SóProvas


ID
1929040
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Marília - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              Uma noite no mar Cáspio

      Na semana passada, uma aluna da Sorbonne foi encarregada de fazer um estudo sobre a literatura latino-americana, mal informada de tudo, inclusive sobre a América Latina. Veio entrevistar algumas pessoas e, não sei por que, pediu-me que a recebesse para uma conversa que pudesse explicar o Brasil com apenas um título que serviria de roteiro para o trabalho que deveria apresentar.

      Já me pediram coisas extravagantes, recusei algumas, aceitei outras. Aleguei minha incompetência para titular qualquer coisa.

      Mas não quis decepcionar a moça. Pensando na atual crise política, sugeri “Garruchas e punhais” – era o nome da briga entre os meninos da rua Cabuçu contra os meninos da rua Lins de Vasconcelos. Morei nas duas e era considerado um espião a soldo de uma ou de outra. O que no fundo era verdade, considerava idiotas os dois lados.

      A moça riu mas não gostou. Todos os países têm garruchas e punhais. Dei outra sugestão: “O mosteiro de tijolos de feltro”. Ela não gostou – nem eu. Parti então para uma terceira via, por sinal, a mais estúpida. Pensou um pouco, inicialmente recusou. Olhou bem para mim e aprovou: “Uma noite no mar Cáspio”. Para meu espanto, ela aceitou.

      Acredito que os professores da Sorbonne também gostarão. E eu nem sei onde fica o mar Cáspio, embora também não saiba onde fica o Brasil.

                  (Carlos Heitor Cony. Folha de S.Paulo, 26.01.2016. Adaptado)

Na passagem do primeiro parágrafo – ... que pudesse explicar o Brasil com apenas um título que... –, a preposição “com” forma uma expressão cujo sentido indica

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B: 

    Modo (PESTANA, 2012)
    Advérbios: assim, bem, mal, tal, como, depressa, devagar, adrede (de propósito, intencionalmente), debalde (inutilmente, em vão), outrossim (do mesmo modo, igualmente; dá ideia de acréscimo ou inclusão, equivalendo a “também”), melhor, pior, alerta, máxime (especialmente, principalmente)...
    Locuções adverbiais: com acinte, de propósito, à toa (também pode ser locução adjetiva), à vontade, ao contrário, com amor, de cor, em vão, gota a gota, por acaso, alto e bom som, grosso modo, a torto e a direito, aos trancos e barrancos, a olhos vistos, a esmo, à francesa, pouco a pouco, a pé, a cavalo... (há uma infinidade delas)
    Terminados em -mente: talqualmente*, deliberadamente, bondosamente, generosamente, cuidadosamente, paulatinamente, gradualmente, igualmente, especialmente e muitos outros terminados em -mente...
    * Segundo o dicionário Aulete, talqualmente pode ser uma conjunção conformativa. Recentemente a Esaf (sempre ela) formulou uma questão com tal palavra: SRF – AUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL – 2012 – QUESTÃO 47.

  • DE QUE MODO/COMO EXPLICARIA O BRASIL? COM APENAS UM TÍTULO.

  • COM

    1.CAUSA: ficar pobre com a inflação.

    2.COMPANHIA: ir ao cinema com cos amigos.

    3.CONCESSÃO:  ainda tem planos para o futuro com mais de 80 anos.

    4.INSTRUMENTO: abrir a porta com a chave.

    5.MATÉRIA: vinho se faz com uva.

    6.MODO: andar com elegância.

    7.REFERÊNCIA: com sua irmã aconteceu diferente; comigo sempre é assim.

    Fonte:https://faciletrando.wordpress.com/2014/12/17/relacoes-estabelecidas-pelas-preposicoes/

     

  • Modo

    gabarito letra D

    ... que pudesse explicar o Brasil com, DO MODO, DE apenas um título que...

  • Corrigindo a colega Paula personalizados 24 de Junho de 2018, às 17h48
    O gabarito é Letra: B

  • A expressão “com apenas um título” expressa o modo como se pode explicar o Brasil. Gabarito: B.