SóProvas


ID
1912924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.

A fenomenologia fundamentou teórico-metodologicamente a perspectiva da reatualização do conservadorismo, que centrava sua análise e intervenção na ajuda psicossocial e em valores humanistas.

Alternativas
Comentários
  • A  vertente  inspirada  na    fenomenologia,  que  emerge  como  metodologia  dialógica,  apropriando‐se  também  da  visão  de  pessoa  e  comunidade  de  E.  Mounier (1936)     dirige‐se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências, colocando para o Serviço Social a tarefa de  "auxiliar na abertura desse sujeito  existente,  singular,  em  relação  aos  outros,  ao mundo  de  pessoas"  (ALMEIDA,  1980, p. 114). Esta  tendência que no Serviço Social brasileiro vai priorizar as  concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) é analisada  por  Netto  (1994,  p.  201  e  ss)  como  uma  forma  de  reatualização  do  conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão [...]

     

     

    GAB. C

  • Ajuda psicossocial sim, mas em valores humanistas? Achei que a aproximação com a teoria fenomenológica significava um rompimento as bases humanistas cristãs.

  • Gabarito certo.

    Não me lembro em qual texto que li sobre o movimento de reconceituação, que falava sobre a reatualização do conservadorismo e fazia uma ligação nessa discussão com a palavra "reatualização". Se pensarmos bem, a fenomenologia (que fundamenta a reatualização do conservadorismo) tem como viés uma perspectiva psicologizante, centrada no indivíduo, envolvendo a pessoa humana... E essas características lembram o neotomismo (passado da profissão) que tinha essa análise de "valores humanistas / trabalho centrado no indivíduo".

    Vou tentar achar o texto que faz essa reflexão e se achar, vou colocar aqui :)

  • CORRETA..

    Falou-se em reatualização ao conservadorismo, associa-se à fenomenologia.

    FENOMENOLOGIA: caracteriza-se pela subjetividade, cujo cunho é centrado no vivido e nas vivências dos sujeitos, situando-se como uma proposição inovadora e de orientação psicossocial. Apresenta uma metodologia baseada na tríade: diálogo, pessoa e transformação social.