SóProvas


ID
191626
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma firma, ao produzir determinado bem, emite poluentes que prejudicam a produção de outras empresas. Caso a livre negociação entre as partes não seja capaz de garantir que o nível de emissão de poluentes seja eficiente, o governo pode induzi-la a produzir a quantidade socialmente ótima, impondo um imposto sobre unidade emitida de poluição que seja igual

Alternativas
Comentários
  • custo marginal é a mudança no custo total de produção advinda da variação em uma unidade da quantidade produzida. Por outras palavras, podemos ainda dizer que o custo marginal representa o acréscimo do custo total pela produção de mais uma unidade, podendo ainda dizer-se que é o corresponde ao custo da última unidade produzida.

    Relação entre o custo marginal, o custo médio e o custo variável médio (em concorrência perfeita): enquanto o custo marginal for inferior ao custo médio, o primeiro faz baixar o valor do segundo. Quando o custo marginal for exatamente igual ao custo médio, este não irá nem aumentar nem diminuir, e situa-se exatamente onde o custo médio é mínimo. A partir do ponto, onde o custo marginal se situa acima do custo médio, aquele começa a puxar este para cima.

    fonte: wikipedia
  • Estranho!

     

    Discordo do gabarito D, até que me provem o contrário. Entendo que a resposta seja B.

     

    CMg Social = CMg Privado + Externalidade Negativa, portanto, o custo marginal privado já está embutido no custo marginal social, e se o governo cria um imposto no valor do CMg Social, é como se a empresa duplicasse seu CMg Privado, mais um valor para compensar a Externalidade negativa.

     

     

    Se produzo e tenho um custo de 100, mas causo uma externalidade avaliada em 20, o imposto tem que compensar a externalidade, portanto, o custo social seria 120, e, portanto, o imposto de 20, e não de 120, como sugere o gabarito.

  • O professor Hebert Carvalho em uma de suas aulas de economia, expõe que ocorre uma externalidade negativa quando o custo marginal social excede o custo marginal privado. Ou seja, para obrigá-lo a produzir uma quantidade socialmente ótima, o governo pode impor um imposto sobre unidade emitida de poluição que será a diferença entre o custo marginal social e o custo marginal privado (da firma). Logo, a alternativa é letra "b". Também discordo do gabarito.