SóProvas


ID
1925929
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      “As emoções não são um privilégio humano. Os bichos também sentem tristeza, alegria, raiva, amor. Para compreender ainda mais o comportamento deles, os zoólogos tentam decifrar esses estados emocionais, estudando as suas expressões corporais.

       Os elefantes são considerados excelentes modelos para o estudo dos sentimentos animais, pois parecem estar sempre com a emoção à flor da pele. Quando um deles morre, os outros fazem verdadeiros rituais fúnebres, formando um círculo em torno do cadáver, sobre o qual depositam folhas e galhos, enquanto choram copiosamente.”

                                           (http:/super.abril.com.br/ciência/sentimento-animal

É correto afirmar que o mesmo ocorre no uso dessa forma nominal do verbo, em frases como “Estaremos estudando como melhor atendê-lo” e “Vou estar pesquisando o assunto em pauta”.

Alternativas
Comentários
  • Ocorreu o gerundismo! 

  • ERRADO! O gerúndio foi utilizado sem seu sentido de continuidade do tempo. Nas frase  “Vou estar pesquisando o assunto em pauta”, por exemplo, "pesquisar" não demanda tempo continuado, "pesquisar" exprimem uma ação única, instantânea, não dá para você ficar pesquisando algo ininterruptamente. Logo, evite “Eu vou estar pesquisando.”. Este é um mau do gerúndio, o que incorre em gerundismo. Basta dizer: “Eu vou pesquisar o assunto em pauta...”

     

    Estudar até passar!

  • Errado

     

    Gerúndio: palavra derivada do latim gerundium, é empregada para denominar uma forma nominal e invariável do verbo, podendo ter valor correspondente de um advérbio ou de um adjetivo. Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio:

     

    As crianças estão brincando no parquinho.

    Coincidentemente, estávamos falando sobre você!

    Chorando, ele foi embora e não se despediu dos amigos.

     

    Gerundismo: O gerundismo é considerado um vício de linguagem, um modismo que utiliza de maneira inadequada a forma nominal gerúndio. Na tentativa de reforçar uma ideia de continuidade de um verbo no futuro, acabamos complicando o que já é suficientemente complicado, e o que antes podia ser dito de maneira mais econômica e direta, foi substituído por uma intrincada estrutura que prefere utilizar três verbos a apenas um ou dois. Observe os exemplos de gerundismo:

     

    A empresa vai estar entrando em contato para resolver o problema.

    No próximo mês, João vai estar completando cinco anos.

     

    Fonte: http://portugues.uol.com.br/gramatica/gerundio-gerundismo.html

  • ERRADO - 

    É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

    Para que haja total clareza de empregabilidade desta loção verbal, de uma vez por todas, apresento mais dois exemplos abaixo:

    Certo: "Não me ligue nessa hora, porque eu vou estar almoçando." 
    Neste caso indica que uma ação (ligação) acontecerá durante outro processo (o almoço) que terá certa duração, e que estará em curso.

    Errado: ''Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro." 
    Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."

     

    fonte:http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/como-usar-o-gerundio-corretamente-sem-virar-gerundismo

  • “Estaremos estudando como melhor atendê-lo” e “Vou estar pesquisando o assunto em pauta” é familiar aqueles atendimento de telemarkting cheio de gerundismo. 

  • Errado, pois houve Gerundismo.

    Vou completar sua ligação.” (Construção correta = mais sintética e indica futuro.)

    Vou estar completando sua ligação.” (Construção errada, gerúndio desnecessário.)

    Na questão poderia ficar assim: Vou pesquisar o assunro em Pauta.

  • A norma culta condena o uso excessivo do gerúndio, a seguir uma breve explanação sobre o gerúndio : 

     

    Tanto se tem falado a respeito de gerundismo, que já há quem tenha dúvida sobre o uso do gerúndio. Há até quem pergunte se o gerúndio não é mais usado ou se é errado o seu emprego. Então, antes que se comece a tomar o certo pelo duvidoso e o errado pelo certo, vamos nos lembrar de algumas regras gramaticais.

    Comecemos pelo significado da palavra “gerúndio”. Se procurarmos as definições nas gramáticas em uso encontraremos, geralmente, a seguinte explicação: “Gerúndio é uma das formas nominais do verbo que apresenta o processo verbal em curso e que desempenha a função de adjetivo ou advérbio”.

    Ele apresenta-se de duas formas. A simples (Ex.: Chegando a hora da largada, a luz verde acendeu.) e a composta (Ex.: Tendo chegado ao fim da corrida, o carro foi recolhido ao boxe.)

    O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada doradical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo.  Exemplos: comendo; partindo.

    Veja, a seguir, o uso do gerúndio na prática:

    E a lama desceu pelo morro, destruindo tudo que encontrava pela frente.

    Depois de vários dias chuvosos o sol despontou, alegrando o coração de todos.

    Rindo, ele se lembrava com saudades dos dias felizes que tivera.

    Abrindo o laptop, começou a escrever.

    Com tanta malhação, José está mudando o seu corpo.

    Os jornais andam falando que aquele político não presta.

    Caminhando sozinho aquela noite pela praia deserta, fiz algumas reflexões sobre a morte.” (Erico Verissimo, Solo de Clarineta, p. 12.)

     

    GABARITO : ERRADO 

    Como vimos nos exemplos, o gerúndio pode ser empregado de diferentes maneiras em nossa língua sem que tenhamos praticado nenhuma heresia.

    Já com o gerundismo é outra história. Nesse caso, trata-se do uso inadequado do gerúndio. Um vício de linguagem que se alastrou de modo tão corriqueiro e insistente que até já virou piada.

    Então, se você usa expressões como: “Vou estar pesquisando seu caso.” “Vou estar completando sua ligação”.

    Mude imediatamente sua fala para: “Vou pesquisar seu caso.” “Vou completar sua ligação.” Note que, nos dois casos, você passa a usar somente duas formas verbais (“vou” + “pesquisar” ou “vou” + “completar”) no lugar de três. Além disso, a ideia temporal a ser transmitida é a de futuro e não de presente em curso.

  • Gab. E

    Gerundismo.

     

    Ex: Senhor, vou estar transferindo sua ligação.

  • Questão mal redigida, gera margem para interpretações, pois de fato temos gerundismo nas duas orações. Afirmar isso não é um erro, mas seria se afirmássemos que gerundismo é algo permitido pela norma culta.