SóProvas


ID
190924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A finalidade da adoção da guia-fora nos arquivos consiste em

Alternativas
Comentários
  • Guia-fora > indicador colocado no lugar de uma unidade de arquivamento ou item documental para assinalar a sua remoção temporária. Também chamado fantasma ou ficha-fantasma.
    Através da guia-fora é possível que os documentos retirados temporariamente sejam facilmente rearquivados.

  • O guia-fora não é usado também para indicar o documento retirado, conforme alternativa "b"?

  • Na minha opinião a B e C estão corretas.   " CESPE NE, complicando como sempre !! "

  • Gabarito Preliminar: C

    O gabarito preliminar está correto. A guia fora é um indicador colocado no lugar de uma unidade de arquivamento ou item documental para assinalar a sua remoção temporária, ela indica a ausência de uma pasta do arquivo. Tem por objetivo facilitar o posterior rearquivamento, veja que a letra “b” está errada, pois a guia-fora é provisória, a pasta retirada deverá voltar ao arquivo.

  • Segundo Renato Valentin :

    Ao emprestar determinado documento deve se exigir do requisitante a assinatura de um recibo - para controle do acervo e garantia da sua integralidade - . Nesta etapa recomenda-se o uso do guia fora - substitui a pasta retirada temporariamente do arquivo ,  facilitando ,  portanto , o seu rearquivamento . Com o guia-fora ficará o recibo do dossiê , que conterá informações importantes acerca do empréstimo realizado ( data da retirada do documento , quem o retirou , entre outros dados ) .

    Prazo de empréstimo de um documento arquivístico : 10 dias , podendo haver renovação .

    A fim de facilitar a cobrança e controlar os prazos estipulados usa-se arquivos de prosseguimento ou andamento - são fichários de lembrete - , também chamados de follow-up ou sistema de vigilância contínua .

    Ou seja , é hípótese de rearquivamento , pois o arquivo foi retirado temporiamente e voltará após um período máximo de 10 dias

  • Segue comentário do Professor Fernando Graeff (Ponto dos Concursos)

    O gabarito preliminar está correto. A guia fora é um indicador colocado no lugar de uma unidade de arquivamento ou item documental para assinalar a sua remoção temporária, ela indica a ausência de uma pasta do arquivo. Tem por objetivo facilitar o posterior rearquivamento, veja que a letra “b” está errada, pois a guia-fora é provisória, a pasta retirada deverá voltar ao arquivo.

  • Caso a assertiva b) estivesse disposta assim, estaria correta?

    b) indicar os documentos que foram retirados provisoriamente do arquivo.

     

     

  • ok, mas não deixa de estar correta a afirmação de "indicar que os documentos foram retirados do arquivo".

  • Tb acho... acho que o guia fora serve mais para indicar que um documento está fora do que para facilitar o rearquivamento... essa questao está completamente "qualquer coisa"!!!!!!!!!!!

  • Que explicação mais ridícula esta a do professor do Ponto dos Concursos!
  • A autora Marilena Paes (Livro: Arquivo  teoria e prática, página 47) dá um conceito para guia fora e onde caberia, na minha opinião, a letra B.

    Guia-Fora:
    é a que tem como notação a palavra FORA e indica a ausência de uma pasta do arquivo.

    Porém, como já é uma gabarito definitivo não teria muito o que questionar :o( e sim anotar esse entendimento do cespe.

    Deus seja Louvado!

  • Talvez o erro na letra "B" esteja no sentido da frase: indicar os documentos que foram retirados do arquivo. 
     prestando bem atenção dar a endender que é UMA guia (documento) com a anotação de todos os documentos que foram retirados do arquivo.

    demorei a entender... mais acredito que o raciocínio seja esse... por isso a letra C seria a "ÚNICA" correta.
  • Acredito que a letra B esteja correta, mas a letra C está mais, pois o Guia Fora é um indicador dos documentos que foram retirados do arquivo com a FINALIDADE de facilitar o rearquivamento dos documentos.
  • Obviamente que a guia-fora tbm serve p/ indicar que documentos foram retirados do arquivo. Mas, sua principal finalidade não é esta e sim facilitar o rearquivamento. Como o que a questão pergunta é sobre a principal finalidade o gabarito só poderia ser "c".

    Como sempre a principal dificuldade nas provas da cespe não estão no conteúdo, mas sim na interpretação de texto e atenção.

    Bons estudos!

  • Eita lele, questãozinha do capeta.
    Fui no mesmo princípio que todos, marcando letra B.
    A C não entendo o correto dela, pode até facilitar o rearquivamento, mas pelo que entendo a guia fora é um formulário com as características do doc anotadas, para saber que ali há aquele tal documento.

    Mesmo discordando, mas gab C.

  • b)  indicar os documentos que foram retirados do arquivo.


    GABARITO: ERRADA. 

    JUSTIFICATIVA - A questão não especifica que o documento de arquivo foi retirado provisoriamente. A GUIA-FORA, também chamada de FANTASMA ou FICHA-FANTASMA, é um indicador colocado no lugar de um documento de arquivo para assinalar a sua remoção temporária. Se o item fosse removido de maneira permanente não haveria necessidade da GUIA-FORA para indicar que no local em que se encontra a GUIA existe um arquivo que só não está onde deve estar temporariamente. 


    c) facilitar o rearquivamento dos documentos. 


    GABARITO: CORRETA.

    JUSTIFICATIVA - A afirmativa expressa de maneira exata a finalidade da GUIA-FORA (FANTASMA ou FICHA-FANTASMA). A GUIA-FORA é um indicador colocado no lugar de um documento de arquivo para assinalar a sua remoção temporária, cuja finalidade é facilitar o rearquivamento dos documentos. 


    MEMORIZANDO o GUIA-FORA:


    A palavra FORA indica que na estante (prateleira ou sala chamada de "arquivo") em que se foi buscar um documento, pasta ou processo, existe o que se foi procurar, mas não está ali temporariamente, está FORA, mas já volta para o local.


    Seria como ir a mesa de algum colega de trabalho e pegar o seu grampeador emprestado sem que ele soubesse. Dai, para assinalar que devolverá, você põe no local do grampeador um papel escrito: "GRAMPEADOR GUIA-FORA". 

  • A questão solicita a finalidade e não o conceito...

    Conceito:  indicador colocado no lugar de uma unidade de arquivamento ou item documental para assinalar a sua remoção temporária. Também chamado fantasma ou ficha-fantasma.

    Finalidade: facilitar o rearquivamento dos documentos.

  • Outra questão acerca desse assunto. Com a repetição vem a perfeição! Hehe

    Q93743 - Ano: 2010 - Banca: CESPE

    texto associado   

    O emprego da guia-fora objetiva o rearquivamento dos documentos, sendo utilizada no caso de empréstimo de documentos. (CORRETO)

  • essa questão pode gerar dúvida entre as letras B e C porque a guia-fora serve para identificar quais documentos foram retirados, mas não tem como objetivo principal essa ação. Por isso a letra C está correta, afinal, a guia-fora serve para facilitar o rearquivamento.

    Resposta: C

  • Aposto que esse pessoal que tá justificando a questão errou também....