-
LETRA A.
Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao líder, conduziu-o a uma cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder acomodou-se confortavelmente no local indicado, mas não disse nada. No silêncio sério que se formara, (O LÍDER) apenas contemplava a dança das chamas em torno das achas da lenha, que ardiam.No silêncio sério que se formara, apenas contemplava a dança das chamas em torno das achas da lenha, que ardiam. (
Significado de Acha: s.f. Pedaço de madeira tosca para o lume, tora de lenha, cavaca: as achas de uma fogueira.
( V) o vocábulo “que” em “que ardiam” (3º parágrafo) é um pronome relativo na função de sujeito. CORRETO refere-se a: achas da lenha ardiam.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4º Em pouco tempo, o que antes era uma festa de calor e luz agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto _____ uma espessa camada de fuligem acinzentada. Nenhuma palavra tinha sido dita antes desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos. O líder, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta ao meio do fogo. Quase que imediatamente ele tornou a incandescer, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele
( V) o vocábulo “o” em “colocando-o” de volta no meio do fogo (4º parágrafo) é um pronome em função de objeto direto. certo - colocar (verbo transitivo direto), o (objeto direto): colocando "o carvão" de volta ao meio do fogo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
...manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta ao meio do fogo
(V ) os vocábulos “frio” e “inútil” em “manipulou novamente o carvão frio e inútil” (4º parágrafo) são adjetivos em função de adjunto adnominal.
CARVÃO_ SUBSTANTIVO concreto - adj. adn
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(F ) o vocábulo “líder” em “o homem deu as boas-vindas ao líder” (3º parágrafo) é um substantivo em função de complemento nominal.
OBJETO INDIRETO (verbo dar, o homem deu algo (OD) a alguém(OI)
-
a)V – V – V – F.
Tudo correto, exceto o último porque nao é CN mas sim objeto indireto. Quem dá, dá algo a alguem. A regencia do verbo dar exige preposição.
-
Não entendi a letra o primiero item: o vocábulo “que” em “que ardiam” (3º parágrafo) é um pronome relativo na função de sujeito.
Alguém pode ajudar?
-
Moreno Guimarães,
O pronome relativo que (que pode ser substituido por "o qual") exerce a função de sujeito na oração "que ardiam", e o seu referente é achas da lenha.
Sendo assim, a oração seria: "As achas da lenha ardiam", exercendo um papel de sujeito.
-
(V) o vocábulo “que” em “que ardiam” (3º parágrafo) é um pronome relativo na função de sujeito. OBS. É um pronome relativo, que se comporta com o sujeito.
(V ) o vocábulo “o” em “colocando-o” de volta no meio do fogo (4º parágrafo) é um pronome em função de objeto direto. OBS. O(S) e A(S) será Objeto Direto.
(V) os vocábulos “frio” e “inútil” em “manipulou novamente o carvão frio e inútil” (4º parágrafo) são adjetivos em função de adjunto adnominal. OBS. O Carvão é um substantivo, logo está modificando-o, pois isso que será um adjetivo.
(F) o vocábulo “líder” em “o homem deu as boas-vindas ao líder” (3º parágrafo) é um substantivo em função de complemento nominal. OBS. O verbo DAR é VTDI. Quem dar, dar algo A alguém. "AO lider" é o objeto indireito.
Gabarito:A
-
Letra A é a alternativa correta
-
( ) o vocábulo “que” em “que ardiam” (3º parágrafo) é um pronome relativo na função de sujeito.-- QUE >>>> OS QUAIS Ardiam, logo função pronominal.
( ) o vocábulo “o” em “colocando-o” de volta no meio do fogo (4º parágrafo) é um pronome em função de objeto direto. OS pronomes: ME TE SE O A NOS VOS, podem ser objeto direto ou indireto.
( ) os vocábulos “frio” e “inútil” em “manipulou novamente o carvão frio e inútil” (4º parágrafo) são adjetivos em função de adjunto adnominal. --- FRIO E INUTIL são características permanentes do carvão.
( ) o vocábulo “líder” em “o homem deu as boas-vindas ao líder” (3º parágrafo) é um substantivo em função de complemento nominal. --- QUEM DÁ, DÁ ALGO A ALGUÉM.
-
Sobre os itens ( Para fins de revisão)
(V ) o vocábulo “que” em “que ardiam” (3º parágrafo) é um pronome relativo na função de sujeito.
das chamas em torno das achas da lenha, que ardiam.
O que ardia ?
as achas da lenha
Que - Podendo ser trocado por "qual (ais ) " = Pronome relativo.
retoma - as achas da lenha
------------------------------------------------------
( V ) o vocábulo “o” em “colocando-o” de volta no meio do fogo (4º parágrafo) é um pronome em função de objeto direto.
Substituem objetos diretos
O (S ), A (S)
No (S) , Na (S)- Verbos terminados em som nasal.
Lo (s) , La (s) - Verbos terminados em R, S, Z.
---------------------------------------------------------------------
(v ) os vocábulos “frio” e “inútil” em “manipulou novamente o carvão frio e inútil” (4º parágrafo) são adjetivos em função de adjunto adnominal.
Os adjetivos da morfologia exercem funções de adjuntos adnominais na sintaxe.
O carvão ( tão ) frio e ( tão ) Inútil
-----------------------------------------------------------------------
( ) o vocábulo “líder” em “o homem deu as boas-vindas ao líder” (3º parágrafo) é um substantivo em função de complemento nominal.
O Homem deu algo ( Od ) a alguém ( OI )