SóProvas


ID
1925926
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      “As emoções não são um privilégio humano. Os bichos também sentem tristeza, alegria, raiva, amor. Para compreender ainda mais o comportamento deles, os zoólogos tentam decifrar esses estados emocionais, estudando as suas expressões corporais.

       Os elefantes são considerados excelentes modelos para o estudo dos sentimentos animais, pois parecem estar sempre com a emoção à flor da pele. Quando um deles morre, os outros fazem verdadeiros rituais fúnebres, formando um círculo em torno do cadáver, sobre o qual depositam folhas e galhos, enquanto choram copiosamente.”

                                           (http:/super.abril.com.br/ciência/sentimento-animal

Em “estudando as suas expressões corporais” e “formando um círculo em torno do cadáver” o gerúndio foi empregado com obediência às regras gramaticais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!   gerúndio é uma FORMA NOMINAL do verbo, ou seja, uma forma verbal que não possui flexão de tempo e modo, perdendo algumas características de verbo e ganhando algumas características de nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), daí o nome de forma “nominal”. A principal característica do gerúndio é que ele indica uma ação contínua, que está, esteve ou estará em andamento, ou seja, um processo verbal não finalizado, como é o caso das frases abordada na questão:   “estudando as suas expressões corporais” e “formando um círculo em torno do cadáver”​.

     

    Dizer que o uso do gerúndio é errado só é verdade se ele for utilizado sem seu sentido de continuidade do tempo. Na frase “Eu estarei ligando para você hoje.”, ligar não demanda tempo continuado, ligar exprime uma ação única, instantânea, não dá para você ficar ligando para uma pessoa, pois parece que você vai encher o saco dela, ininterruptamente, ligando sem parar, como um "taradão do telefone." =) Em suma: não se pode misturar o gerúndio com outro verbo que indique movimento único, instantaneidade.

     

    "Foco,força,fé e café =) "

     

     

  • Certo

     

    O gerúndio é uma das formas nominais do verbo (juntamente com o infinitivo e o particípio). Aparece nas orações adverbiais, indicando circunstâncias como tempo, causa, modo etc.

     

     

  • Locução Verbal não constitue oraçoes reduzidas.

  • certo 

    os zoólogos tentam decifrar esses estados emocionais, estudando as suas expressões corporais.

    os outros fazem verdadeiros rituais fúnebres, formando um círculo em torno do cadáver

     

    É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

    Para que haja total clareza de empregabilidade desta loção verbal, de uma vez por todas, apresento mais dois exemplos abaixo:

    Certo: "Não me ligue nessa hora, porque eu vou estar almoçando." 
    Neste caso indica que uma ação (ligação) acontecerá durante outro processo (o almoço) que terá certa duração, e que estará em curso.

    Errado: ''Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro." 
    Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."

     

    fonte:http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/como-usar-o-gerundio-corretamente-sem-virar-gerundismo

  • "Taradão da ligação" kkkkkkkkkkkk muito bom Dieggo, nunca mais esqueço!!!

     

  • hahahahahhaa Dieggo é o melhor, taradão do telefone foi ótima.

  • GERÚNDIO : indica ação em curso, prolongada.....não indica tempo, por isso não podem ser substituídas pelos tempos verbais sem alterar o sentido. Ex. constituindo, almoçando.

     

    O gerúndio exprime uma ação em curso ou simultânea, ou a ideia de progressão indefinida. Sua combinação com verbos auxiliares define uma ação durativa, cuja significação é determinada pelo auxiliar, que determinará o tempo em que se dá a ação. Ex: estava almoçando, estou almoçando.

  • O gerúndio é usado para referir uma ação que está em curso ou que é prolongada. Atua também como advérbio e adjetivo.

  • GABARITO: CERTO

    ACRESCENTANDO:

    Gerundismo

    O gerundismo é um vício de linguagem, ou seja, um desvio gramatical e, por isso, deve ser evitado.

    Repare nos exemplos abaixo que o gerundismo faz uso de três formas verbais.

    Exemplos:

    -Vou estar ligando para você no fim de semana.

    -Vamos estar transferindo a ligação.

    -Ele vai estar aplicando o manual de segurança.

    -Vamos estar entrando em contato.

    Agora, veja a forma correta:

    -Vou ligar para você no fim de semana ou Ligarei para você no fim de semana.

    -Vamos transferir a ligação ou Transferirei a ligação.

    -Ele irá aplicar o manual de segurança ou Ele aplicará o manual de segurança.

    -Vamos entrar em contato ou Entraremos em contato.

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/gerundio/