-
Gabarito B
Alertar
Dar o alerta, advertir, previnir de um perigo, despertar
Em regiões mais nobres, jardins e portarias de prédios ganharam placas que alertam sobre a utilização de água de reúso
-
Colocaria letra C. Alguém sabe porque não a C?
-
Gabarito B
Questão de Interpretação (Interpretação ≠ Compreensão). A resposta está além do texto.
Questão retirada do concurso para Agente de Fiscalização da Prefeitura de Paulínia - SP. Para este cargo, além dos conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática) também foi exigido conhecimentos específicos, incluindo a Lei Ordinária 241/70 de Paulínia/SP que aprova o Código de Obras e Edificações, e trata, entre outros temas, sobre abastecimento e salubridade da água nos edifícios e estabelecimentos do Município. Assim, os candidatos a esse cargo já tinham o conhecimento prévio de que água de reuso é imprópria para consumo, segundo as diretrizes para implantação de sistemas de reuso de água, e o conhecimento prévio de que o recolhimento de água da chuva deve ser feito em cisternas enterradas ou ao nível do chão e não em caixas d'agua nos telhados (as caixas d'agua são apenas para armazenamento da água fornecida pela Companhia de abastecimento, devido a necessidade de seu uso nos dias sem fornecimento em consequência da seca). Esses conhecimentos prévios facilitam o entendimento da questão pois dão base para se fazer a inferência correta do segmento do texto.
Inferências não ocorrem quando o leitor estabelece ligações entre as palavras e organiza redes conceituais no interior do texto, isso é Compreensão e não Inferência. Inferências ocorrem quando o leitor constrói novas proposições a partir de outras já dadas, buscando, fora do texto, informações e conhecimentos adquiridos pelos seus estudos e pela sua experiência de vida, com os quais preenche os “vazios” textuais. Inferências são extrapolações corretas (estão além do texto). A diferença para o erro de extrapolação é que este deriva de premissas inconsistentes ou falsas.
Sem os conhecimentos de mundo prévios fica mais difícil entender o sentido do texto e acertar a questão.
a) Erro de Extrapolação (infere a ideia inconsistente de que é uma estratégia menos sofisticada);
b) Extrapolação Correta - Gabarito
c) Erro de Redução (dá atenção apenas ao aspecto das caixas d'agua, por desconhecimento prévio do assunto);
d) Erro de Extrapolação (infere a ideia inconsistente de que as lajes são mais seguras);
e) Erro de Extrapolação (infere a ideia inconsistente de que as garagens são a localização mais comum).
-
a) a utilização da água de reúso é uma estratégia menos sofisticada. (A FGV já fez várias questões envolvendo a palavra sofisticação. É o mesmo caso da confusão que muitas pessoas fazem entre luxo e luxúria. Sofisticar não é algo relacionado à inovação, por exemplo, e sim à diferenciação personalizada dada a uma determinada coisa que já existe. Assim, não tem como se dizer que é menos sofisticado utilizar água de reúso)
b) a reutilização da água traz perigo à saúde, daí as placas de alerta. (alternativa que sobrou, uma vez que placas de alerta só podem alertar)
c) as caixas-d’água se localizam em telhados para recolherem água da chuva. (o fragmento não trata especificamente disso)
d) as lajes passaram a substituir telhados por serem mais seguras. (É comum, mas o fragmento não trata especificamente disso)
e) as garagens são a localização mais comum para as caixas-d’água. (É comum, mas o fragmento não trata especificamente disso)
-
Eu não entendi. Essa água de reuso vai pra dentro de casa, nas torneiras e chuveiro, é isso? Eu pensei que só se usasse isso pra molhar plantas.
-
Fiquei bem confusa com essa questão...Primeiro porque existe um antagonismo estabelecido entre os termos "regiões mais nobres" e "água de reúso", dando margem à escolha da letra A como a possível resposta. Além disso, na letra B foi flagrante a extrapolação de ideias na interpretação do trecho, e não concordo com a opinião de alguns colegas de que a palavra "alerta" implica necessariamente na existência de algum perigo. Mas essa foi apenas a minha interpretação, a que vale é a da banca.
