SóProvas


ID
1912906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.

Na reconceituação do serviço social no Brasil, o núcleo central da perspectiva da reatualização do conservadorismo consistiu na integração e dinamização do processo de desenvolvimento capitalista.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = ERRADO

    ---------------------------------------------------------

    Na reconceituação do serviço social no Brasil, o núcleo central da perspectiva da reatualização do conservadorismo consistiu na integração e dinamização do processo de desenvolvimento comunitário e da livre concorrência de prudução.

    ---------------------------------------------------------

  • fonte?

  • Conforme Paulo Netto no seu livro Ditadura e Serviço Social: a "reatualização do conservadorismo" trata-se de uma vertente que recupera os componentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão...e os reclama como uma base teórico-metodológica que se reclama nova, repudiando os padrões vinculados à tradição positivista e às referências conectadas ao pensamento crítico-dialético de raiz marxiana.

    A reatualização do conservadorismo reclama expressamente uma inspiração FENOMENOLÓGICA.

  • Gabarito Errado!

     

    A segunda perspectiva trazida por Netto é a reatualização do conservadorismo que se manifesta no interior da complexa dialética de ruptura e continuidade com o passado profissional, sem prejuízo dos elementos renovadores que apresenta. (NETTO, 2005)

     

    Entende-se que no processo de Reatualização do Conservadorismo, busca-se aperfeiçoar as antigas práticas profissionais de acordo com as novas exigências do perfil profissional, ou seja, busca-se mantê-las num viés mais crítico que pudesse apresentar argumentos plausíveis para adentrar a nova prática profissional. Essa perspectiva “supunha reatualizar o conservadorismo, embutindo-o numa ‘nova proposta’, ‘aberta’ e ‘em construção’” (NETTO, 2005, p.203)

    Netto (2005) aponta que nessa perspectiva “a demanda do aporte teórico do pensamento fenomenológico surge como a faceta mais proeminente das colocações significativas dos autores”. Em suma a Reatualização do Conservadorismo não impõe mudanças significativas no agir profissional pois mantém em seu seio algumas práticas consevadoras.

     

    Fonte:http://seminarioservicosocial2017.ufsc.br/files/2017/05/Eixo_2_139.pdf

  • Perspectiva modernizadora: situa-se no período entre 1965 a 1970, o núcleo central do debate profissional é o desenvolvimento, a partir da fundamentação teórica funcionalista, estruturalista e mais tarde estrutural-funcionalista, com o embasamento teórico do positivismo.

    Reatualização do conservadorismo: Essa direção situa-se na década de 1970, tendo como núcleo central a subjetividade, o vivido humano e a perspectiva dialógica, embasando-se na fenomenologia os seus objetivos era compreender a realidade microssocial deixando de lado a reflexão crítica da realidade macrosocietária.

    Intenção de Ruptura; que possui como centralidade a crítica ao tradicionalismo e aos seus embasamentos teóricos, metodológicos e ideológicos. Segundo Netto (2009, p. 159) Essa direção “manifesta a pretensão de romper quer com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador, quer com os seus paradigmas de intervenção social”.

    Questão errada.

  • A perspectiva que visa a integração a adequação á ordem capitalista é principalmente a perspectiva modernizadora, que é fruto do debate desenvolvimentista e funcionalista, visa a adequação da profissão ao discurso de gestão do estado. A ritualização do conservadorismo visa a questão micro e subjetiva a partir da fenomenologia.