SóProvas


ID
1929361
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                         Descaso com saneamento

                      deixa rios em estado de alerta

      A crise hídrica transformou a paisagem urbana em muitas cidades paulistas. Casas passaram a contar com cisternas e caixas-d’água azuis se multiplicaram por telhados, lajes e até em garagens. Em regiões mais nobres, jardins e portarias de prédios ganharam placas que alertam sobre a utilização de água de reúso. As pessoas mudaram seu comportamento, economizaram e cobraram soluções.

      As discussões sobre a gestão da água, nos mais diversos aspectos, saíram dos setores tradicionais e técnicos e ganharam espaço no cotidiano. Porém, vieram as chuvas, as enchentes e os rios urbanos voltaram a ficar tomados por lixo, mascarando, de certa forma, o enorme volume de esgoto que muitos desses corpos de água recebem diariamente.

      É como se não precisássemos de cada gota de água desses rios urbanos e como se a água limpa que consumimos em nossas casas, em um passe de mágica, voltasse a existir em tamanha abundância, nos proporcionando o luxo de continuar a poluir centenas de córregos e milhares de riachos nas nossas cidades. Para completar, todo esse descaso decorrente da falta de saneamento se reverte em contaminação e em graves doenças de veiculação hídrica.

      Dados do monitoramento da qualidade da água – que realizamos em rios, córregos e lagos de onze Estados brasileiros e do Distrito Federal – revelaram que 36,3% dos pontos de coleta analisados apresentam qualidade ruim ou péssima. Apenas 13 pontos foram avaliados com qualidade de água boa (4,5%) e os outros 59,2% estão em situação regular, o que significa um estado de alerta. Nenhum dos pontos analisados foi avaliado como ótimo.

      Divulgamos esse grave retrato no Dia Mundial da Água (22 de março), com base nas análises realizadas entre março de 2015 e fevereiro de 2016, em 289 pontos de coleta distribuídos em 76 municípios.

                (MANTOVANI, Mário; RIBEIRO, Malu. UOL Notícias, abril/2016.)

Porém, vieram as chuvas, as enchentes e os rios urbanos voltaram a ficar tomados por lixo, mascarando, de certa forma, o enorme volume de esgoto que muitos desses corpos de água recebem diariamente”.

Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Porém, vieram as chuvas, as enchentes e os rios urbanos voltaram a ficar tomados por lixo.

     

  • mas não seria, nesse caso, "rios urbanos" e não somente "rios"?

  • O que é que ficou tomado por lixo? Rios urbanos.

     

    Discordo do Gabarito. A expressão exclusivamente derrubou a alternativa.

    =)

     

  • Questão ficou mal formulada, pois as chuva eu sei que não poderiam está tomadas de lixo, mas as enchente poderiam estar tomadas de lixos. O termo exclusivamente acaba com essa assertiva "E", pois o autor poderia ter se referido as enchentes.

  • Correto. 

    "Rios urbanos tomados..."

    "As chuvas e enchentes tomadas..."

  • Fiquei em dúvida entre alternativa "b" e "e". Acabei errando por marcar a "b" :(

    Taneha Sanhos, concordo com você no seguinte: No trecho: “Porém, vieram as chuvas, as enchentes e os rios urbanos voltaram a ficar tomados por lixo...", basta fazer a pergunta ao verbo: o que é que ficou tomado por lixo? Resposta: os rios.  (Observe: termo masculino na pergunta, termo masculino na resposta).

    Mas, assim como Thiago Andrade, fiquei em dúvida quanto ao termo enchente que pode ser masculino e feminino....

    E a alternativa "b"? Qual o motivo de estar errada?

    Indiquei para comentário do professor.

     

  • A [ ERRADA ] A forma verbal "vieram" se refere a apenas "chuvas" e "enchentes", não se ligando ao termo "rios"

     

    B [ ERRADA ] O adjetivo "enorme" é uma expressão que não especifíca a quantidade, apenas faz uma referencia que é "muito". Exemplo: Este caminhão é enorme. Voce sabe que é grande, mas não sabe, apenas por esta frase, a metragem do veículo.