-
Também acredito que houve extrapolação, até porque o alerta pode ser para atentar as pessoas sobre benefícios econômicos e hídricos da reutilização
-
Gabarito: Letra B.
Em regiões mais nobres, jardins e portarias de prédios ganharam placas que alertam sobre a utilização de água de reúso.
Esse alerta tem como finalidade prevenir os moradores dos prédios em questão que trata-se de uma água de reúso, que é imprópria para o consumo humano, por não passar pelo mesmo tratamento que a tornaria uma água potável.
Fonte: Arsesp - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo.
-
Questão suja demais!
Se houvesse alguma menção de reuso para consumo humano, aí sim (embora extrapolasse), mas posso reutilizar a água, por exemplo, lavar garagem, calçadas, enfim.
-
questão mal feita, ridícula
-
Absolutamente nada justificaria a alternativa B. Alguns aqui já citaram sobre interpretação textual, contudo no comando da questão não se pede interpretação e sim compreensão: "Infere-se corretamente desse segmento do texto que", portanto está bem claro que é para analisar o que está escrito NO TEXTO. Então vamos as análises:
1 - Todas as alternativas tratam-se de intepretação e não de compreensão ( distorção de comando da banca).
2 - Partindo do primeiro pressuposto, as alternativas A e B são as mais aceitáveis ( sim, pois a FGV é subjetiva e não objetiva).
3 - Levando em conta a interpretação ( algo que já extrapola o próprio comando da questão) não há erro na questão A, pois a técnica de reutilização de água, ou seja, supondo que as placas de alerta colocam em dúvida a água consumida ( aqui há outra extrapolação na compreensão textual) significa que não há sofisticação na reutilização da água.
Algo me dizia que a B era a resposta escolhida pela FGV, mas por questões de honestidade intelectual marquei A.
-
Alerta nesse contexto significa perigo, tem que adivinhar ...rs
-
Achei a questão muito mal elaborada.
Tambei marquei a)
-
Gabarito B
A alternativa A apresenta juízo de valor, aí está o erro dela.
-
Questão veio de Reuso,
Suja demais!
-
Que banca de fundo de quintal!!! tem que adivinhar que causa perigo à saúde!!!!!
-
Marquei A, mas CREINDEUSPAI, só Jesus na causa!!!
-
AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
-
Resposta letra B
Trata-se de uma inferência, algo que está além do texto.
-
Ok, Veio a crise hídrica, faltou água, colocaram caixas d'agua nos telhados... Se não foi pra captar a água da chuva, deve ser por que lá é diferente não é mesmo? Ninguém usava caixa d'agua lá. Descobriram depois da crise... Ou é pra ver se consegueriam captar o milagre do céu pra conseguir pensar igual o examinador da banca.
-
Vai extrapolar o tema numa redação ou estudo de caso dela para ver o que acontece
-
Acertei por exclusão. Realmente o gabarito extrapola, pois se considerarmos o contexto e a necessidade de economizarmos água, é notório que podemos inferir que as placas servem - apesar de não estar explícito, mas como é para inferirmos - para orientar as pessoas como reutilizar a água de forma a economizar.
-
o meu professor fala "não use o teu conhecimento de mundo" não use teu conhecimento de mundo"
-
Que questão mal intencionada e elabofrada dessa banca. Desde quando as garagens são os lugares mais comuns para se guardar caixas d´água?!
-
dei risada a galera marcando C, imaginei a galera colocando as caixas no telhado e quando viesse chuva o pai gritando sobe pra abrir a caixa que vai chover kkkkkkk, claro que colocou as caixas pra armazenar água. Por mais que fique confusa a questão por eliminação dá pra chegar na correta. Boa sorte aos que querem evoluir e aos que só reclamam, tentei entender porque a banca não vai mudar pra agradar ninguém.
