-
Manual de Implantação Básica do DNIT (Pág. 201)
A determinação da densidade aparente seca de um material "in situ" (Dcorte) pode ser feita através de
vários métodos, destacando-se os seguintes:
- O método do frasco de areia (Norma DNER-ME 092/94) - Utilizado com maior frequência;
- O método do balão de borracha (Norma DNER-ME 036/94);
- O método do óleo (Norma DNER-ME 037/94).
-
De acordo com o procedimento do DNER DNER-ME 092-94, o ensaio do frasco de areia tem como objetivo a determinação da massa específica aparente seca (densidade específica aparente seca) do solo, “in situ”, com emprego do frasco de areia, aplicado ao subleito e às diversas camadas do pavimento.
Neste caso, o CESPE considerou massa específica aparente seca = peso específico seco de compactação - Está certo isso professor? No meu entender peso específico poderia ser real ou aparente e não é possivel medir o peso específico real através do método do Frasco de Areia.
-
Boa tarde Colegas.
Concordo com o Amigo Paulo Lobato.
Questãozinha mais sem tipo, digo, bem com tipo de CESPE.
O Ensaio do frasco de areia serve para determinação da MASSA ESPECÍFICA APARENTE SEC@@@!!!
-
CORRETO
FRASCO DE AREIA
No controle da compactação no campo, é regra geral tomar-se um ensaio de laboratório como referência e verificar o que é obtido no campo, com equipamento, comparando estes resultados com os de laboratório, dentro de certas especificações.
-
A massa específica aparente pode ser determinada em campo pelo método do frasco de areia. Normatizado pela NBR 7185-1986 – Solo – Determinação da massa específica aparente, “in Situ”, com emprego do frasco de areia
-
Peso? Rapaz... Desde o ensino médio o professor Jojoba me ensinou que Peso é Diferente de Massa.
-
Meus amigos concurseiros, a NBR 7185:2016 prescreve o método de determinação da massa específica aparente seca (densidade) e, consequentemente, o grau de compactação do solo in situ com o emprego do frasco de areia.
Primeiramente, é necessário que se pese o frasco juntamente com a areia – de densidade conhecida – em seu interior. Depois, deve-se posicionar a bandeja com orifício no centro no solo e limpá-la. Com uma marreta e uma talhadeira, faz-se um furo no solo com mesmo diâmetro e profundidade de aproximadamente 15cm, recolhendo-se o solo retirado na escavação do furo, pesando-o e determinando seu teor de umidade in situ, o que nos permitirá obter a massa do solo seco.
Após fazer o furo, o frasco de areia será posicionado de cabeça para baixo, encaixado na bandeja metálica, e o registro que permite a passagem de areia será aberto. Após a passagem de toda a areia, fecha-se o registro e pesa-se novamente o frasco de areia. Será encontrada uma massa menor que a anterior e com a diferença de massas e a densidade da areia conhecida, será possível calcular o volume do furo feito no solo. Tendo posse dos valores da massa do solo seco e o volume do furo, poderemos calcular a massa específica aparente seca do solo, o que nos permitirá fazer a comparação com os resultados obtidos em laboratório e calcular o grau de compactação do solo.
Portanto, o item colocado em julgamento pela CESPE está correto.
Resposta: Certo