vem aumentando gradativamente. Esse aumento concentra-se mais nas instituições públicas municipais, devido à maior pressão da demanda sobre a esfera que está mais próxima das famílias e em decorrência da responsabilidade constitucional dos municípios com relação a esse nível educacional. É correto afirmar que a frequência às instituições de educação infantil

Alternativas
Comentários
  • a educação infantil é opção da familia? nao é obrigatoriedade?

  • Gabarito: C

     

    Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil, é dever do Estado, direito da criança e opção da família o atendimento gratuito em instituições de Educação Infantil às crianças de 0 a 6 anos.

    Em razão de sua importância no processo de constituição do sujeito, a Educação Infantil em creches ou entidades equivalentes (crianças de 0 a 3 anos) e em pré-escolas (crianças de 4 a 6 anos) tem adquirido, atualmente, reconhecida importância como etapa inicial da Educação Básica e integrante dos sistemas de ensino. No entanto, a integração das instituições de Educação Infantil ao sistema educacional não foi acompanhada, em nível nacional, da correspondente dotação orçamentária.

    Embora a Educação Infantil não seja etapa obrigatória e sim direito da criança, opção da família e dever do Estado, o número de matrículas vem aumentando gradativamente. Um aspecto importante na trajetória da educação das crianças de 0 a 6 anos, gerado pela sociedade, é a pressão dos movimentos sociais organizados pela expansão e qualificação do atendimento. Historicamente, essa demanda aumenta à medida que cresce a inserção feminina no mercado de trabalho e há uma maior conscientização da necessidade da educação da criança sustentada por uma base  científica cada vez mais ampla e alicerçada em uma diversificada experiência pedagógica.

     

    Saiba mais em:

    Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de zero a seis anos à Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pol_inf_eduinf.pdf

     

  • oxe, mas a partir de quatro anos os pais não são obrigados a matriculares seus filhos na escola?

  • LDB (ATUALIZADA)

    Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.

    Art. 6º É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.

  • Acho que esta questão era passível de anulação, pois ela engloba as crianças de 4 anos ( nesta idade a matricula já é obrigatória).

  • Oxi. Eu hein. Que eu saiba, a matrícula na Ed Infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade. Dos 0 aos 3 anos é que é opcional aos pais matricular e o Estado não é obrigado a ter absorção total da demanda por vagas. É tanto que vai não vai aparece na tv a luta dos pais para conseguir vagas em creches. Agr a partir dos 4 anos aos 17 anos é dever do Estado assegurar vaga.

  • Necessário notificar erro, questão desatualizada