Lembrem-se: desejo - foco - disciplina - planejamento - rotina - revisão - exercícicos - autoavaliação - confiança- técnicas de estudos.
Usem cada uma dessas palavras que acredito que alcançarão seus objetivos.
-
O comando da questão diz: "Infere-se corretamente desse segmento do texto", ou seja, quem não tiver claro o que é uma inferência e a diferença entre inferência e compreensão não vai entender a questão. A professora Regina Lúcia Péret Dell'Isola, Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora do Mestrado Profissional (PROFLETRASUFMG) e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português Língua Adicional, supervisora dos cursos de extensão de Língua Portuguesa, em seu livro "Leitura: inferências e contexto sociocultural" (2011, p. 44) define inferência como "uma operação mental em que o leitor constrói novas proposições a partir de outras já dadas. Não ocorre apenas quando o leitor estabelece elos lexicais, organiza redes conceituais no interior do texto, mas também quando o leitor busca, extratexto, informações e conhecimentos adquiridos pela experiência de vida, com os quais preenche os 'vazios' textuais. O leitor traz para o texto um universo individual que interfere na sua leitura, uma vez que extrai inferências determinadas por contexto psicológico, social, cultural, situacional, dentre outros".
P.S.: vai brigando com a FGV que você consegue a sua aprovação...
-
Se atentarmos para o termo "alertar" dá para matar a questão.
Alertar é sinônimo de: acautelar, precaver, prevenir, espertar, despertar, advertir ...
-
Bem, tem que ser engenheiro ambiental pra fazer prova de português da FGV agora, só pode.
-
FGV = Proibido juizo de valor. Nunca lembrooo ..
-
Gente!a crise hidrica touxe as cisternas e caixas d'agua, isso foi para estocar agua potável,mas isso não tem nada a ver com a reutilização da agua da chuva, esta é utilizada só nos jardins, por isso o aviso para ninguém fazer qualquer uso dela, a não ser o que já está sendo feito.
-
Muito subjetiva. o reúso é uma estratégia, porém não "a menos sofisticada". O alerta é para deduzir que sempre têm uns alienígenas que podem vir a beber essa água de reúso, por isso os alertas nas placas.
-
A resposta se resume ao termo "ALERTA". Podemos concluir que gera um perigo à saúde. Gabarito: letra "B".
-
comentário do professor
-
No mundo da FGV gab: B
Na vida real, qualquer paulistano que viveu isso sabe bem que essas placas são usadas pra alertar a população que no condomínio a água que é usada pra lavar a calçada, por exemplo, é de reuso, pra não haver denúncia/reclamação que ali se desperdiça. Tanto que isso da pra perceber na passagem seguinte “Em regiões mais nobres, jardins e portarias de prédios ganharam placas que alertam sobre a utilização de água de reúso. As pessoas mudaram seu comportamento, economizaram e cobraram soluções”
-
Achei que o alerta para utilização de água de reúso era para informar que a água dispensada no serviço - regar o jardim, lavar a calçada, por exemplo - era proveniente do reúso, portanto, estava sendo utilizada sem desperdício, respeitando o momento de crise hídrica, mas não como alerta proibitivo.
-
ALERTA
-
Erica Johanys,vc é muito inteligente,né?
-
Eliminei o item B por não o ter lido todo kkkkkkkk
-
-
Poderia ser para molhar o jardim
-
Gabarito "B".
Acertei eliminando os demais itens. Extrapolação total. As placas de alerta podem simplesmente alertar as pessoas sobre uma consequência da crise hídrica: a necessidade de reutilização de água. E funciona como conscientização. Não se presume que a água utilizada em jardins e em condomínios será consumida.
-
Continuo achando que é a C pois há uma inferência (não está explícito no texto mas dá para inferir devido a crise hídrica e a reutilização de água) e ao mesmo tempo não faz extrapolações como na letra B. Contudo, fazer o que né? Se virar para compreender a FGV kkkkkkk :(