SóProvas


ID
1897573
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As principais características da comunicação do ambiente digital que devem ser levadas em conta na gestão de crises de organizações são:

Alternativas
Comentários
  • O item D, segundo o livro que é a principal referência de conteúdo sobre assessoria de imprensa para concursos ("Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia - teoria e técnica"), também está correto.

    No artigo "Gestão da comunicação em situações de crise, João José Forni fala na atualidade das informações e afirma que o assessor deve se manter acessível, o que podemos entender como interatividade. Portanto, a letra E está mesmo certa, como diz o gabarito oficial.

    Forni, porém, também enfatiza: "Existe um ponto em que há convergência de opinião. Na crise, deve-se eleger um único porta-voz (...)". Acrescenta, uma página depois: "Ninguém pode falar com a imprensa, em episódio negativo, sob pressão, sem preparo e sem orientação da diretoria ou da assessoria de comunicação. Afinal, naquele momento, quem fala é a própria empresa".

    Ou seja, é preciso controlar quem fala e o que se fala. Isso não é centralizar o conteúdo?

  • Bom, a questão se refere às características do ambiente digital que devem ser levadas em consideração e não às atitudes que o profissional deve ter ao gerenciar crises. Ou seja, a letra E está correta porque ao gerenciar uma crise no meio digital, é preciso ter em mente que as informações são atualizadas com frequência (é uma avalanche de conteúdo lançado pelos próprios usuários) e em tudo o que se publica há a possibilidade de feedback das pessoas. As estratégias de gerenciamento devem levar em conta as possíveis reações, já que tudo se dissemina muito rapidamente.

    Já a centralidade de conteúdo não é uma característica do ambiente digital, pelo contrário: as informações são muito descentralizadas nas redes, pois todos postam o que querem. A centralização é uma estratégia indicada aos comunicadores, e isso, claro, na medida do que é possível controlar, ou seja, as mensagens que saem da própria instituição ou de pessoas ligadas diretamente a ela.

  • Tipo de questão: se pensar muito, erra.