     

    C [ ERRADA ] O termo "corpos de água" se refere a "rio"

     

    D [ ERRADA ] A expressão 'de certa forma' é uma maneira de modalizar o discurso para que o que é dito não seja tão peremptório ou afirmativo ou de modo a admitir outras interpretações.

     

    E [ GABARITO ] Ao meu ver a questão torna-se errada quando diz "exclusivamente". Porém, estamos diante da FGV, e nem sempre devemos ser tão criteriosos, e isso nos leva ao erro. De fato, o termo "tomados" se refere a "rios urbanos" e não a apenas "rio", mas como eu disse, trata-se da FGV, e como a banca raramente "erra". Devemos realmente confirmar o gabarito letra E.

  • E [ GABARITO] -  "Os rios ubarnos voltaram a ficar tomados por lixo". Uma dica galera: procurem sempre pelo núcleo do sujeito da oração - que ,no caso, é "rios". Realmente o termo "tomados" faz referência a "Os rios urbarnos", entretanto a banca apenas se referiu ao núcleo do sujeito "rios" - que SEMPRE precisa ser mencionado em questões como essa.

  • Questão passível de anulação, haja vista que o particípio "tomados" se refere a rios urbanos, e não exclusivamente a rios. Questão mal formulada.

  • Ao meu ver a questão (E) torna-se errada quando diz "exclusivamente". Por isso marquei letra A.

     

  • O texto é mal escrito. O autor não separa por vírgula as orações com sujeitos diferentes. Daí a confusão.

     

    "Porém, vieram as chuvas, as enchentes, e os rios urbanos voltaram a ficar tomados por lixo".

     

    Outro trecho em que isso ocorre:

    "Casas passaram a contar com cisternas, e caixas-d'água azuis se multiplicaram por telhados, lajes e até em garagens."

    Apesar da má redação, dá para ter certeza que tomados refere-se exclusivamente a rios. A questão quer saber se o termo se refere somente a rios ou se se refere também a enchentes e chuvas. A análise é mais semântica que sintática: como poderia o termo referir-se a chuvas ou enchentes se estas são fenômenos e não coisas? A única coisa que pode estar tomada de lixo é o rio. A enchente, no máximo, carregaria lixo consigo, mas isso não a tornaria "tomada por lixo". A assertiva E, portanto, não erra ao omitir o adjetivo "urbanos", já que não é esse tipo de análise que ela faz.

  • Não seria a letra A

    Porém, vieram as chuvas, as enchentes e os rios urbanos 

    Vieram = chuvas e enchentes - os rios urbanos já estavam lá

     

    GAB LETRA E

    os rios urbanos voltaram a ficar tomados por lixo

    Quem voltaram a ficar tomados = Os rios urbanos

     

  • "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Item E

    O participio tomados semanticamente indica que o nucleo do sujeito RIOS sofre a acao verbal. 

  • "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Foco Força e Fé !

    Lincoln Vais

  • CAMPANHA: SEMPRE APONTAR PARA COMENTÁRIOS....independentemente do nível de dificuldade!

  • FGV, Luciana gonçalves

  • Oi pessoal, olha creio que seja alternativa (E) mesmo, eu explico: na frase "tomados" exerce uma função de predicativo do sujeito, vejam que "Os rios ficam tomados" estrutura clássica do predicado nominal... nesse sentido "tomados" tem significado daquilo que é basto ou cheio; é verdade que em um leitura rápida talvez isso não fiqueclaro, mas nas questões da FGV é necessária a minúcia.

  • O particípio “tomados” se refere exclusivamente a “rios”?  zorra ... jurava que referia-se aos rios urbanos ... não entendi essa :(

  • (A) A forma verbal "vieram" se refere a "chuvas", "enchentes" e "rios". ERRADO

    "...vieram as chuvas, as enchentes..." = sujeito posposto ao verbo.

    "...os rios urbanos voltaram a ficar..." = sujeito anteposto ao verbo.

  • Sinceramente, não entendi..

  • Da próxima vez, vou analisar os itens debaixo pra cima... ¬¬