-
a) Subsistema Viário: é composto de uma ou mais redes de circulação, de acordo com o tipo de espaço urbano, sendo complementado pelo subsistema de drenagem de águas pluviais, que assegura o uso sob quaisquer condições climáticas. b) Subsistema de Drenagem Pluvial: tem como função promover o adequado escoamento da água das chuvas que caem nas áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos das inundações. c) Subsistema de Abastecimento de Água: tem como função prover toda a população de água potável suficiente para todos os usos. Sendo assim, a qualidade e a quantidade da água são, pois, as duas condições primordiais a serem observadas. d) Subsistema de Esgotos Sanitários: tem a função de afastar a água distribuída à população após o seu uso, sem comprometer o meio ambiente. Sendo assim, este subsistema constitui-se no complemento necessário do subsistema de abastecimento de água e cada trecho da rede de distribuição de água deve corresponder ao da rede coletora de água servida. e) Subsistema Energético: fundamentalmente tem a função de prover a população com dois tipos de energia: elétrica e de gás. Basicamente, para ter-se o fornecimento de energia elétrica é necessário um conjunto de elementos interligados com a função de captar energia primária, convertê- la em elétrica, transportá-la até os centros consumidores e distribuí-la neles, onde é consumida por usuários residenciais, industriais, serviços públicos, entre outros. f) Subsistema de Comunicações: compreende a rede telefônica e a rede de televisão a cabo, sendo as conexões feitas por condutores metálicos. As redes de infra-estrutura que compõem este subsistema (cabeamento e fios) seguem especificações similares às do sistema energético.
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCSA/nucleos/NPQV/Relatorio_IEQV/infraestrutura.pdf
-
Lei 9433 - Política nacional de recursos hídricos
Art. 3º Constituem diretrizes gerais de ação para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos:
I - a gestão sistemática dos recursos hídricos, sem dissociação dos aspectos de quantidade de qualidade.
-
a) subsistema energético : rede de energia elétrica e rede de gás.
b)Sistema de comunicações: telefone, tv, etc.a função não é captar energia e sim comunicar
c)Sistema de drenagem :Vias pavimentadas, Rede de tubulações .
" tem como função promover o adequado escoamento da água das chuvas que caem nas áreas urbanas,
assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos das inundações."
Acredito que haja uma troca entre causa e efeito . a função é escoar , já o efeito promover o trânsito público e evitar inindações .A questão afirma que a função é assegurar o trânsito .
d) CORRETA!
e) a questão afirma que os dois sistemas são independentes , mas Mascaró afirma AMBOS fazem parte do sistema sanitário funcionando como duas redes simétricas e opostas, então creio que esse seja o erro.