SóProvas


ID
1957873
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos são importantes para que produzam efeitos futuros. Exigem para tanto:

Alternativas
Comentários
  • Os arquívos exigem forma escrita?

    E os sonoros e iconográficos?

     

  • Concordo! Não necessariamente precisam ter forma escrita para produzir efeitos futuros.

  • Só acertei essa questão porque excluí o termo "uso constante". Não é necessário o uso constante dos arquivos pra que produza efeitos posteriores. Enfim, questão duvidosa...

  • Questão um tanto polêmica. Na elaboração a banca baseou-se na obra de RENATO VALENTINE (Arquivologia para concurso - 4º Ed) em que o autor, no capitulo 1 - Conceitos Fundamentais, afirma: Enfatizamos a importância do arquivo lembrando que os trabalhos desenvolvidos em empresas ou instituições afins exigem uma forma escrita, portanto é necessário a guarda e a conservação destes trabalhos para que produzam efeitos futuros.

  • Isso é típico da ufc, nesse concurso muitas questões geraram recurso, porém nenhuma questão foi anulada.

  • Discordo do gabarito (Nenhuma questão correta)

     

    Se essa questão esta correta, então, joga fora tudo que é documento iconográfico, filmográfico, sonoro, audiovisuais e etc. Porque não servem para nada.

  • Péssima questão, embora tenha acertado, deveria ser anulada.

  • Gabarito letra A. 

     

    Questão deveria ser anulada. Gostaria de saber em qual fonte o avaliador se baseou para afirmar que somente os documentos na forma escrita produzem efeitos futuros. 

    Para o CONARQ: Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a informação está representada em forma de imagem em movimento, como em filmes), sonoros (quando a informação está registrada em forma fonográfica, como em discos, e CDs), micrográficos (quando o documento possui a informação registrada em microforma, como em microfilmes e microfichas) e informáticos ou digitais (quando o documento está gravado em meio digital e, por isso, necessita de equipamentos eletrônicos para serem lidos, como um documento em .doc ou .pdf).

  • RENATO VALENTINE (Arquivologia para concurso - 4º Ed) em que o autor, no capitulo 1 - Conceitos Fundamentais, afirma: Enfatizamos a importância do arquivo lembrando que os trabalhos desenvolvidos em empresas ou instituições afins exigem uma forma escrita, portanto é necessário a guarda e a conservação destes trabalhos para que produzam efeitos futuros.

  • Essas bancas pequenas se apoiam em obras de autores desconhecidos e formulam questões como essa.
  • Todo arquivo é formado com vistas ao futuro, para que lá, se compreenda o passado. Como sua intenção é perpetuar no tempo, suas características devem estar ligadas à longevidade.

    Características ligadas à sua durabilidade são: forma escrita (permite que a informação não se disperse em vários entendimentos), guarda (permite que o documento esteja acessível) e conservação (permite que o documento existe pelo máximo de tempo possível).
    A utilização constante é fator de degradação do documento. Quanto mais se usa, mais se desgasta.
    Gabarito do professor: Letra "A"
  • NÃO NECESSARIAMENTE O ARQUIVO DEVE SER EM FORMA ESCRITA, QUESTÃO ESTRANHA

  • estranhei por conta da forma escrita 

  • os elaboradores deveriam ser alunos dos concurseiros.

  • Gente, não levem o "ESCRITA" para o lado TEXTUAL. No sentido empregado aqui, escrita refere-se ao registro em um suporte. Isso porque, ideias são voláteis, logo, precisam ser escritas, documentadas, arquivadas para que produzam efeitos futuros.

  • Jefferson Cavalcante, excelente interpretação! Eu acertei a questão por eliminação, mas confesso que fiquei receosa justamente pelo "escrita". 

  • Nesse dia o examinador estava com o ovo virado e no dia que estava analisando os recursos deve ter brigado com a mulher ou o esposo, porque não pode, só um documento escrito vai produzir efeitos futuros, quer dizer que produzo um documento, guardo e conservo, sem utilizá-lo? Eu li ontem que arquivos que não geram nenhum efeito, quando da sua produção, muitas vezes são logo elimanados ou transferidos para a fase intermediária...  Qual o sentido de guardar um documento, que nunca teve utilidade? qual o erro das outras alternativas? E a era vargas, boa parte dos acontecimentos importantes daquela época foram registrados por meio do gênero filmográfico, e os rolos originais continuam sendo conservados e preservados pela arquivologia. Será que aqueles rolos não gerariam efeitos futuros? têm mais de 4 laudas o recurso de uma questão como essa. Só documentos na forma escrita geram efeitos futuros? e uma entrevista gravada no celular, isso não é um suporte? Não serve de meio de prova? Não gera nenhum efeito?

  • Questão disgramada...

  •  Alinhada a referida condição, o livro Arquivologia para concursos 4ª edição Revista e Atualizada o autor Renato Valentini, Elsevier 2013, cita ao enfatizar a importância do arquivo, “deve-se lembrar que os trabalhos desenvolvidos em Empresas e INSTITUIÇÕES AFINS EXIGEM UMA FORMA ESCRITA, portanto é necessário a guarda e a conservação destes trabalhos para que produzam efeitos futuros”

     

    O termo Exigir, conforme define o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, significa, requerer, TORNAR OBRIGATÓRIO.

     

    Ora, a Universidade Federal é uma Instituição e como tal, a maioria das decisões são tomadas a partir das informações encontradas nos arquivos, sendo portanto obrigatória a existência de uma forma escrita para que essas informações sejam passadas, guardadas e conservadas.

     

    Por tratar-se de concurso para uma Instituição Pública implicitamente é OBRIGATORIO QUE O DOCUMENTO QUE IRÁ para a guarda e respectiva conservação seja apresentado na forma escrita. Portanto não há que se pretender nulidade para a questão sendo correta a exigência da forma escrita conforme aponta o item A do Gabarito Oficial.

     

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

     

  • Analisando bem, dá para acertar por eliminação.

  • Essa foi mt mal feita.