SóProvas


ID
1900246
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Texto: Patíbulos virtuais


      Ainda não tinha doze anos quando assisti a um linchamento. Vi um rapaz a fugir de bicicleta. Um homem começou a persegui-lo, a pé, e de repente já eram cinco, dez, uma turba exaltada, correndo, gritando, jogando pedras. Lembro-me de estar inteiro, de coração, numa angústia enorme, com o rapaz que fugia. Não havia nada que pudesse fazer para o ajudar. Minutos antes eu lia, ao sol, numa varanda. Logo a seguir o rapaz pedalava para salvar a vida, lá embaixo, entre uma estradinha de terra vermelha e um vasto descampado coberto de capim.

      Desde então estou sempre do lado de quem, sozinho, se vê perseguido por uma multidão. Pouco me importa o que fez o rapaz que corre; o homem que ergue a mão para se proteger da pancada; a mulher que enfrenta, chorando, os insultos de um bando de predadores cobardes.

      O surgimento das redes sociais marcou a emergência de um novo patíbulo para os linchadores. Bem sei que a comparação será sempre abusiva. Palavras, por muito aguçadas, por muito duras e pesadas, não racham cabeças. Palavras, por muito venenosas, não são capazes de matar. Em contrapartida, este novo palco tem o poder de juntar em poucos minutos largos milhares de pessoas, todas aos gritos. A estupidez das multidões virtuais é tão concreta quanto a das multidões reais.

      Praticamente todas as semanas há alguma figura pública a sofrer perseguição nas redes sociais. [...]

      Há alguns anos, em Luanda, afirmei, durante uma entrevista, não entender por que o governo insistia em promover a poesia de Agostinho Neto, primeiro presidente angolano, que a mim sempre me pareceu bastante medíocre. Um conhecido jurista e comentador político, João Pinto, deputado do partido no poder, assinou um artigo defendendo a minha prisão. Foi além: defendeu o restabelecimento da pena de morte e o meu fuzilamento. Segundo ele, eu ofendera não apenas um antigo presidente e herói nacional mas também uma divindade, visto que Agostinho Neto seria um quilamba — ou seja, um intérprete de sereias. Nas semanas seguintes foram publicados muitos outros textos de ódio. Recebi telefonemas com ameaças. Contaram-me que havia pessoas queimando os meus livros. Na altura foi bastante assustador. Hoje olho para trás e rio-me. Recordo o quanto era difícil explicar a jornalistas europeus a acusação de que teria ofendido um intérprete de sereias. Naturalmente, acabei transformando o episódio em literatura.Os europeus e norte-americanos leem aquilo e chamam-lhe realismo mágico.

      Os queimadores de livros têm receio não das ideias que os mesmos defendem, mas da sua própria incapacidade para lhes dar resposta. Aqueles que se juntam a multidões virtuais para ameaçar ou troçar de alguém são quase tão perigosos quanto os que correm pelas ruas, jogando pedras — e ainda mais cobardes.

      Fecho os olhos e volto a ver o rapaz na bicicleta. Uma pedra atingiu-o na cabeça e ele caiu. A multidão mergulhou sobre ele. Naquele dia deixei de ser criança.

               

  •   José Eduardo Agualusa. O Globo, Segundo Caderno, 07/03/2016.
  • Disponível em http://oglobo.globo.com/cultura/patibulos-virtuais-18817824#ixzz43ah8BwFY 

No dicionário, o significado do substantivo patíbulo é: estrado ou lugar onde os condenados sofrem a pena capital (forca, guilhotina, decapitação). Percebe-se, portanto, que o emprego da palavra no texto situa-se no nível da conotação. Porém, NÃO há conotação em:

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a alternativa em que há DENOTAÇÃO:

     

    A) "A multidão mergulhou sobre ele" - Ao meu ver aqui também há denotação, mas com uma forçada de barra, dá para inferir que mergulhou sobre(acima) ele. 

     

    B) "Lembro-me de estar inteiro, de coração, numa angústia enorme" - Sem denotação.

     

    C) GABARITO "era difícil explicar a jornalistas europeus a acusação de que teria ofendido um intérprete de sereiras" Ora, não existe sereias, muito menos intérpretes delas - DENOTAÇÂO

     

    D) "este novo palco tem o poder de juntar em poucos minutos largos milhares de pessoas, todas aos gritos " - Sem denotação

  • Dimas, mas se não existe sereias e, consequentemente, intérprete delas, há conotação, não?

    Marquei letra B, se alguém puder explicar a suposta conotação nessa alternativa, agradeço.

    Vamos na fé.

  • Também não entendi quanto ao "interprete de sereias".

    Se possível, alguem poderia explicar por gentileza???

  • Olá, pessoal!

    Fiquei em dúvida também a respeito do "intérprete de sereias" e fui pesquisar:

     

    Kilamba é uma das quatro entidades que constituem os ministros do culto desse fenômeno sócio-cultural africano que se convencionou chamar de Religião Tradicional Africana.

     

    O kilamba é o intérprete das sereias, ou seja, o SACERDOTE do culto de tais entidades”. Kilamba faz parte do corpo de ministros do culto tradicional, é uma pessoa física.

     

    A primeira foi aquela palavra de ordem que Agostinho Neto pronunciou na cidade de Malanje, no dia 21 de Agosto de 1979, na sua despedida final ao Povo angolano, pois ele (devido à sua sensibilidade extrema transmitida pelas sereias que conferem a Kilamba o dom da clarividência) (...)

     

    - Até hoje não foi comprovado que existam sereias.....apesar de alguns acreditarem naquele documentário fake do Discovery ou do History...rsrs!

     

    Logo, não há conotação pois se refere ao sacerdote.  Gab.: C

     

    Acho que é isso! Qualquer coisa é só mandar mensagem! :D

  • para começar a brincadeira  :

    - a palavra apresenta seu sentido original, impessoal, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionário. Nesse caso, prevalece o sentido denotativo - ou denotação - do signo linguístico.

     - a palavra aparece com outro significado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que for empregada. Nesse caso, prevalece o sentido conotativo - ou conotação do signo linguístico.

     

     

    DICA : D_ enotativo = D_ icionario

    GABARITO "C"

  • Denotação

    Uma palavra é usada no sentido denotativo (próprio ou literal) quando apresenta seu significado original, independentemente do contexto frásico em que aparece.

    Exemplos:

    O elefante é um mamífero.

    Já li esta página do livro.

    A empregada limpou a casa.

    Conotação

    Uma palavra é usada no sentido conotativo (figurado) quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.

    Exemplos:

    Você é o meu sol!

    Minha vida é um mar de tristezas.

    Você tem um coração de pedra!

    Fonte - https://www.normaculta.com.br/conotacao-e-denotacao/

  • Denotativo = Dicionário

  • Para o cara saber que "interprete de sereias'" significa Sacerdote, o nível de cultura do cara é extremamente alto...kkkkk

  • Eu fui na letra D, justamente porque me deixei enganar pela letra C, que fala de intérprete de sereias, e pensei comigo mesmo "nossa haja sentido figurado".

    Respondendo errado e recorrendo ao Gabarito, percebi que de fato a letra C não tinha nada de conotação, e sim DENOTAÇÃO!

    É preciso ler o texto, para saber o sentido de "intérprete de sereias."

    GABARITO : C