-
Gabarito Letra D
Modelo gerencial
Surgimento do modelo gerencial
Na segunda metade do século X, como resposta à ampliação das funções econômicas e sociais do Estado, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização, foi emergindo um novo modelo de Administração Pública, a gerencial (BRESSER PEREIRA; SPINK, 2001), ou nova gestão pública (new public management).
Há doutrinadores que, paralelamente ao conceito de Administração Pública gerencial, apresentam o conceito de Estado Empreendedor que, em conjunto com aquela, compõe o gerencialismo (managerialism) (SECCHI, 2009).
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfTZgAF/administracao?part=2
bons estudos
-
Parece até pegadinha, mas não é!
-
Gabarito: D
Também denominado de NEW PUBLIC MANAGEMENT. Tal forma foi inicialmente trabalhada por Margaret tacher, na Inglaterra e visava aprimorar o sistema burocrático, otimizando o atendimento ao público.
-
Fácil demais!
-
# Medo
-
Fico logo desconfiada! questão M*
-
Por que não é governança pública?
Att
-
A governança publica são os processos de formulação, execução e avaliação das politicas públicas, de outro modo, os meios para governar. Isso ocorre em qualquer modelo administrativo, desta forma, apenas aprimora-se a governança de um estado com o passar do tempo. Isso ajuda entender também porque a resposta não é estado empreendedor, alguns conceitos se distoam apesar de caminharem paralelamente. Questão pra não pensar muito senão erra.
-
“GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO” é um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para AVALIAR, DIRECIONAR E MONITORAR a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. (http://www.fazenda.gov.br/pmimf/institucional/download-de-arquivos/governanca-publica-tcu.pdf)
GERENCIALISMO: modelo de administração pública. Emergiu com o foco do controle voltado para os resultados, isto é, a posteriori. Este modelo procura comparar o cliente da administração empresarial com o usuário do serviço público. Ou seja, não basta a Administração Pública executar suas tarefas conforme normas e procedimentos. É necessário saber se a população, usuária dos serviços públicos, está satisfeita com os serviços que estão sendo prestados.
-
Essa é para não zerar ....
-
Essas dá até medo de ter casca de banana kkkkk
-
eu já me preparando ardualmente dia e noite há míseros 7 meses já tenho um conhecimento mediano sobre o assunto, mato o examinador se colocar uma questão dessa na "minha" prova.
-
A Administração Pública Gerencial compõe tanto o Estado Empreendedor, quanto o gerencialismo, quanto a burocracia.
Questão mal elaborada.
-
1+1 =
a. 1
b. 1.5
c. 1.75
d. 2
e. 2.5
Tipo assim
-
Fiquei com medo de marcar a D, kkkk. Questão mal elaborada.
-
Tão fácil q errei
-
Chega ser até estranho kkkk Na prova dá um cagaço danado marcar isso ai
-
essa é uma daquelas questões tão mal elaboradas que só prejudicam os candidatos mais bem preparados
-
cara. dá medo resolver uma questão dessas kkkk
-
A administração pública gerencial compõe o gerencialismo.
-
Posso até saber que o lógico está certo. Mas, que na prova dá muito medo de errar... Isso dá!
-
A pegadinha é justamente você achar que é pegadinha.
-
Ridiculamente perigosa kkkkkkkkkk
-
Da até medo uma questão dessas na prova....
-
Aquele frio na barriga kkkk
Gab. D
-
Parece até aquela repórter perguntando para o menino: Você vai ser jogador de rugby? aham.. e o que você vai fazer? jogar rugby. kkkk
-
A mão chega treme!
-
A Administração Pública Gerencial ou Nova Administração Pública (“New Public Management") surge efetivamente na década de 90 com a criação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE, em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Esse novo modelo de administração busca uma atuação descentralizada e focada em resultados, como forma de tentativa de rompimento com o modelo burocrático vigente. Com o alinhamento do Estado para o Modelo Gerencial, necessita-se reorganizar as estruturas da Administração, dando ênfase na qualidade e na produtividade do serviço público. Esse modelo gerencial passa por uma evolução que se divide em três fases: Managerialism (gerencialismo puro), Consumerism e Public Service Orientation (PSO).
O Gerencialismo Puro era uma resposta a uma crise fiscal do Estado, o usuário do serviço público é tido somente como financiados do sistema ou contribuinte. O Consumerism volta-se para a qualidade e para a satisfação do consumidor ou cliente do serviço público. Por fim, o PSO possui um foco na participação do cidadão e da sociedade nas decisões públicas. Os usuários do serviço público são vistos como cidadãos.
Dessa forma, podemos analisar cada alternativa separadamente.
A) Errada. O modelo Estado empreendedor está no Estado passar de mero fornecedor de serviço público para um Estado competitivo que incentiva a competição na prestação desse serviço. Dessa forma, essa função extrapola o modelo Gerencial.
B) Errada. O modelo de governança pública.
C) Errada. O patrimonialismo é o modelo de Administração Pública em que a corrupção e o nepotismo são inerentes à administração. Ou seja, não pertence ao modelo Gerencial.
D) Certa. O Gerencialismo Puro era uma resposta a uma crise fiscal do Estado, o usuário do serviço público é tido somente como financiados do sistema ou contribuinte. Ou seja, o gerencialismo está presente no modelo Gerencial.
E) Errada. A burocracia é uma característica presente ao modelo burocrático em que o racional-legal e o controle de processos passaram a ser o foco da Administração pública.
Gabarito do Professor: Letra D.